A Yamaha foi a grande vencedora da 22ª edição do prêmio Moto de Ouro, tradicional votação da revista MOTOCICLISMO no qual nossos leitores e seguidores votam em suas motocicletas preferidas e em quesitos de imagem das marcas.
Ao todo, a marca dos três diapasões levou sete troféus nesta edição do concurso, sendo dois em quesitos de imagem – Qualidade e Emoção – e cinco nas categorias referentes a produtos. Nos próximos parágrafos você conhece quais foram as motos eleitas da Yamaha.
A Yamaha dominou o segmento City e a vitória da MT-03 comprova que é uma moto bem concebida e muito admirada, embora seja a terceira mais emplacada entre as City com motor maior que 160 cm³. A marca dominou o pódio do segmento, que teve Fazer 250 como vice-campeã e R3 na terceira colocação, prova que uma legião de apaixonados pela marca registrou voto em favor das motos da marca na categoria City.
A categoria Crossover teve participantes de peso como Honda NC 750, segunda no ranking de emplacamentos em 2020, segundo a Fenabrave. Mas quem completou o pódio da categoria foram BMW S 1000 XR, em segundo, e Ducati Multistrada 1260 na terceira colocação. Mesmo assim, a diferença foi grande, a Tracer 900 GT conseguiu 45% de todos os votos enquanto BMW e Ducati ficaram com 17 e 14%, respectivamente, claro sinal da forte ligação do contingente votante com a Crossover da Yamaha.
A Yamaha também faturou o prêmio Moto de Ouro na categoria específica de motocicletas de utilização off-road, a categoria Moto Verde. A Yamaha teve uma acirrada briga com as peso-pesado Honda CRF 250F e CRF 450RX, mas a luta terminou com a vitória da moto azul, a YZ450F, da Yamaha. A moto faturou o campeonato brasileiro de Motocross e o Rally dos Sertões, e parece que os títulos ajudaram a aguçar os dedos dos leitores votantes para que ela ficasse com 49% dos votos, deixando a CRF 250F em segundo com 12% e a CRF 450RX com 11%.
A Yamaha deu um tiro certeiro no lançamento do XMAX, prova disso é que, segundo os dados da Fenabrave, em 2020 desbancou nos emplacamentos os três concorrentes diretos, os Dafra Citycom e Citycom HD, além do Honda SH 300. O XMAX é um scooter de porte avantajado, design moderno e ótimo desempenho, diferenciando-se dos demais, principalmente pelo fato de ter duas mesas nas bengalas da suspensão dianteira, o que lhe confere melhor capacidade de absorção de impactos. Seu sucesso fica estampado no resultado da votação, ele recebeu 44% dos votos deixando seu irmão, o NMAX, em segundo, com 19,6%, e o poderoso Honda X-ADV (vencedor da última edição do Moto de Ouro na categoria) em terceiro, cm 18,9%.
Na última edição do Moto de Ouro a Yamaha XTZ 250 Lander ficou com a terceira posição. Nesta edição os fãs da marca a colocaram em primeiro lugar, com 40% dos votos válidos, a segunda posição ficou com a campeã do último prêmio, a BMW G 310 GS, com 21%. Fechou o pódio outra moto da marca dos diapasões, a Crosser 150. A Lander comprova que o projeto bem nascido e as mudanças no design que recebeu em seu último facelift, estão em alta entre os eleitores do Moto de Ouro.
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