Foram quatro dias de imersão para que pudéssemos conhecermos a moderna fábrica da Voltz em Manaus, capital do Amazonas, e também a cultura da empresa que são os seus fãs, chamados Volterz.
A Cultura Voltz dentro do meio TEC
Esse mergulho no mundo Voltz nos fez ver que a marca é uma empresa de tecnologia, que quer acima de tudo atuar junto ao meio ambiente e a mobilidade urbana, tanto nos grandes centros como também em pequenas comunidades.
Com foco no futuro, a Voltz quer redefinir o mercado nacional da mobilidade elétrica com veículos inteligentes e não poluentes se tornando uma referência para outras empresas, segundo Elena Valença, coordenadora de marketing estratégico.
Por tanto, a empresa trabalha em diversas frentes tecnológicas, algumas já existentes. Como é o caso do aplicativo Hello Voltz: além de poder ligar sua moto EVS à distância, ele também oferece geolocalização, sistema antifurto e visualização de carga da bateria.
Outros recursos tecnológicos estão em estudo: como o de criar a moto mais segura do mundo, com sistema de sensores e câmeras para desvios e frenagens antecipadas, o que já está em teste.
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Os Volterz e sua paixão pela marca
Em primeiro lugar, além desse foco tecnológico, a marca criou a cultura do contato direto com o consumidor tornando muito deles seus fãs, os chamados Volterz.
Nessa viagem estivemos junto com os ganhadores de uma promoção que levou 10 usuários para conhecerem a fábrica. Vimos a paixão e o conhecimento sobre o mercado de motos elétricas que estes clientes aficionados têm.
Porém, mesmo sendo fãs, alguns reclamaram da falta de assistência, demora nos consertos e até mesmo na entrega das motos, o que também pudemos ver nas postagens sobre a marca que realizamos em nosso site e nossas mídias sociais.
Por isso, a Voltz, com o aporte de R$ 100 milhões que recebeu da Creditas, está investindo em mais pontos de assistência e em lojas próprias físicas nos grandes centros.
Com isso, e com o apoio da nova fábrica, a empresa pretende manter o sucesso da marca.
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A fantástica fábrica da Voltz
Cheia de tecnologia e com um investimento de 12 milhões, o que já contamos aqui na MOTOCICLISMO, pudemos entrar e conhecer os 12 mil metros quadrados da fábrica.
O polo industrial de Manaus faturou mais de R$150 bilhões em 2021 e o mercado de motos e bicicletas foi responsável por 13% desse faturamento. Porém, para ter direito aos incentivos fiscais da região é necessário cumprir diversas regras chamadas PPB (Processo Produtivo Básico), como por exemplo benefícios sócio ambientais, empregabilidade, montagens sem terceirização entre outros.
O início da produção
A Voltz iniciará a produção das suas motos, agora, no dia 6 de junho. A ideia é começar com 2.000 unidades por mês e aumentar gradativamente, com previsão de entregar 50 mil motos até o final deste ano, entre EV1 Sport, EVS e EVS Work. Entretanto a fábrica tem capacidade para produzir até 15 mil motos por mês, o que seriam 180 mil motos ao ano.
Para toda essa entrega, já há um centro de distribuição em Recife, PE. Além disso, a Voltz prevê um outro em Extrema, MG. De acordo com Adelino Cardoso, Diretor Geral da Voltz, haverá uma melhora na logística com o aumento da demanda. Segundo o executivo, em breve será possível entregar uma Voltz em até sete dias, dependendo da localização do cliente.
Novos modelos chegam por aí
Todo esse investimento não poderia deixar de trazer novidades no futuro da Voltz. Manoel Fonsêca, Diretor de Marketing, anunciou em primeira mão a EV1 Plus, que terá como principal novidade uma tecnologia de segurança com sensores de aproximação nos pontos cegos.
As outras mudanças são as mesmas já empregadas na EVS, como o painel e sistema de interatividade e conexão com o app Hello Voltz. O modelo começará a ser vendido em outubro.
Também foram anunciadas mais cinco novas motos que terão a mesma comunicação visual e desenhos similares: mais um scooter, um Big Scooter, além de motos Trail, Big Trail e Racing, todos aguardadas para o início de 2023.
A Voltz diz que os novos modelos devem chegar com preços bem competitivos, pois, como maior novidade, eles virão sem bateria própria. Ou seja, a bateria terá fornecimento em sistema de aluguel e será possível fazer as trocas nos pontos de recargas espalhados nas principais capitais.
Hoje, segundo a marca, já existem mais de 100 estações em teste na cidade de São Paulo.
Mais uma novidade é que a Voltz fechou uma parceria com a Ultragaz e já vendeu 500 unidades do triciclo Miles, apresentado para vocês aqui. A empresa utilizará o modelo para transportar botijões em algumas cidades do Brasil.
Também fechou contrato com a Pirelli, que terá exclusividade nos pneus da EVS montadas em Manaus e outra grande parceria fechada é com o iFood em que está dando um bom desconto e muitos benefícios para parceiros que comprarem a EVS Work especial da iFood.
Voltz Motors, eletrificando o futuro das motos
Com esses investimentos, a Voltz quer garantir a excelência em todos os aspectos e vê grande potencial de crescimento visando o meio ambiente, a difícil mobilidade nos centros urbanos e o alto custo do combustível.
Conquistando cada vez mais Volterz, agora é a hora que a marca tem para acelerar todas as suas pré-reservas, que estão demorando até seis meses para serem atendidas, e aprimorar as suas redes de assistência. E, por fim, ampliar toda a sua linha, que promete vir com muita tecnologia e com 100% de design brasileiro.