A produção de motos no Brasil entre janeiro e maio totalizou mais de 569 mil unidades, o melhor resultado para o setor desde 2015, ano que teve 580.607 motocicletas deixando as linhas de produção em Manaus.
Segundo levantamento da Abraciclo, foram fabricadas 569.598 motocicletas no período, volume 22,9% maior do que o registrado no mesmo período de 2021, quando foram feitas 463.413 unidades.
Na comparação mensal a produção também teve avanços. Em maio foram produzidas 129.781 motos, volume 15,2% maior do que as 112.678 unidades fabricadas em abril e de 25% sobre as 103.792 do mesmo mês do ano passado.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, destaca que o atual ritmo de produção está dentro do planejado para alcançar a meta de 1,29 milhão de motos produzidas estimada pela entidade para este ano.
“Estamos conseguindo atingir os patamares planejados de produção para alcançar nossa meta de crescer 7,9% neste ano em relação ao ano anterior”, comenta o executivo que acrescenta: “Apesar de registrarmos crescimento de quase 23% na comparação com janeiro a maio do ano passado, temos que lembrar que naquele período fomos fortemente impactados pela pandemia do coronavírus”, explica Fermanian.
Alta procura por motos de baixa cilindrada
A Abraciclo informa que, em maio, foram emplacadas 111.904 motocicletas de até 160 cm³, o que corresponde a 83,9% do mercado total.
Os modelos de 161 a 449 cilindradas, responderam por 13,2% dos licenciamentos, com 17.537 unidades. Já as motocicletas acima de 450 cilindradas tiveram 3.903 unidades emplacadas, ficando com 2,9% dos emplacamentos.
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A Street foi a categoria mais emplacada em maio, com 66.470 unidades e 49,8% de participação no mercado, seguida de Trail, com 25.019 motocicletas e 18,8% dos licenciamentos, e Motoneta, segmento que contabilizou 20.433 unidades e 15,3% do mercado brasileiro.
Média diária de vendas de motos é a melhor desde 2013
Com 22 dias úteis, maio registrou média diária de vendas de 6.061 unidades, melhor resultado para o período desde 2013, que registrou 6.200 motocicletas emplacadas/dia.
“Em abril e maio, as fábricas tiveram produção plena, o que permitiu atender melhor à demanda por motocicletas. Dessa forma, gradativamente estamos atendendo o consumidor e reduzindo a fila de espera.”, diz o presidente da Abraciclo.
Sudeste e Nordeste, as regiões que mais emplacam motos
A região que mais emplacou motocicletas nos cinco primeiros meses do ano foi a Sudeste. Foram 198.979 unidades licenciadas, o que representa 38,6% do total do mercado. O Nordeste ficou em segundo lugar (155.157 motocicletas e 30,1% de participação), seguido pelo Norte (60.218 unidades e 11,7%), Sul (51.736 motocicletas e 10%) e Centro Oeste (49.634 unidades e 9,6%).
O principal destaque nesse período foi a região Norte, que registrou alta de 41,9% no volume de emplacamentos – o maior crescimento em termos percentuais.
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As três primeiras posições foram mantidas no ranking mensal: Sudeste (52.074 motocicletas e 39,1% de participação no mercado), Nordeste (39.246 unidades e 29,4%) e Norte (16.661 motocicletas e 12,5%). Em quarto lugar, ficou a região Sul (12.754 unidades e 9,6%), seguida pelo Centro Oeste (12.609 motocicletas e 9,5%).
Exportações se retraem
De janeiro a maio, foram exportadas 20.523 motocicletas, retração de 6,1% na comparação com as 21.851 unidades registradas no mesmo período do ano passado.
Em maio, as exportações somaram 5.990 motocicletas, o volume é 51,8% maior na comparação com abril (3.946 unidades) e 35,8% em relação ao mesmo mês do ano passado (4.410 motocicletas).