As competições de motovelocidade por ruas e estradas, conhecidas como Road Races, são provas muito antigas em alguns países europeus. A mais tradicional e conhecida internacionalmente é a da Ilha de Man (Tourist Trophy Isle of Man), que teve sua primeira corrida oficial em 1911, com o traçado de pouco mais de 60 quilômetros e 264 curvas.
Essa modalidade é das mais difíceis e perigosas que existem e seus desafios são enormes e não só para os pilotos física e psicologicamente, mas também para as motocicletas, que precisam ter grande resistência mecânica e acertos específicos para rodar neste tipo de circuito, com muitas variáveis a cada volta.
Componente essencial
Os pneus são essenciais para que os pilotos possam chegar ao acerto ideal das motos e para ter um bom desempenho, com ritmo alucinante e constante durante os sessenta quilômetros de extensão da volta.
Imagine sair do boxe para acelerar por ruas e estradas pela Ilha de Man em prova contra o relógio, contornar 264 curvas, passar por trechos de asfalto áspero, úmido, liso, com emendas, ondulações, desníveis, com muita variação de temperatura. Todas essas dificuldades podem fazer a moto pular e até tirar as duas rodas do chão. É uma prova insana.
Os pneus têm papel fundamental numa prova como esta. Eles são responsáveis por passar ao piloto a confiança para acelerar forte. Quanto mais previsíveis as suas reações, melhor e mais rápido ele poderá completar a volta.
Adversidades e intempéries
O desafio da Metzeler é desenvolver produtos altamente eficientes e tecnologicamente avançados, com soluções e materiais que possibilitem alto desempenho com muita segurança nas mais adversas situações da corrida.
Os pneus Metzeler SPORTEC™ M9 RR são a evolução do SPORTEC M7™ RR, já consagrado por motociclistas e pilotos do mundo inteiro. Muitas foram as melhorias e inovações introduzidas nos pneus que garantiram a conquista do Isle of Man Tourist Trophy de 2019, com a versão Slick.
Novas tecnologias
A estrutura do SPORTEC™ M9 RR ganhou rigidez com a introdução da estrutura de rayon, de menor densidade e 6% mais rígida. Isso permite o uso de maior quantidade de composto de borracha em toda a banda de rodagem. Essa característica aumenta a capacidade de amortecimento dos pneus, suas respostas e precisão na pilotagem da moto.
Mais sílica
Tanto o pneu dianteiro quanto o traseiro do SPORTEC™ M9 RR são equipados com compostos dos ombros com tecnologia totalmente em sílica, derivados dos pneus de chuva de corrida. Eles foram eficientemente refinados para estabilizar seu comportamento a altas temperaturas. No centro dos pneus, o novo composto usa a mesma tecnologia de sílica.
Bicomposto
Os compostos dos pneus traseiros são organizados usando um esquema Cap & Base que consiste na sobreposição do composto macio das bandas laterais sobre a camada de composto mais duro do centro do pneu. Como resultado há maior aderência em curvas com desempenho constante e equilíbrio térmico.
O composto central do pneu (mais duro) tem cerca de 50 mm, o que equivale a 25% da seção do pneu, e sua composição recebeu 24% mais sílica do que na versão anterior, o SPORTEC M7™ RR.
O pneu dianteiro utiliza os mesmos compostos da traseira para garantir respostas homogêneas na pilotagem e seu composto central representa cerca de 33% da seção de piso.
Os exclusivos compostos de sílica facilitam o aquecimento e o nível de aderência mecânica em ampla gama de tipos de asfalto, tanto no seco como no molhado, mesmo em estradas com asfalto irregular.
Aderência
Uma das chaves para o avanço tecnológico da Metzeler é o processo exclusivo denominado CCM, de Mixagem Contínua de Compostos em inglês. Um processo exclusivo e patenteado pela marca, capaz de maximizar o comportamento dinâmico dos pneus em ampla gama de temperaturas, desde a saída com eles frios, até temperaturas extremas com asfalto quente em sessão de track day.
As ranhuras em formato de Pi grego da banda de rodagem do SPORTEC™ M9 RR têm as funções de drenar o maior volume de água e acelerar o aquecimento do composto mesmo em dias frios. Suas ranhuras centrais foram herdadas do RACETEC™ RR e ajudam a manter a estabilidade direcional em reta. Este desenho obteve várias vitórias recentes nas provas Isle of Man Tourist Trophy e North West 200.
Elementos de competição
O padrão da banda de rodagem foi projetado para exercer excelente drenagem de água até os 30° de inclinação, a partir de onde os ombros têm proporção de vazio/preenchimento próximos dos pneus réplica de corrida. Com superfície mais lisa, oferecem maior suporte e impulso lateral em inclinação máxima.
Toda esta tecnologia e desenvolvimento do SPORTEC™ M9 RR foram projetados para oferecer segurança, mas, principalmente tranquilidade aos proprietários de motocicletas superesportivas. Sabemos o quanto eles gostam de acelerar e aproveitar todas as possibilidades de suas motos, seja por estradas ou circuitos, enfrentando qualquer intempérie, sempre com desempenho surpreendente.