Você, motociclista, deve conhecer alguma das versões dos pneus Pirelli Diablo, inclusive talvez tenha um par deles em sua motocicleta ou scooter, já que são pneus com DNA esportivo e em muitos segmentos eles são líderes de mercado.
Talvez você não saiba que eles nasceram em 2002 e substituíram os modelos Phantom e Mandrake também conhecidos na sua época.
Os pneus Diablo chegaram para oferecer mais tecnologia e esportividade aos motociclistas, mas foi em 2004, quando a Pirelli se tornou fornecedora oficial do WSBK (Campeonato Mundial de Superbike), que a linha Diablo se concretizou como sinônimo de alta performance.
A evolução da Pirelli
Diferente do que acontece na Fórmula 1, onde os pneus Pirelli utilizados são protótipos exclusivos de competição e não é possível equipar qualquer carro com eles, com os pneus Diablo é o oposto.
A Pirelli desenvolve novas tecnologias dentro das pistas para os pneus Diablo Corsa com os pilotos do WSBK e leva para seus clientes que aceleram em autódromos exatamente o mesmo pneu que esses pilotos utilizam em suas supermáquinas.
Segundo Rutembergue Fonseca, diretor comercial e de marketing de pneus para moto da Pirelli para a América Latina, toda a tecnologia utilizada nas competições serve de base também para os pneus homologados para vias públicas, sempre marcados com o DNA de alta performance e segurança que caracterizam os pneus Diablo, por exemplo nas versões Rosso (ll e lll) e Diablo Scooter.
Desde seu lançamento, a Pirelli vem acompanhando o desenvolvimento das motos e atualizando as tecnologias empregadas nos pneus Diablo para atender às necessidades de motos cada vez mais exigentes, tanto pela potência de seus motores, como pela exigência do sistema de freios e suspensões.
Os scooters tem um olhar especial da marca
Outro segmento forte em que os pneus Diablo estão entre os mais vendidos no mundo é o de scooter. Talvez você não saiba, mas na Ásia há muitas competições de scooter e a Pirelli desenvolve os pneus Diablo para diferentes categorias.
Esse trabalho permite oferecer pneus com o mesmo DNA esportivo para os scooter e tem rendido ótimos resultados. A Pirelli abastece ¾ do mercado como componente original de fábrica dos mais diversos scooter pelo mundo.
O empenho em desenvolver e entregar pneus de alta performance ao mundo das duas rodas tem surtido efeito. “ Hoje a família Diablo representa 52% dos pneus que saem das fábricas da Pirelli”, complementa Rutemberg.
Esse sucesso todo fez com que a fábrica inicie a produção de mais pneus de moto em sua planta de Campinas. Com investimento massivo em equipamentos, agora a planta vai começar a produzir modelos de pneus Diablo Rosso (ll e lll), Diablo Scooter, além de pneus da linha Metzeler, como Tourance Next, Sportec M5 e Feel Free, entre outros.
Com a produção desses pneus a fábrica brasileira vai ser responsável por abastecer o mercado sul-americano de motocicletas e se fortalece como líder em vários segmentos de moto.
Não e à toa que a marca quer comemorar o aumento da planta e o sucesso da família Diablo.