A Royal Enfield vem olhando com muita atenção para o mercado brasileiro, expandindo o número de concessionárias, inaugurando sua própria linha de produção no país e mantendo um line-up de motocicletas bem idêntico ao oferecido na Índia.
Inclusive o Brasil é o segundo mercado mais importante para a marca, ficando atrás apenas de seu país-sede. Quem fez essa consideração foi o próprio CEO da Royal Enfield, B Govindarajan, após a abertura da estrutura CKD no final do ano passado.
“Estamos trilhando um caminho seguro e sólido, avançando o sucesso de nossa operação graças aos nossos clientes. O futuro é brilhante para a nossa marca por aqui e eu comemoro que cada vez mais nos superamos em nossos desafios, hoje sendo a maior operação da Royal Enfield no mundo depois da Índia”, comentou o executivo na época. Vale destacar que ano passado foi o melhor da história para a marca por aqui, com mais de 10 mil motos comercializadas.
E para este ano, a Royal Enfield prepara a chegada de três novidades no mercado brasileiro, sendo a primeira delas para abril. A marca não revelou as datas de forma oficial, mas deve lançar em nosso país este ano os seguintes modelos: Hunter 350, Scram 411 e Super Meteor. Confira mais detalhes sobre cada uma delas nas próximas linhas.
Hunter 350 é a Royal Enfield mais acessível
Lançada com a premissa de assumir o posto de moto mais acessível da Royal Enfield, a Hunter 350 é a terceira motocicleta produzida na plataforma J1D, que estreou na Meteor 350 e também foi usada na Classic 350. Porém, o seu visual é mais simples, remetendo a modelos ingleses e japoneses dos anos 1960.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
- Voge 125R 2023, uma 125 cm³ com atributos premium
- Honda vence prêmio internacional de design com duas motos
- CFMoto 300CL-X Heritage, uma moto divertida e fácil de pilotar
Para movê-la, a missão fica a cargo do motor monocilíndrico de 349 cm³ usado em suas irmãs, usina que possui refrigeração a ar e óleo e é capaz de render 20,2 cv a 6.100 rpm e 2,7 kgf.m a 4.000 rpm de potência e torque máximos respectivamente, números que a tornam uma moto fácil de pilotar e muito eficiente, principalmente no uso urbano.
E a receita vem dando certo, pois em pouco mais de seis meses de mercado, a Hunter 350 já superou a marca de 100 mil unidades vendidas. Torcemos para que tal sucesso se repita aqui no Brasil.
Scram 411, uma Himalayan com roupagem e proposta diferente
Apresentada no primeiro semestre de 2022, a Scram é uma motocicleta que bebe da mesma fonte que a Royal Enfield bebeu para projetar a Himalayan, porém com uma proposta de uso completamente diferente.
Enquanto a moto dos himalaias é mais voltada a grandes aventuras, a Scram deixa claro que sua vocação é o uso urbano, porém suportando leves incursões fora do asfalto, principalmente em pistas de terra batida, como as usadas na prática de flat track.
A motorização é a mesma da Himalayan, ou seja, encontramos o monocilíndrico de 411 cm³ com refrigeração a ar, que entrega potência máxima de 24,3 cv a 6.500 rpm e 3,2 kgf.m de torque aos 4.500 giros, usina ligada a uma transmissão de cinco velocidades com embreagem multidisco banhada a óleo.
Em termos de porte, Scram e Himalayan são praticamente idênticas, mas as diferenças ficam por conta dos grafismos, que são mais “urbanos” na nova motocicleta da Royal Enfield e mais clássicos na aventureira, na roda dianteira, que é de aro 19 no lançamento e de 21 polegadas na moto do Himalaia, no para-lama dianteiro, que é menor no novo modelo.
Super Meteor 650, uma custom com pegada esportiva
Feita com o conjunto mecânico das twins Continental GT e Interceptor, a Super Meteor 650 é o mais recente lançamento internacional da Royal Enfield. Ela foi mostrada como conceito em 2021 no Salão de Milão, e teve a versão final mostrada ano passado no mesmo evento.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS!
Segundo a marca, ela foi lançada para que os motociclistas possam escapar de suas rotinas diárias, de modo que eles curtam a vida em uma moto capaz de proporcionar uma pilotagem confortável e prazerosa.
Nesse sentido, a função de empurrar a Super Meteor fica a cargo do bicilíndrico da Royal Enfield com 647 cm³ de capacidade e arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo.
O motor é capaz de entregar 47 cv de potência a 7.250 rpm e 5,3 kgfm de torque a 5.650 rpm. Já o câmbio é mecânico com 6 velocidades e a transmissão final é feita por corrente.
Lá fora ela foi anunciada em duas versões – Standard e Tourer. A primeira tem cinco opções de cores: Astral Black, Astral Blue, bem como a Astral Green, Interstellar Grey e a Interstellar Green. Já a segunda terá os tons Celestial Red e Celestial Blue.
Ambas possuem rodas de liga leve, farol de LED, freios a disco nas duas rodas com ABS, bancos separados, tomada USB e sistema de navegação. Já a Super Meteor 650 Tourer acrescenta detalhes como as pinturas exclusivas, para brisa e encosto para o garupa.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Qual das novidades da Royal Enfield você quer primeiro no Brasil?
E você? Quer ver no Brasil qual das três novidades da Royal Enfield? Lá fora a ordem de lançamentos foi a seguinte: Scram 411, Hunter 350 e Super Meteor 650.
Por fim: será que a marca repetirá a estratégia por aqui? Ou essa ordem pode mudar? Deixe a sua opinião nos comentários ou em nossas mídias sociais!