Após uma breve e revigorante pausa, a equipe da revista MOTOCICLISMO Brasil está de volta. Estamos todos prontos para acelerar rumo a 2025! E a melhor maneira de começar o ano é falando sobre o que mais amamos: motos.
Para dar o pontapé inicial em nossas atividades, preparamos uma lista especial com 20 motos que, ao que tudo indica, devem marcar presença no Brasil ao longo dos próximos 365 dias. Alguns destes modelos já foram confirmados pelas marcas, enquanto outras trazem indícios tão fortes que parecem ser apenas uma questão de tempo até chegarem por aqui. Em nossa lista incluímos também algumas motos que, caso não desembarquem em 2025, têm tudo para estrear em nosso mercado no ano de 2026.
Sem mais demora, confira nossa seleção e não deixe de compartilhar nos comentários qual desses lançamentos é o seu favorito!
BMW R 1300 GS Adventure: a versão topo de linha da aventureira alemã já foi oficialmente confirmada para o mercado brasileiro, e deve estrear por aqui até o final do 1º trimestre. O modelo tem diferenciais como o tanque de 30 litros, sistema de radares e, lá fora, há a opção do câmbio automatizado ASA. A missão de movê-la segue a cargo do boxer bicilíndrico de 1.300 cm³ que também equipa a BMW R 1300 GS. Em suma, ele gera 145 cv a 7.750 rpm e tem torque máximo de 15,1 kgf.m a 6.500 rpm.
BMW C 400 GT: no anúncio da R 1300 GS Adventure, a BMW Motorrad informou que tem o plano de lançar outros seis modelos em nosso mercado em 2025. E um deles pode ser o scooter C 400 GT, o que representaria a expansão do line-up da marca em um dos segmentos que mais cresce no país. Com mais apelo para o turismo, o BMW C 400 GT compartilha a motorização com o C 400 X, ou seja, usa um motor monocilíndrico de 350 cm³ que entrega 34 cv de potência. A transmissão segue automática CVT, e ainda há itens como ABS Pro, Controle Dinâmico de Tração (DCT) e Controle de Torque de Arrasto do Motor (MSR).
Bajaj Pulsar NS400Z: a moto conta com suspensão dianteira invertida, monoamortecedor traseiro ajustável, freios ABS de canal duplo e rodas de 17 polegadas. Ela está equipada com o mesmo motor monocilíndrico de 373 cm³ da Dominar 400, capaz de entregar 40 cv de potência e torque de 3,6 kgf.m, atingindo até 154 km/h. O pacote tecnológico inclui iluminação full-LED, modos de potência, controle de tração e painel digital com conectividade.
Ducati Hypermotard 698: equipada com o motor Superquadro Mono de 77,5 cv e 6,4 kgfm de torque, derivado do bicilíndrico da 1299 Panigale, ela tem peso seco de apenas 151 kg, oferecendo agilidade e potência, ideal para curvas. Traz tecnologias avançadas como ABS em curvas, controle de tração, anti-wheeling, quickshifter e com quatro modos de pilotagem, além de painel LCD de 3,8 polegadas. Construída com quadro multitubular leve e rodas de 17 polegadas calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso IV, conta com freios Brembo e suspensão ajustável Marzocchi, destacando-se pela combinação de desempenho e leveza.
Dafra SYM ADX 150: mostrado ano passado no Festival Interlagos, o scooter aventureiro deve estrear no país no 2º semestre. Com design moderno e linhas angulosas, o modelo é fruto da parceria da Dafra com os taiwaneses da SYM. No país, ele disputará mercado com Honda ADV 160 e Shineray Urban 150. Seu pacote inclui recursos como iluminação full-LED, start-stop, ABS, controle de tração, chave presencial e painel TFT. Seu motor é um monocilíndrico de 14,5 cv e transmissão CVT. Por fim, o ADXTG 150 tem rodas de 13 polegadas e suspensões com garfo telescópico na frente e monoamortecedor atrás.
Honda Hornet 500: o modelo chega para substituir a CB 500F, descontinuada globalmente. Nesta nova fase, a moto passa a ostentar a nomenclatura que fez muito sucesso com a CB600F Hornet. Ela recebeu novas linhas mais agressivas e preservou o confiável motor de dois cilindros e 471 cm³. O propulsor rende 48 cv de potência máxima a 8.600 rpm e 4,3 kgf.m de torque a 6.500 giros.
Honda NX 500: a crossover da gama 500 da Honda também deve seguir os mesmos passos da naked. Em outras palavras, ela estreará um visual com linhas mais modernas e estrutura mais leve. Motor e suspensões devem ser as mesmas da antecessora CB 500X. Em termos de equipamentos ela também evoluiu, com a adoção do controle de tração e outros itens tecnológicos.
Honda Hornet 750: presente no exterior desde 2021, a naked que trouxe de volta ao mercado o icônico nome Hornet é uma das possíveis novidades da Honda para o Brasil em 2025. Vale destacar que a marca promoveu uma reformulação em seu line-up de entrada até 2024, e agora chega o momento de olhar para os modelos maiores. Nesse sentido, a Hornet 750 seria uma boa novidade para os motociclistas brasileiros. E em 2024 ela passou por sua primeira reformulação, estreando visual mais invocado, painel renovado e suspensões recalibradas.
Honda Transalp 750: a aventureira também resgatou um nome icônico da marca da asa e compartilha a plataforma com a Hornet 750, o que viabilizaria um lançamento conjunto no país. A moto passou por sua primeira atualização no final do ano passado, recebendo novos recursos tecnológicos e design reformulado para a linha 2025.
Moto Morini X-Cape: aventureira da Moto Morini, a X-Cape 650 é oferecida pela fabricante em duas versões, T e X. A primeira tem uma pegada mais crossover, enquanto a outra segue o estilo trail. O modelo tem e painel TFT com conectividade, tanque para 18 litros de combustível e assento a 81 cm ou 83,5 cm do solo. As rodas são de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira e calçam pneus de uso misto. Por fim, seu vão livre é de 17,8 cm.
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Moto Morini Calibro: a estilosa custom da marca italiana também é ofertada em duas versões – standard e bagger. Ela tem transmissão final por correia, assento duplo ergonômico e iluminação full-LED. As suspensões contam com garfo de 41 mm e 140 mm de curso e amortecedor duplo na traseira e curso de 110 mm. Os freios são J.Juan. com disco de 320 mm na dianteira e disco de 255 mm na traseira. Já as rodas são de 18 polegadas na dianteira e 16 na traseira, com pneus largos medindo 130/70 e 180/65.
Moto Morini Seiemmezzo: a roadster clássica tem duas versões – Street e Scrambler. Elas usam suspensões KYB, freios com discos duplos na dianteira e disco simples atrás, rodas de 18 polegadas na frente e 17 na traseira com pneus 120/70 e 160/60. As rodas da Street são de liga leve, enquanto a scrambler usa aros raiados. Por fim, seu peso a seco é de 195 quilos, enquanto o tanque comporta 15,5 litros de combustível.
Royal Enfield Himalayan 450: lançada no final de 2023 no exterior, a nova geração da aventureira é muito aguardada pelos motociclistas brasileiros. Havia a expectativa de que ela surgisse no país até o final de 2024, o que não se concretizou, mas espera-se que o modelo seja lançado de forma oficial até o final do atual ano fiscal da Royal Enfield, que se encerra em 31 de março de 2025. O modelo tem motor de um cilindro com 452 cm³ de capacidade e refrigeração líquida, batizado de Sherpa, que atua com um novo câmbio de seis velocidades. Vale lembrar que MOTOCICLISMO marcou presença no lançamento global da Royal Enfield Himalayan 450, e você confere as primeiras impressões sobre a aventureira clicando aqui.
Royal Enfield Shotgun 650: a bobber da Royal Enfield, que compartilha o conjunto mecânico das Twins e vários componentes da Super Meteor 650, foi apresentada no exterior no final de 2023. Ela fez sua primeira aparição no país durante o Festival Interlagos, e teve seu lançamento confirmado para o nosso mercado. Porém, a data segue indefinida pela fabricante. Espera-se que a sua chegada ao mercado aconteça ainda no 1º semestre. Seguiremos acompanhando!
Royal Enfield Guerrilla 450: a roadster clássica baseada na Himalayan 450 deve chegar às Américas no 1º semestre de 2025. Contudo, sua estreia pode atrasar um pouco no Brasil devido ao lançamento da Shotgun 650 e da Himalayan 450. Com três versões – Analogue, Dash e Flash – e até seis opções de cores, a Guerrilla 450 traz o motor monocilíndrico Sherpa 450 de 452 cm³, que entrega 40 cv de potência e 4,07 kgf.m de torque, com transmissão de seis marchas e embreagem assistida. O modelo usa chassi perimetral, rodas de 17 polegadas e freios ABS, além de tecnologias como iluminação LED, modos de pilotagem, tomada USB-C e painel digital Tripper Dash nas versões mais completas.
Suzuki GSX-8R: a versão carenada da naked GSX-8S, lançada pela Suzuki no Brasil em 2024, combina acessibilidade e versatilidade para pilotos de diferentes níveis. Com guidão em alumínio para uma condução mais esportiva, o modelo conta com motor bicilíndrico de 776 cm³, quadro leve e suspensão de alta performance. Além disso, oferece quickshifter, câmbio de seis marchas, três modos de pilotagem e painel em TFT.
Suzuki GSX-S1000GX: ela é uma crossover de alta cilindrada que compartilha motor e plataforma com as GSX-S1000 GT e GSX-S1000. Com motor de 999 cm³, entrega cerca de 152 cv e 10,8 kgf.m de torque, prometendo desempenho esportivo. Seu design moderno combina agressividade com uma posição de pilotagem confortável. É também a primeira Suzuki com suspensão eletrônica, que ajusta amortecimento e pré-carga conforme a velocidade, pista e frenagens.
Shineray SRK 400: destaque em emplacamentos no Brasil, a Shineray está renovando seu portfólio e apostando em motos de maior cilindrada por meio de parcerias com marcas asiáticas. Entre as novidades para 2025 está a SRK 400, modelo da chinesa QJ Motor. Com motor bicilíndrico de 400 cm³, refrigeração líquida e 41 cv de potência, a moto chegará no 2º semestre para competir no segmento de nakeds de média cilindrada. Vale destacar que a 250F, lançada recentemente pela Shineray, também é fruto da colaboração com a QJ Motor.
Yamaha Neo’s: a marca dos diapasões surpreendeu ao anunciar sua entrada no segmento de motos elétricas com o lançamento do pequeno scooter Neo’s Connected. A produção no Brasil começa em janeiro de 2025, e a chegada às lojas está prevista para fevereiro. Voltado para a mobilidade urbana, ele oferece dois modos de pilotagem, STD e ECO, e utiliza duas baterias removíveis, que podem ser recarregadas tanto em casa quanto diretamente na moto.
Yamaha Ténéré 700: atualizada na última edição do EICMA, a Ténéré 700 finalmente vai estrear no Brasil, depois de uma longa espera. O modelo começa a ser produzido em Manaus a partir de agosto, e as entregas das primeiras unidades começam em setembro. A moto tem visual mais robusto, inspirado nos modelos de Rally Raid e inovações como acelerador eletrônico YCC-T, suspensão atualizada e painel TFT de 6,3 polegadas. O motor permanece o CP2 de 690 cm³ recebeu melhorias que garantem maior desempenho e eficiência, além de controle de tração e ABS comutáveis. Em outras palavras, estes recursos podem ser ligados ou desligados, ao gosto do piloto.
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