A Harley-Davidson comemora 10 anos de operações de vendas no Brasil em 2021. Antes disso, a marca norte-americana era representada em nosso país pelo Grupo Izzo, que comercializou as motos da fabricante de Milwaukee por aqui entre 1996 e 2011, com mais de 30 mil harleys vendidas durante sua atuação.
Antes de estabelecer sua própria operação de vendas por aqui, a marca norte-americana já tinha instalado sua linha de produção nacional em 1998, com operação de CKD (Complete Knock-Down) em Manaus, focada em atender o mercado brasileiro.
Concessionárias, eventos e experiências Harley-Davidson no Brasil
Na última década a Harley-Davidson consolidou sua própria rede de concessionárias no país, introduzindo novos produtos e experiências aos fãs da marca. A inauguração da filial brasileira em 2011 foi marcada por um grande desfile em São Paulo que contou com a participação de Willie G. Davidson, neto de um dos cofundadores da empresa, a Willie G. Parade.
Outros momentos marcantes ao longo da história da H-D no país são a inauguração do Centro de Distribuição em Cajamar, na Grande São Paulo, além da celebração dos 110 anos de empresa com a participação de Bill Davidson, filho de Willie G. Davidson e VP do Harley-Davidson Museum, além da implantação do Centro de Treinamento em parceria com o SENAI, um dos cinco maiores complexos de educação profissionalizante do mundo.
Uma forma de a Harley-Davidson levar sua experiência aos clientes e fortalecer os laços com a comunidade nacional do motociclismo é organizando grandes eventos, como o Regional e o National H.O.G. (Harley Owners’ Group) Rallies, e os Rio e São Paulo Harley Days, que atraíram milhares de entusiastas do motociclismo.
A marca pretende retomar os eventos assim que a pandemia for controlada, assegurando sua participação no Salão Duas Rodas e a promoção de encontros de entusiastas.
Recentemente a marca reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro, descartando encerrar suas operações por aqui e reestruturando a rede de concessionárias, que atualmente conta com 19 unidades espalhadas pelo país.
Produtos icônicos
Após assumir as operações no Brasil, a Harley-Davidson iniciou investimentos pesados no país, lançando novos projetos, famílias de motocicletas e tecnologias para o país. A marca segue trabalhando em novos produtos, como a big trail Pan America e a elétrica LiveWire, sendo que esta segunda batiza a nova marca de veículos elétricos da fabricante de Milwaukee, que fará sua estreia oficial no meio do ano.
Vida longa à Harley-Davidson!