imagem freio BMW M1000XR
Especiais

Entenda o sistema de freios e pilote de forma segura

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/12/2024
  • Por: Trinity Ronzella

Andar de moto é muito legal mas, para evitar alguns perrengues, é importante que entenda o sistema de freios.

PIRELLI DIABLO SUPERCORSA SP Ducati Panigale V4 FRENAGEM
Entenda o sistema de freios para evitar pequenos, contudo, sérios problemas. Foto: Divulgação

Entenda o sistema de freios

É um dos componentes mais importantes da motocicleta, pois nossa segurança muitas vezes depende dele. Entender o sistema de freios pode lhe ajudar a evitar pequenos problemas.

Tipos de sistema de freios

Existem dois tipos de sistema de freios em moto, em suma, o freio a disco e a tambor. 

O freio a tambor foi o primeiro a chegar e hoje em dia é pouco usado em motos novas, contudo existem muitas motos com freios a tambor rodando.

Basicamente, acionados por cabo ou vareta, as lonas de freio entram em contato com a parede interna do cubo da roda (tambor). Esse atrito entre a lona e o tambor param a moto.

O problema é que se muito usado, ele aquece e perde a eficiência. Por causa disso é importante que você entenda o sistema de freios.

Entenda o sistema de freio a tambor. Foto: Divulgação

Já o freio a disco, pode ser hidráulico ou mecânico. O mecânico utiliza cabos e o  hidráulico é acionado através do fluído de freio que ficam em reservatórios. Pois esse líquido, quando acionado o pedal ou manete, viaja através das mangueiras até as pinças de freio.

As pinças acionadas, pelo freio mecânico ou hidráulico, fazem os pistões empurrarem as pastilhas de freio contra o disco. Esse movimento gera atrito suficiente para parar a moto.

Entenda o sistema de freio a disco – Foto: Divulgação

Componentes do sistema de freio

Entenda o sistema de freio, pois ele tem componentes diferentes que são responsáveis pelo funcionamento do conjunto todo, além de manter a nossa segurança. Pois são eles:

  • Manete e pedal de freio: Fazem a conexão entre piloto e sistema de freios, pois a intensidade de acionamento resulta numa frenagem mais suave ou mais agressiva;
  • Reservatório e bomba de freio: Um armazena o fluído de freio e a bomba regula a pressão  e quantidade enviada ao circuito;
  • Fluído de freio: Transmite a força do manete ou pedal de freio para as pinças de freio, se recomenda trocar a cada ano, pois ele perde as propriedades e, com isso, eficiência;
  • Mangueiras de freio: São responsáveis por conduzir o fluído de freio até as pinças;
  • Pinças de freio: As pinças contém os pistões , pois são eles os responsáveis em empurras as pastilhas de freio contra o disco;
  • Pastilhas de freio: Pode ser de vários materiais, contudo, são elas que entram em contato com o disco gerando o atrito que para a moto;
  • Discos de freio: Feitos de aço, é a peça que para a moto. Pode ser ventilado (com furos ou frisos) ou não. Se muito quentes podem perder eficiência também.

Freios ABS e CBS, vieram pela segurança

A função do ABS (Anti-lock Braking System) é melhorar a segurança do condutor, pois ele evita o travamento acidental da roda durante a frenagem. Devido aos sensores de segurança, ao detectar o travamento, o sistema solta a roda e em seguida deixa o freio agir novamente.

Já os sistemas CBS (Combined Braking System) ou UBS (Unified Braking System), como sugerem os nomes, combinam a atuação dos freios. Ao acionar o freio traseiro, ele responde pela maior atuação, contudo aciona o freio dianteiro ao mesmo tempo. O contrário não acontece.

Desde 2019 todas as motocicletas vendidas no Brasil devem ter um sistema anti-travamento, em suma, as acima de 300 cm³ ou com potência igual ou superior a 22kW devem ter ABS em todas as rodas.

A manutenção é fundamental

A sua segurança depende muito da manutenção dos sistemas de freio, por causa disso, recomenda-se que, todo o sistema de freios passe por manutenção com certa regularidade.

Ao sentir que a eficiência está diminuindo, busque uma oficina para verificar todo o sistema para que você possa pilotar em segurança.

Alguns pontos a se observar são: barulho ao acionar os freios, manete ou pedal de freio ficar mais baixos, muito tempo sem trocar o fluído de freio e saber regular seu freio.

Essas são algumas dicas para detectar possíveis problemas, por isso é importante que entenda o sistema de freios.

Entenda: Manutenção preventiva sempre. Foto: Divulgação

Leia mais e entenda o sistema de freios:

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado