A relação secundária de transmissão na maioria das motocicletas é composta por três elementos – corrente, coroa e pinhão – e é um dos itens que mais merece atenção dos motociclistas para o bom funcionamento da moto. Ela é fundamental para evitar o desgaste precoce da relação e, inclusive, evitar acidentes por quebra ou folga excessiva por conta da falta de manutenção preventiva. Apesar desse alto grau de importância, a relação é, inexplicavelmente, um importante componente que ainda é negligenciado por alguns motociclistas.
Há outros tipos de transmissão secundária mais resistentes e que demandam menor manutenção, caso do eixo cardã e da correia dentada, ambos componentes geralmente utilizados em motos de alta cilindrada.
Qualquer moto pode ter kit de relação instalado
Hoje já é possível instalar um kit de transmissão por correia dentada em bom número de motos disponíveis no Brasil. A M3Moto (Muito Mais Moto) de Limeira, interior de São Paulo, vem desenvolvendo, há alguns anos, polias especiais para instalação de transmissão por correia em vários modelos e cilindradas.
É possível encontrar kits para modelos que vão de Honda CB Twister à Yamaha MT-09, passando inclusive por modelos fora de linha, como a Honda Varadero e Yamaha Ténéré 660.
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Vantagens da relação por correia
A grande vantagem do sistema por correia em relação ao tradicional por corrente é a maior durabilidade, podendo durar 100 mil quilômetros ou mais, enquanto o primeiro tem, em média, durabilidade de 20.000 quilômetros.
A menor exigência de manutenção também é outra das vantagens do sistema por correia. Outra importante vantagem é a menor exigência de manutenção, já que o sistema roda mais quilômetros sem ganhar folga.
Os kits de correia M3Moto, compostos por duas polias (pinhão e coroa) e a correia (importada) variam de preço conforme o modelo da moto, um exemplo é o kit completo para uma Honda CB 650F, que sai por R$ 1.950, enquanto o mesmo kit original custa de R$ 2.880 em uma concessionária Honda de São Paulo, ambos sem o custo de instalação.
E o custo-benefício?
Na hora de fazer as contas você deve colocar quanto dura em média um kit tradicional na sua moto e com a sua tocada, já que há quem consiga fazê-los durar mais do que a média de 20 mil quilômetros. Mas vale lembrar que existem motociclistas que conseguem fazer o seu durar menos de 15 mil. Portanto, o kit de correia pode ser uma boa opção para fazer um upgrade em sua moto, gerando economia com o item relação.
Quer instalar o kit em sua motocicleta ou obter mais informações? Entre em contato com a M3Moto pelo site www.m3moto.com.br.