Card image
Especiais
Coluna do Barros: Conheça bem sua motocicleta!

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/12/2018
  • Atualizado: 12/04/2019 às 12:01
  • Por: Marcelo Barros

Desde 1894, quando a alemã Hildebrand & Wolfmüller começou a primeira produção em série, a motocicleta moveu gerações de pessoas que buscavam algo mais em suas vidas e hoje chegou a um nível de evolução provavelmente nunca imaginado em 1885, por Gottlieb Daimler, inventor da primeira moto com motor de combustão interno da história, a Reitwagen.

Hoje são quase infinitas opções para variados bolsos. Mas, independentemente de qual seja a sua moto, você a conhece bem? Caso apresente um problema, sabe o que checar antes de pedir ajuda ou entrar em desespero como se o mundo estivesse acabando? Antes de entender sobre mecânica e eletrônica da moto — pelo menos os conceitos —, é importante saber pilotá-la com maestria.

kawasaki, ninja, ninja 650, moto, motociclismo, motociclista, revista motociclismo, moto esportiva, kawa, motociclismo online

Veja também!
Dafra Next 300: moto com tempero taiwanês
Saiba o que muda na nova geração da Honda XRE 300
Kawasaki Ninja 650: o segundo passo na família

Você e sua moto devem ser tão íntimos como você e a pessoa com que divide a sua vida. Mas, calma, você não precisa deitar com sua moto na cama! Isso pode gerar sérios problemas no seu relacionamento — não com a moto, claro. Ser íntimo da sua moto é saber facilmente quando algo está diferente, é dominar a frenagem, é saber contornar curvas com precisão e total controle, respeitando os limites de velocidade das ruas!

Isso é extremamente útil para duas coisas: tornar seu ir e vir mais prazeroso e principalmente mais seguro. Afinal, conhecendo sua moto, você saberá como controlá-la em emergências, e o domínio das técnicas de pilotagem, somado ao conhecimento técnico da moto, para garantir a necessária manutenção, são essenciais.

Acredite. Se ainda não fez, precisa fazer um curso de pilotagem, ou melhor, cursos, porque, para dominar a moto, precisará de treino, e não vai fazer isso na rua, certo? Existe uma boa gama de cursos de pilotagem, pensados para condutores que acabaram de obter a habilitação e não se sentem confiantes, até cursos avançados, com técnicas usadas por pilotos profissionais no asfalto e fora dele.

Aproveitando, faça um curso de pilotagem off-road, pois isso vai mudar sua vida e acelerar a evolução das suas técnicas de pilotagem, mesmo que nunca pretenda andar na terra por aí… Se deseja um relacionamento duradouro com ela, siga essas recomendações e seja feliz para sempre (com a moto)!