O Ano de 2023 tem sido muito bom para o mercado de motos, e tudo indica que, embora os emplacamentos registrados pela Fenabrave em dezembro ainda não tenham sido contabilizados, devemos ultrapassar a marca de 1,5 milhão de motos lacradas, melhor resultado em anos.
Não é novidade que as motos de baixa cilindrada são, de longe, as mais emplacadas, mas alguns números nos emplacamentos das motos de média e alta cilindrada impressionam, principalmente se levarmos em consideração o maior valor no preço sugerido estampado nas etiquetas de algumas dessas motos.
As bigtrails mais emplacadas
Vamos começar mostrando as cinco bigtrails mais emplacadas no Brasil. A procura por essas motos tem crescido a cada ano e as opções têm se multiplicado em gênero, número e grau, bom para a concorrência, mas principalmente para quem gosta de se aventurar fora do asfalto.
Nesse segmento a BMW R 1250 GS é um fenômeno de vendas, emplaca muito mais do que qualquer uma de suas concorrentes. A maxitrail da BMW Motorrad – eleita a Moto de Ouro em sua categoria pelos leitores da MOTOCICLISMO – contabiliza 4.993 unidades lacradas até novembro, enquanto as Triumph Tiger 900 emplacaram 2.850 motos, na sequência vem outra BMW, a F 850 GS que também tem número expressivo de lacrações, foram 2.334 unidades nesses onze meses.
Fecham o top cinco, Honda Africa Twin, com 1.174 unidades e as Tiger 1200, com 473 emplacamentos. Não é à toa que o Brasil é uma das principais praças para a BMW e o país que mais vende Tiger 900 no mundo!
As 5 bigtrails mais emplacadas em 2023 até novembro
- BMW R 1250 GS: 4.993 unidades
- Triumph Tiger 900: 2.850
- BMW F 850 GS: 2.334
- Honda Africa Twin: 1.174
- Triumph Tiger 1200: 473
As esportivas mais lacradas
A marca BMW não é só uma marca de desejo e status, ela entrega muito desempenho e no segmento de motos esportivas a marca alemã também lidera com folga. Se levarmos em consideração que ela tem oponentes de 600 cm³ como a Honda CBR 650R e Kawasaki ZX-6R, segunda e terceira colocadas respectivamente no top cinco das esportivas, se considerarmos apenas as motos de 1.000 cm³ a diferença é abissal.
Só para você ter uma ideia, nos onze primeiros meses de 2023, a BMW S 1000 RR emplacou em média 89 motos por mês, enquanto a segunda colocada, a Honda CBR 650R emplacou 60 motos.
Se pegarmos os números da próxima moto de 1.000 cm³, a Ducati Panigale V4, quinta colocada do ranking que emplacou no mesmo período uma média de 16 motos ao mês, você tem mais clara a noção da diferença entre a BMW e as demais marcas.
Para colocar mais uma moto importante de 1.000 cm³e ampliar a noção dos números deste segmento, que é bastante frequente nas estradas e autódromos, a Kawasaki ZX-10R (sexta colocada no ranking), emplacou 124 motos no período, ou pouco mais de 11 motos ao mês.
Lista das 6 esportivas mais emplacadas até novembro
- BMW S 1000 RR: 984 unidades
- Honda CBR 650R: 663 unidades
- Kawasaki ZX-6R: 309 unidades (média de 28 ao mês)
- Kawasaki Ninja 650: 132 unidades (média de 12 ao mês)
- Ducati Panigale V4: 182 unidades (média de 16 ao mês)
- Kawasaki ZX-10R: 124 unidades (média de 11 ao mês)