Brabus-1300-R-Edition-23-3
Especiais

Coluna do Raul: Vendas na Europa voltam ao pré-pandemia!

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/06/2023
  • Por: Redação

Na coluna do Raul deste mês, você verá que os números europeus de vendas de motocicletas no primeiro trimestre de 2023 retornaram às tendências do mercado pré-Covid-19

Os novos registros de motocicletas em cinco dos maiores mercados europeus, ou seja, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, atingiram 253.859 unidades durante o primeiro trimestre de 2023. Isso representa um aumento de aproximadamente 15,5% em comparação com o mesmo trimestre de 2022, com 219.826 unidades licenciadas.

O volume de vendas de motocicletas aumentou significativamente na Itália, pois foram 78.997 unidades, 31,1% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Espanha e Alemanha mostraram a mesma tendência, com 13,4% e 13,2% de alta respectivamente.

Os índices também continuaram com uma ligeira progressão na França, com 48.945 motos vendidas, com crescimento de 7,21%. No Reino Unido os números ficaram mais estáveis, com 26.826 licenciamentos e alta de 1,7%.

LEIA MAIS:

Mais detalhes na Coluna do Raul

Já as matrículas de ciclomotores fecharam em 43.610 unidades nos seis maiores mercados europeus, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Motocicletas (Acem), ou seja, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha.

Isso representa uma redução de 24,5% em relação ao ano passado, com 57.737 unidades comercializadas. A queda é generalizada nesses países, exceto na Bélgica, onde os volumes continuaram a aumentar. Segundo o secretário-geral da Acem, os resultados do primeiro trimestre do ano devem ser interpretados com cautela, considerando a importância da primavera e do verão para o mercado europeu de veículos de duas rodas.

Embora tenha havido flutuações consideráveis na comparação, os dados do primeiro trimestre confirmam uma tendência crescente de usuários favorecendo motocicletas e scooter, em vez dos ciclomotores. Esta mudança apoia a mobilidade urbana e de curta distância, bem como um interesse sustentado em passeios de lazer. Até agora, os números parecem estar alinhados com as tendências pré-Covid-19 de longo prazo.

Expectativa de crescimento

Considerando esses dados europeus bastante positivos, podemos fazer uma avaliação desse crescimento com relação ao mercado brasileiro de duas rodas, pois estamos vislumbrando a mesma tendência de alta.

A Abraciclo confirmou esse viés positivo ao divulgar que a produção e as vendas são as melhores depois de nove anos. A produção teve alta de 21,4% e os emplacamentos subiram 30% no primeiro trimestre de 2023.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Esses foram os melhores resultados para o mercado motociclístico desde 2014. Isso mostra que o mercado pós-pandemia está melhorando e os consumidores estão buscando as motocicletas como meio de transporte urbano, seja para ter maior qualidade de vida, seja para melhorar a agilidade e economia na mobilidade diária.

Triumph Tiger Sport 660

Esperamos que até o final de 2023 isso se confirme e tenhamos um dos melhores anos para as vendas de motos e scooter no Brasil e na Europa.

Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado