Na coluna do Raul deste mês, você verá que os números europeus de vendas de motocicletas no primeiro trimestre de 2023 retornaram às tendências do mercado pré-Covid-19
Os novos registros de motocicletas em cinco dos maiores mercados europeus, ou seja, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, atingiram 253.859 unidades durante o primeiro trimestre de 2023. Isso representa um aumento de aproximadamente 15,5% em comparação com o mesmo trimestre de 2022, com 219.826 unidades licenciadas.
O volume de vendas de motocicletas aumentou significativamente na Itália, pois foram 78.997 unidades, 31,1% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Espanha e Alemanha mostraram a mesma tendência, com 13,4% e 13,2% de alta respectivamente.
Os índices também continuaram com uma ligeira progressão na França, com 48.945 motos vendidas, com crescimento de 7,21%. No Reino Unido os números ficaram mais estáveis, com 26.826 licenciamentos e alta de 1,7%.
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Já as matrículas de ciclomotores fecharam em 43.610 unidades nos seis maiores mercados europeus, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Motocicletas (Acem), ou seja, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha.
Isso representa uma redução de 24,5% em relação ao ano passado, com 57.737 unidades comercializadas. A queda é generalizada nesses países, exceto na Bélgica, onde os volumes continuaram a aumentar. Segundo o secretário-geral da Acem, os resultados do primeiro trimestre do ano devem ser interpretados com cautela, considerando a importância da primavera e do verão para o mercado europeu de veículos de duas rodas.
Embora tenha havido flutuações consideráveis na comparação, os dados do primeiro trimestre confirmam uma tendência crescente de usuários favorecendo motocicletas e scooter, em vez dos ciclomotores. Esta mudança apoia a mobilidade urbana e de curta distância, bem como um interesse sustentado em passeios de lazer. Até agora, os números parecem estar alinhados com as tendências pré-Covid-19 de longo prazo.
Expectativa de crescimento
Considerando esses dados europeus bastante positivos, podemos fazer uma avaliação desse crescimento com relação ao mercado brasileiro de duas rodas, pois estamos vislumbrando a mesma tendência de alta.
A Abraciclo confirmou esse viés positivo ao divulgar que a produção e as vendas são as melhores depois de nove anos. A produção teve alta de 21,4% e os emplacamentos subiram 30% no primeiro trimestre de 2023.
Esses foram os melhores resultados para o mercado motociclístico desde 2014. Isso mostra que o mercado pós-pandemia está melhorando e os consumidores estão buscando as motocicletas como meio de transporte urbano, seja para ter maior qualidade de vida, seja para melhorar a agilidade e economia na mobilidade diária.
Esperamos que até o final de 2023 isso se confirme e tenhamos um dos melhores anos para as vendas de motos e scooter no Brasil e na Europa.
Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.