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Coluna do Raul: Elétricos ganhando força!

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/06/2023
  • Por: Redação

Na Coluna do Raul deste mês você vai ver que a Associação Italiana de Fabricantes e Distribuidores de Motocicletas (ANCMA) anuncia entrada em consórcio para desenvolver e divulgar sistemas de baterias intercambiáveis para motos

A Ancma se junta ao Swappable Battery Motorcycle Consortium (consórcio de intercambio e trocas de baterias de motos) para desenvolver o mercado de motos e scooter elétricos na Itália. Esse consórcio, nascido em 2021, por iniciativa de Honda, KTM, Piaggio e Yamaha, foi criado para promover a difusão de veículos elétricos de duas rodas por meio de ações como a padronização de baterias intercambiáveis.

A associação italiana entrou como membro importante para apoiar os objetivos desse consórcio com suas atividades jurisdicionais e de relacionamento com as instituições governamentais.

A adesão da associação ao Swappable Battery Motorcycle Consortium, que hoje conta com cerca de 40 indústrias, entre fabricantes de motocicletas, de baterias e componentes, coincide com o momento de forte expansão da mobilidade elétrica na Itália, especialmente em áreas urbanas.

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Em 2022, os emplacamentos de motos elétricas registraram números sólidos, com alta de 59% face ao ano anterior, com protagonismo dos ciclomotores e scooter, o que levam as elétricas a representar mais de 8% do mercado interno de duas rodas.

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Na Índia, as vendas de veículos elétricos estão explodindo! Para se ter uma ideia, o crescimento de 2022 para 2023 foi de 154%. O mercado passou de 458.746 unidades para 1.165.057 veículos elétricos comercializados. Isso inclui automóveis, motos e triciclos. Os dois produtos mais relevantes do setor, ou seja, os veículos de duas e três rodas, lideram as vendas.

Scooter e motos, o subsegmento de elétricos mais acessível, representam 61,5% de todas as vendas na Índia, com 716.447 unidades, um aumento de 183% em relação a 2022, quando 252.539 unidades foram vendidas.

Finalizando

No total 397.429 veículos elétricos de três rodas, incluindo modelos de transporte de passageiros e de carga, foram vendidos no ano fiscal de 2022, um aumento de 47% em relação ao ano anterior (em 2021 foram 188.447 unidades). Esses produtos representaram 34% de todas as vendas de veículos elétricos na Índia.

Consequentemente, impressionantes 95% das vendas recordes da indústria de VE são compostas por veículos de duas e três rodas. Uma breve análise nas estatísticas de vendas no varejo de EV nos últimos 10 anos indica que 2,26 milhões de unidades foram vendidas na Índia desde 2014.

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O fato é que 72% das vendas da década, ou seja, 1.623.709 unidades foram comercializadas nos dois últimos anos fiscais. Com certeza, isso demonstra como a demanda pelos elétricos está impulsionando o mercado indiano.

Aqui no Brasil, ainda não temos nenhuma campanha governamental para incentivar o uso de elétricos, entretanto, já vemos alguns fortes movimentos da indústria automobilística e pequenas investidas do segmento de duas rodas.

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Contudo, quando países como a Índia, maior mercado mundial de duas rodas, e a Europa partirem para essa direção, entendemos que em breve teremos sinais de mudanças em nosso país. Vamos aguardar!

Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.

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