Boa parte do sucesso das motos da BMW está ligado à sigla GS de suas on/offroad, projetadas para encarar muitos quilômetros de aventura, com a F 850 GS Adventure não é diferente. Prova disso são as inúmeras histórias contadas e registradas mundo afora com as GS, desde muito antes do aparecimento das redes sociais. Hoje em dia, as mídias sociais são os principais canais de divulgação das façanhas do “beemers” sobre duas rodas.
A F 850 GS Adventure segue com o formidável legado aventureiro das irmãs maiores e oferece muita competência no off-road, sem deixar de ser ágil no asfalto. Em qualquer das situações, o piloto anda com muito conforto. Se você tiver vontade de ir além do horizonte sobre uma moto, a F 850 GS Adventure pode levá-lo sem esforço. Além disso, o tanque de 23 litros oferece grande autonomia.
Veja também:
BMW revela R 18. Conheça a nova cruiser alemã
Quiz: teste seus conhecimentos sobre a família BMW GS
Capacetes da BMW passam a ter garantia de cinco anos
Design chamativo e moderno
O design é moderno e suas linhas chamam a atenção. Os vincos são perfeitamente combinados com ângulos e recortes. Esse desenho também foi concebido para oferecer maior proteção aerodinâmica ao piloto. Ele fica muito bem encaixado e protegido do vento, melhorando a experiência na pilotagem.
O para-brisa, com dois ajustes manuais de altura, e os protetores de mãos aumentam o conforto e a proteção contra intempéries.
O farol assimétrico é característico de alguns modelos da BMW. Outro item que assina a F 850 GS Adventure é a iluminação full LED, garantindo maior visibilidade por onde quer que se vá.
Ergonomia: outro ponto forte
A ergonomia é outro ponto forte da F 850 GS Adventure. Isso ocorre na pilotagem sobre o banco em passeios tranquilos, com passageiro na garupa. Ou acontece nas aventuras com o piloto sozinho, de pé sobre as largas pedaleiras de alumínio.
O banco Comfort é macio e confortável para os dois ocupantes e não causa cansaço, mesmo depois de muitos quilômetros rodados.
A BMW oferece kit especial para diminuição da altura do banco e assim privilegiar os pilotos de menor estatura. Os manetes de freio e embreagem reguláveis ajudam na customização da posição de pilotagem.
A ciclística é empolgante e traz ótima estabilidade
O chassi é do tipo dupla trave e tem o motor como parte estrutural, aumentando a rigidez torcional e robustez do conjunto. Essas características favorecem a estabilidade e o controle na pilotagem.
O conjunto de suspensões é composto por bengalas invertidas de longo curso (230 mm) na dianteira. Atrás, a balança de alumínio é monoamortecida e tem 215 mm de curso. O amortecedor tem ajuste de retorno hidráulico e pode ser regulado eletronicamente para acerto da pré-carga da mola.
Esta configuração lhe confere uma capacidade ímpar de empolgar na tocada, seja por estradas sinuosas, com ótima estabilidade, ou por caminhos offroad, absorvendo qualquer impacto com precisão e eficiência.
Rodas de aro 21 polegadas e freio poderoso
As rodas raiadas de aro 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira vestem os pneus sem câmera e garantem mais robustez e durabilidade. Isso ocorre inclusive em utilização offroad, permitindo encarar todo tipo de desafio.
O sistema de freio é poderoso: duas pinças de duplo pistão na dianteira “mordem” discos de 305 mm de diâmetro. Essa característica, associada ao ABS Pro, oferece potência e tato excelentes, tanto em asfalto aderente, como sobre terra.
Na traseira o disco tem 265 mm e a pinça é de pistão simples, contribuindo com o bom funcionamento nas frenagens. O ABS é comutável para facilitar a tocada na terra.
Motor de dois cilindros e 80 cv de potência
O motor de dois cilindros e 853 cm³ é capaz de render 80 cv e 9 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente. Suficientes para ter a força que você precisa para se “atirar” na estrada ou se aventurar por terrenos inóspitos.
Basta ligar o motor e escutar o ronco, para você se sentir envolvido pela aura GS. Os dois cilindros estão sempre dispostos e respondem rápido ao giro do acelerador, com baixo nível de vibração por conta dos dois eixos balanceiros ligados ao virabrequim.
Os recursos eletrônicos são abundantes e refinados. Com eles é possível deixar a entrega e controle de potência e torque do jeito que o piloto preferir. Basta selecionar o modo de acordo com a situação ou gosto. Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro são as opções disponíveis de série.
A F 850 GS Adventure Premium tem o modo Enduro Pro, com ajustes automáticos sobre aceleração, controle de tração e ABS para pilotagem offroad mais agressiva. Isso permite derrapagens insanas tanto nas acelerações como nas frenagens.
Todos os ajustes eletrônicos são facilmente acessados pelos comandos dos punhos e a interface é muito simples e intuitiva para se chegar aos ajustes possíveis.
A embreagem assistida e deslizante garante maciez no acionamento do manete e maior estabilidade nas reduções de marchas mais bruscas, evitando o bloqueio da roda traseira nesta situação.
Toda a exclusividade da versão premium
Toda a tecnologia da F 850 GS Adventure Premium a deixa apta para desafios intermináveis. A tecnologia embarcada no modelo conta com os seguintes dispositivos:
- Quickshifter (permite a troca de marchas rápida sem utilização da embreagem, tanto para cima como nas reduções);
- DTC (Dynamic Traction Control);
- ABS Pro;
- Manoplas aquecidas;
- Ajuste dinâmico da suspensão traseira (Dynamic ESA);
- Sistema keyless (partida sem chave);
- DRL (Day Running Light);
- Monitoramento de pressão dos pneus;
- Piloto automático;
- Suporte de malas laterais;
- BMW Motorrad Connectivity, sistema de conectividade no painel TFT colorido;
- Piscas em LED
- Farol auxiliar em LED
- Protetor de motor
A família GS é feita em Manaus, com toda qualidade
A BMW produz a família GS em Manaus com o conhecido e rigoroso controle de qualidade da marca alemã. As cores disponíveis são cinza e azul. Todas as motos BMW contam com 3 anos de garantia.
Agora que você já conhece as virtudes da F 850 GS Adventure, saiba que a BMW montou um plano muito bacana para a compra dela e de outras motos de seu line-up. Com essa condição especial, a marca bávara isenta os compradores do pagamento das seis primeiras parcelas, e o financiamento só começa a ser pago em 2021. Mas fiquem ligados que essa condição é por tempo determinado. Para saber mais é só clicar aqui. Vale a pena conferir!
Conteúdo patrocinado / BMW Motorrad