Equipamentos de segurança
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Sim à Motocicleta: A segurança do motociclista vai muito além do capacete

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/12/2024
  • Por: Ismael Baubeta
Equipamentos de segurança

A consciência na pilotagem e a manutenção preventiva da moto são importantes, mas os equipamentos de segurança são a única ferramenta para diminuir danos físicos em caso de acidente.

Na primeira parte deste artigo da campanha Sim à Motocicleta falamos da importância do capacete, obrigatório por lei, mas o bom motociclista vai além e se equipa por completo no dia a dia.

Veja a seguir algumas dicas para escolher bem seus equipamentos de proteção para você pilotar de forma segura e confortável.

LUVAS

O que mais se ouve dos motociclistas é que as luvas tiram a sensibilidade e atrapalham na pilotagem, mas essa sensação é temporária, pois é preciso se acostumar ao uso e esperar que elas laceiem para melhorar a sensibilidade das mãos.

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As luvas, de preferência, devem ser de couro. (Foto: divulgação LS2)

Assim como nos capacetes, há diversos tipos de luvas e você deve utilizar um modelo de acordo com o ambiente em que vai pilotar.

Tamanho

Ao contrário dos capacetes, as luvas não podem ser apertadas, é preferível que sejam levemente folgadas para não limitar os movimentos do punho ou dos dedos para acionar os manetes de freio e embreagem.

Por outro lado, elas não podem ser muito largas, pois se na ponta dos dedos ficarem muito folgadas também podem atrapalhar na empunhadura do guidão e no acionamento dos comandos e causar acidente.

As luvas mais confortáveis e flexíveis são as de off-road, fabricadas em tecido leve e elástico, elas são mais moles e seus reforços e fecho, apesar de resistentes, não são projetados para o asfalto.

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As luvas térmicas ou impermeáveis costumam ser mais volumosas. (Foto: divulgação LS2)

Especificação correta

A velocidade no fora de estrada é menor e o pavimento menos abrasivo, por isso as quedas nessa situação exigem menor resistência à abrasão do que as específicas para o asfalto, portanto não são próprias para utilização na cidade ou na estrada, apesar de muito confortáveis.

As luvas para o dia a dia na cidade podem ser curtas (com fecho em velcro no punho) e de material combinado, onde as partes menos suscetíveis à abrasão podem ser confeccionadas em material mais flexível para aumentar o conforto (como na lateral entre os dedos), mas a palma da mão deve ter reforços (duplos e até triplos, em geral feitos em couro).

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As luvas para o off-road não são adequadas para uso no asfalto. (Foto: divulgação IMS)

Na parte superior da luva é primordial que haja proteções rígidas nas articulações dos dedos, uma parte da mão muito sensível e se ferida, pode causar importantes sequelas com limitação dos movimentos dos dedos.

Escolha correta

Alguns motociclistas optam por luvas sem as pontas dos dedos para facilitar o toque nas telas de seus equipamentos (celular, máquinas de cartão de crédito), mas essas luvas são vulneráveis e deixam os dedos desprotegidos e expostos a ferimentos em caso de queda.

VEJA TAMBÉM: Sim à Motocicleta: vá além do obrigatório, use o que é necessário

Se você gosta de pegar a estrada as luvas mais apropriadas são as de cano longo (que tem o fecho no começo do antebraço), fabricadas em couro e com os devidos reforços na palma da mão e nas articulações dos dedos.

É bom lembrar que nas estradas a velocidade de rodagem é mais alta do que nas cidades, portanto em caso de queda a abrasão feita pelo asfalto pode durar mais tempo, exigindo mais resistência de suas luvas.

O fecho no punho evita que ela saia das mãos e os reforços extras vão segurar a bronca da abrasão do asfalto.

Para o frio e chuva você tem opções de luvas térmicas e impermeáveis. Geralmente fabricadas em material sintético, tem forro e por isso são bastante mais grossas que as demais, exigindo maior cuidado na pilotagem.

Botas

Outro item que os motociclistas devem dar muita atenção são as botas. Vale destacar que grande parte dos ferimentos em acidentes de moto é na região dos pés e tornozelo. Por isso esse equipamento é tão importante.

As botas não são tão confortáveis quanto um par de tênis ou um chinelo, mas são imprescindíveis para a proteção na pilotagem de uma moto.

Tipos de botas

  • Off-road: são muito rígidas e parrudas pelo uso extremo e pela dinâmica de uso para proteção contra pancadas inclusive com elementos como troncos e pedras;
  • Esportivas: têm maior nível de proteção contra pancadas, torções e abrasão, devido ao uso em alta velocidade;
  • Touring e Sport Touring: são mais confortáveis e versáteis que as anteriores. Elas podem ser impermeáveis e ainda ter perfil mais esportivo ou aventureiro, sem chegar ao extremo das duas anteriores;
  • Casuais e de uso urbano: em geral são botas mais discretas que as demais. Contam com proteções no bico, calcanhar e tornozelo, mas não têm o nível de proteção das demais.
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As botas são item essencial na pilotagem, pois os pés são vulneráveis em caso de queda. (Foto: Alta Sports)

Hoje também existem os tênis para pilotagem, que podem facilmente ser confundidos com calçados casuais, mas que também têm reforços para andar de moto. Esses não são os ideais, mas ainda assim são melhores do que qualquer tênis normal.

De acordo ao uso

Para escolher melhor leve em conta o tipo de moto que você pilota e o uso que dá à sua moto.

Se você gosta de fazer incursões pela terra é bom que escolha as de perfil off-road. Este tipo de bota também tem uma variedade grande de modelos. Portanto, é bom pesquisar e experimentar para ver qual se adapta ao seu uso e estilo.

Se você costuma fazer track day, escolha uma bota de perfil esportivo. Já se você gosta de pegar estrada, as botas touring são a melhor opção.

Se a cidade é seu habitat na pilotagem, um par de botas casuais já ajuda na proteção de seus pés.

Jaqueta e calça

Para vestir você também encontra uma gama enorme de jaquetas e calças com proteções para andar de moto.

Há opções de inverno, de verão, com forro térmico ou impermeável e diferentes tipos de material.

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A jaqueta tem que ficar justa para proteger melhor em caso de queda. (Foto: Alta Sports)

Por isso é preciso atenção na escolha de suas vestes, seja pela quantidade de proteções que ela oferece, seja pelas características do clima de sua região ou do destino ao que você pretende chegar.

Sabendo disso, prove a que você mais gostou e que cabe no seu orçamento. É importante que ela também fique justa, sem limitar seus movimentos.

Dessa forma as proteções internas, em caso de queda, não saem do lugar, protegendo as áreas a que se destinam contra os possíveis impactos e abrasão. Se a jaqueta estiver folgada as proteções podem se mexer e com isso machucar você.

Uma boa opção são as jaquetas com janelas de ventilação e forros internos térmico e impermeável. Elas são as mais versáteis, já que atendem no frio, no calor e ainda aguentam chuva.

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Hoje há opções de calças jeans reforçadas e com proteções. (Foto: ASW)

Você pode utilizar o mesmo critério para escolher uma calça para pilotagem. Andar de calça de cordura no dia a dia não é muito fácil nem confortável, mas hoje é possível comprar jeans super-resistente e com as devidas proteções nos joelhos e quadril.

Também há deles com forro interno em Kevlar, mais resistente à abrasão e que podem fazer frente às calças de cordura, vale uma pesquisa.

Estas são algumas dicas que você pode usar para escolher os melhores equipamentos de segurança para você, independentemente de seu bolso.

Lembre-se, andar de moto equipado não é opcional, é obrigatório para sua segurança.

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