Em 1924 o inglês George Brough assistia o pai produzir motos. Então ele seguiu o mesmo caminho e idealizou o modelo que daria origem a Rolls-Royce das motos.
Foram anos de convívio vendo o pai fabricando motos com motores flat-twin e, pois não é que George, de uma pequena fábrica em Nottingham na Inglaterra, produziu máquinas consideradas as melhores do mundo!
A top de linha da marca Brough era a SS100, pois uma curiosidade era que todas as motos recebiam um certificado atestando que a moto superava os 160 km/h assinado pelo próprio Brough.
O motor da Brough
A Brough usava um motor bicilíndrico inglês V JAP (John Alfred Prestwich) de 998 cm³ com 45 cv. Pois em 1934 ele adotou um eixo de comando de válvulas no cabeçote e elevou a potência para 75 cv a 5.000 rpm.
Além disso contava com arrefecimento a ar, quadro tubular, suspensão dianteira em paralelogramo e freio a tambor. Pois aí surge o nome Brough Superior.
Escrevendo a história da Rolls-Royce das motos
Devido a sua estabilidade e potência, logo as motos de George foram inseridas nos circuitos de velocidade e dominaram o esporte vencendo muitas provas. Contudo, o mais impressionate foi o recorde de velocidade estabelecido em 1937 de 273 km/h.
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Elas eram montadas a mão, pois seguiam as especificações dos clientes quanto aos acessórios. Tinham opções de suspensão traseira, bagageiros, protetores, para-brisas e até dois faróis. Contudo, últimas cem unidades da Brough Superior passaram a adotar um motor V2 Matchless.
A revista The Motor Cycle apelidou a Brough Superior de “A Rolls-Royce das motos”, contudo, foi pilotando uma SS100 nas estradas de Dorset que Lawrence da Arábia morreu em 1935 ao tentar desviar de dois ciclistas. Sua moto ficou exposta no War Museum de Londres.
Mesmo com um início de processo pela Rolls-Royce, George convenceu a marca britânica a conhecer sua fábrica. Ao chegar na fábrica encontrou mecânicos usando luvas brancas e o ambiente limpo, pois foi o suficiente para impressionar a marcar inglesa e cancelar o processo.
Eles só não sabiam que as luvas estavam sendo usadas pois, as motos nesse dia tinham uma exposição e não poderiam conter marcas de dedos em nenhuma parte.
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Vida curta das Rolls-Royce das motos
Já no final de 1938, George Brough tira outro coelho da cartola, pois apresenta a Goldem Dream! Essa novidade vinha com motor boxer de 4 cilindros e 999 cm³ e melhor que a SS100, contudo, a chegada da Segunda Guerra Mundial acabou com os sonhos da Brough.
Obviamente que existem colecionadores com algumas dessas raridades guardadas, contudo, é uma “brincadeira” para poucos.
Como curiosidade, em 2008 uma Brough Superior SS 100 de 1934 alcançou £166,500 (R$1.269.000,00*) contudo, o recorde se deu em 2010, pois um modelo de 1929, saiu por £286.000 (R$2.180.000,00*) pelo Haynes International Motor Museum.
A boa notícia é que a idéia inicial de George Brough em reunir o que havia de melhor, e produzir a Rolls-Royce das motos está registrada em um livro “La Fabuleuse Historie de Brough Superior”.
Pois um industrial francês, Thierry Henriette, comprou as patentes e a marca com a missão de reproduzir o espírito da época, com metodologia atualizada para esses tempos modernos!
O resultado em 2014 foi esse modelo abaixo, contudo a marca continua ativa produzindo a Rolls-Royce das motos.
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