A parceria da Dafra com a taiwanesa Sym já vai para 15 anos e tem dado bons resultados, principalmente agora, quando começam a chegar novos modelos, mais modernos, tecnológicos e mais bonitos.
As irmãs trail NH são os dois últimos exemplos e a menor delas a 190, empresta sua base mecânica de chassi e motor e um pouco mais para esta bela street a NHX 190.
Design
O design desta moto é bem chamativo, ele é anguloso e tem uma bela combinação de cores e texturas. O tanque é do tipo vulcão, alto no bocal, e compõe com o banco em dois níveis a estética mais esportiva.
Vale destacar que o farol, lanterna e piscas são iguais aos da NH 190. Por outro lado, a NHX tem um pequeno spoiler para dar-lhe um ar mais esportivo. A iluminação é total LED.
Do mesmo modo, a solução do para-lama traseiro na extremidade da roda deixa a rabeta da moto mais compacta e, além de proteger as costas dos ocupantes do spray d’água lançado pela roda.
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O painel em LCD, por sua vez, também é compartilhado com a NH. Tem as informações de praxe incluindo conta-giros, indicador de marcha e relógio.
Outro componente importante é o cavalete central, que facilita a manutenção e ainda ajuda a estacionar em locais mais apertados.
Ergonomia
Já a posição de pilotagem é confortável e relativamente relaxada, a distância e largura do guidão são bem dimensionadas, em contrapartida as pedaleiras poderiam ser um pouco menos recuadas.
Assim, eu, com meu 1,8 metro de altura, fiquei com as pernas muito flexionadas, o que para pilotar por muitos quilômetros se torna um pouco cansativo.
Motor e câmbio
O motor que equipa a NHX é o mesmo monocilíndrico da NH 190. Portanto, 183 cm³ de capacidade volumétrica e refrigeração líquida que gera 18 cv de potência máxima e 1,6 kgf.m de torque.
Esse motor tem bom torque e você percebe isso, por exemplo, quando esta em baixa velocidade em segunda ou terceira marcha e acelera, ele retoma com bastante facilidade.
Ao mesmo tempo ele acelera com decisão e o câmbio de seis marchas bem escalonado ajuda a ganhar velocidade.
Achei o curso do pedal de câmbio um pouco exagerado, o que exige mais movimento do pé para engatar as marchas.
Chassi e suspensões
O chassi do tipo Diamond tem na bengalas telescópicas com 127 mm de curso na dianteira e atrás, o monoamortecedor com ajuste de pré-carga da mola, tem curso de 90 mm.
Eu gostei do comportamento das suspensões, elas têm ótima calibragem, com a rigidez suficiente para pilotar de forma esportiva, mas sem comprometer o conforto na pilotagem.
O sistema de freio também está bem dimensionado e funciona de forma eficiente. A NHX 190 tem ABS nas duas rodas, o que ajuda na segurança em pisos de baixa aderência.
O sistema com ABS nas duas rodas é um diferencial entre algumas de suas concorrentes que têm essa assistência apenas na roda dianteira.
Sem dúvida a NHX 190 foi uma grata surpresa e é uma boa opção para quem quer uma moto eficiente para o dia a dia, vale fazer o test ride.
Disponível em duas cores, a deste teste, azul e preto, e a cinza e preto. Seu preço sugerido é de R$ 18.990 (+ frete).
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