Card image
Competições
Quartararo confirma favoritismo e fatura a pole na Holanda

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/06/2019
  • Atualizado: 29/06/2019 às 16:11
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Holanda, oitava etapa da temporada 2019 da MotoGP. O francês, que dominou os treinos livres, sobrou na classificação realizada na manhã deste sábado (29) no circuito de Assen, anotando na fase final da definição do grid 1min32s017 com a Yamaha preparada pela SIC. É a terceira vez que estreante largará da posição de honra no ano.

A segunda posição ficou com Maverick Viñales, piloto da Yamaha que acabou a classificação 0s140 atrás de Quartararo. A primeira fila será completada por Álex Rins, piloto da Suzuki que passou pelo Q1 e liderou boa parte da fase decisiva da classificação na “catedral” do motociclismo.

Líder do campeonato, Marc Márquez partirá da quarta posição com a Honda, sendo seguido por Joan Mir, que faz um bom final de semana com a outra moto da Suzuki. A segunda fila do grid do Grande Prêmio da Holanda de MotoGP será completado por Cal Crutchlow, que corre com uma Honda preparada pela LCR.

LEIA MAIS:
Viñales lidera sexta-feira de treinos da MotoGP em Assen
Lorenzo sofre fratura e está fora do GP da Holanda
Equipe homenageia 60 anos da Honda no Mundial de Motovelocidade

Danilo Petrucci foi o melhor piloto da Ducati na classificação, ficando com o sétimo melhor tempo. O italiano, dono de uma vitória na temporada, será seguido por Takaaki Nakagami, companheiro de Crutchlow na LCR, e por Franco Morbidelli, com a outra Yamaha da SIC. Jack Miller, com uma Ducati da Pramac, Andrea Dovizioso, da Ducati, e Pol Espargaró, da KTM, fecham o grupo dos 12 primeiros.

O Grande Prêmio da Holanda de MotoGP será disputado neste domingo (30), a partir das 9h, e contará com transmissão dos canais Sportv.

Confira como foi a classificação em Assen

Q1

A sessão classificatória em Assen começou com os pilotos partindo à pista logo que a bandeira verde foi acionada. Favorito à vaga no Q2, Álex Rins tratou de tomar a liderança da tabela de tempos logo no início, cravando 1min32s797 após cinco minutos de atividade. Francesco Bagnaia logo pulou para o segundo posto com a Ducati da Pramac, com um tempo meio segundo pior que o do piloto da Suzuki.

Aleix Espargaró apareceu na terceira posição com a Aprilia, sendo seguido por Miguel Oliveira, da KTM, e Valentino Rossi, da Yamaha. Após alguns minutos com os pilotos nos boxes, os competidores voltaram à pista para a parte final do Q1, mas Johann Zarco sofreu uma queda na curva cinco com a KTM preparada pela Tech3.

Nos instantes finais da fase inicial da classificação, Pol Espargaró apareceu e marcou o segundo tempo, garantindo a classificação para o Q2 ao lado de Rins, e, de quebra, derrubando Bagnaia, que com o terceiro lugar, largará em 13º. Valentino Rossi até melhorou o tempo, mas com o quarto posto, partirá somente do 14º posto com a Yamaha.

Q2

A fase decisiva da classificação foi aberta com Marc Márquez sendo o primeiro a registrar volta rápida, com o tempo de 1min32s857, marca que foi superada por Rins segundos depois, com 1min32s461. Fabio Quartararo marcou os três melhores primeiros setores da pista em seu primeiro giro com a Yamaha da SIC, mas errou no trecho final, ficando com o segundo posto, logo à frente de Maverick Viñales, da Yamaha.

Após alguns instantes com os pilotos nos boxes, exceto Takaaki Nakagami, os competidores voltaram à pista para a parte final da classificação. Viñales quebrou o recorde da pista ao marcar 1min32s157 com a Yamaha, enquanto Márquez quase caiu na primeira curva do circuito holandês. Na sequência, Quartararo tomou a liderança ao marcar 1min32s017.

A classificação partiu para o final e Quartararo tentou melhorar seu tempo, sem sucesso. Apesar disso, o piloto francês garantiu sua terceira pole position na temporada, sendo seguido por Viñales e Rins.