Tem brasileiro fazendo história no Mundial de Motovelocidade! A temporada 2022 da Copa do Mundo de MotoE teve sua decisão neste sábado (03), na pista de Misano, na Itália. O brasileiro Eric Granado largou na quarta posição do grid e precisava de um bom resultado à frente do suíço Dominique Aergeter para chegar à última prova da temporada – realizada no último domingo – com uma distância menor na pontuação.
Eric iniciou bem e chegou à liderança da prova na volta 3. Porém, cometeu um erro e acabou caindo na curva 14. O brasileiro retomou a prova, mas viu Aegerter chegar em segundo e confirmar o título.
Eric Granado cravando seu nome no motociclismo mundial
Apesar do acidente, Granado já garantiu o vice-campeonato de 2022. A colocação é um marco para o motociclismo do Brasil, já que é o melhor resultado de um piloto do país em uma temporada de categoria do Mundial de Motovelocidade, superando o 3º lugar também conquistado por Granado, em 2019, na MotoE.
“Sabia que precisava de um bom resultado, então fui para cima com o que tinha desde o princípio. Infelizmente não conseguimos o feito que queríamos, mas 2022 marca uma temporada muito positiva para mim”, afirma o piloto.
E ele continua: “Agora vamos virar a página. Mostramos que estamos rápidos. Com certeza seguiremos lutando para finalizar o ano de trabalho com a LCR E-Team com um grande resultado para coroar nossa campanha”, finaliza.
Granado encerra temporada com pódio
Com o vice já garantido, Eric Granado disputou a última etapa da MotoE 2022 em Misano, salvando um pódio e fechando a prova no circuito Marco Simoncelli na 3ª colocação.
O brasileiro é um dos pilotos presentes na classe de motos elétricas do Mundial de Motovelocidade desde 2019, ano em que a categoria estreou. Com isso, seus números gerais em quatro anos de MotoE até aqui são 10 vitórias, 7 pole positions e 12 voltas mais rápidas – recordes absolutos no campeonato de motos elétricas. Com o máximo de 32 provas na MotoE, Granado divide o recorde de ter feito todas as largadas do mundial de motos elétricas com o italiano Matteo Ferrari e a espanhola María Herrera.
É de Eric também o recorde de hat-tricks (pole, volta mais rápida e vitória), com quatro na categoria até o momento – único piloto a conseguir a façanha mais de uma vez em quatro anos de campeonato.
E você, o que achou do desempenho do brasileiro Eric Granado? Curte provas de motovelocidade? Deixe seu comentário aqui pra gente!