A Ducati começa um novo capítulo em sua história com o início da produção de motos elétricas para a MotoE, classe de motocicletas eletrificadas que integra as categorias do Mundial de Motovelocidade. O Brasil é representado na competição por Eric Granado, atual vice-campeão.
O modelo, batizado de V21L, ainda é considerado um protótipo pela Ducati. Ele entrou em produção no mês de dezembro, e todas as unidades devem ser entregues aos organizadores da Copa do Mundo de MotoE até fevereiro.
Além das 18 motos que serão utilizadas nas corridas, a Ducati deixará cinco motos reservas à disposição dos organizadores do campeonato. Segundo a marca, cada uma delas é montada por técnicos especializados de seu departamento de corridas, respeitando os processos utilizados na construção das Ducati que competem na MotoGP.
LEIA MAIS:
Ducati reporta novo recorde global de vendas em 2022
Réplicas das Ducati campeãs de MotoGP e WorldSBK são vendidas em poucas horas
Honda encerra mistério e revela preço da nova CB 300F Twister
As motocicletas feitas pela Casa de Borgo Panigale vão estrear na competição este ano, ocupando o posto que até ano passado pertencia à Energica, que cedia modelos Ego Corsa para a disputa do campeonato desde a sua primeira temporada, em 2019.
Para Claudio Domenicali, CEO da Ducati, a estreia da marca na MotoE servirá de laboratório para estudar as tecnologias do futuro do motociclismo, mirando o ingresso da marca italiana neste novo nicho. “É uma importante área de experimentação, na qual estamos colocando em jogo todo o nosso know how para estarmos prontos se, e quando a tecnologia das baterias permitir, a criação de uma moto elétrica de estrada com o peso, desempenho e alcance que os entusiastas esperam de uma Ducati. Estamos, portanto, embarcando nesta nova aventura com o objetivo de desenvolver as pessoas e as habilidades dentro da empresa para entender qual pode ser o caráter de uma futura moto elétrica de estrada da Ducati”, destaca o executivo.
Ducati elétrica nas pistas
A estreia das Ducati V21L nas pistas está prevista para acontecer nos dias 6, 7 e 8 de março no circuito de Jerez, na Espanha.
Na sequência, uma nova rodada de testes será realizada de 3 a 5 de abril no circuito de Montmeló, também em terras espanholas.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
A abertura da temporada 2023 da MotoE está marcada para o GP da França, em 13 de maio. O calendário do Mundial de motos elétricas está distribuído em oito etapas.
Depois da estreia em Le Mans, a classe continua em Mugello no final de semana de 11 de Junho. Os pilotos partem para Sachsenring no fim de semana seguinte e voltam a correr em Assen dia 25 de Junho.
Após as férias de verão, as motos Ducati MotoE retornarão à pista em Silverstone em 5 de agosto, antes de enfrentar os três GPs finais na Áustria (20 de agosto), Catalunha (2 de setembro) e Misano (10 de setembro).
As especificações da V21L
Quer saber mais detalhes sobre a primeira Ducati elétrica? Em meados do ano passado a marca italiana revelou as primeiras especificações da V21L. Dentre seus interessantes predicados destacam-se as baterias mais leves, um avançado sistema de refrigeração e mais potência e torque do que as motos usadas na MotoE até 2022. Para conferir mais informações é só clicar aqui.