A penúltima etapa do Brasileiro de Enduro FIM foi disputada no último final de semana em Paraopeba (MG), cidade que fica a cerca de 100 quilômetros da capital Belo Horizonte.
Os protagonistas da prova foram o francês Romain Dumontier, da equipe Yamaha O2BH Racing, e o capixaba Bruno Crivilin, da Honda Racing. Eles travaram uma intensa disputa pela categoria Enduro GP, que é direcionada aos pilotos mais rápidos da competição, e dessa vez o europeu levou a melhor.
Veja também:
Husqvarna apresenta supermoto FS 450 2020
Yamaha mostra novas YZ 250F e YZ 450F 2020
Honda Africa Twin chega a partir de R$ 57.990
A etapa começou já na noite de sexta-feira, dia 26 de julho, com a realização do Super Prime, disputa especial em uma pista montada no Parque de Exposições da cidade. No fim de semana, foi difícil tirar os olhos do cronômetro para acompanhar o embate entre o francês da Yamaha e o capixaba da Honda. Eles se alternaram vencendo as especiais e a disputa foi decidida nos mínimos detalhes.
No sábado, Crivilin faturou o dia com apenas seis segundos de vantagem em relação aos concorrentes. Já no domingo, Dumontier deu a resposta e superou o piloto da Honda em apenas cinco segundos. Na soma, ambos finalizaram com 47 pontos, mas o francês levou a vitória por conta dos resultados acumulados na etapa, principal critério de desempate.
“Estou feliz com a minha pilotagem neste fim de semana. Desapontado com o segundo lugar no sábado, mas neste domingo eu ataquei mais e entrei mais forte para vencer o dia e conquistar a vitória no final de semana”, comenta o piloto francês, além da Enduro GP, também somou mais uma vitória pela classe E2 e permanece na liderança de ambas categorias.
Já para Crivilin, a etapa foi uma das mais disputadas da temporada. “Andei forte no sábado e não errei. Entrei forte, bem focado, neste domingo, mas acabei sofrendo uma queda que pode ter custado o resultado. Saio satisfeito, apesar de que queria ter vencido, é lógico”, comenta o piloto da Honda Racing, que foi o vencedor da classe E1 em Paraopeba.
Na E3, o gaúcho Gustavo Pellin, da equipe Power Husky, venceu a etapa e lidera a classe, com Vinicius Calafati, da KTM Sacramento, na segunda colocação e Crispy Arriegada (Orange BH KTM Racing) em terceiro. Na Júnior, o capixaba Patrik Capila permanece invicto e lidera o campeonato, na frente de Willian Lauers Tanaka e de Washington Murillo “Caipirinha”.
Bárbara Neves fechou a etapa com o 5º lugar da classe E4 Pró, mesma posição que ocupa no campeonato da E4 Pró, após terminar os dois dias de competição na quarta posição. Quem venceu a categoria foi Anderson da Luz, da MXF Team. Pela classe EF, exclusiva para mulheres, que não teve etapa em Paraopeba, a goiana está na liderança com ampla vantagem.
Nas demais categorias, os campeões da prova de Paraopeba foram os pilotos Nielsen Bueno (E35 – Power Husky), Cassiano Tebaldi (E40 – Power Husky), Roberto Lamego Junior (E45 – Q4 Enduro Team), Daniel Reis (E50 – bLU cRU), Fernando Pereira (E4 230 – Q4 Enduro Team) e Alexandre Faria (EAmador).
A prova de encerramento do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM será na cidade de Patrocínio (MG), nos dias 13, 14 e 15 de setembro.