Depois de uma longa espera e do período de testes, a MotoGP finalmente está perto da volta. A temporada 2024 do Mundial de Motovelocidade terá seu pontapé inicial no final de semana de 8 a 10 de março no Catar, e se encerra em 17 de novembro com o GP da Comunidade Valenciana.
Em 2024 o italiano Francesco Bagnaia terá a missão de mais uma vez defender o título de pilotos da MotoGP, assim como a Ducati, que mais uma vez lutará para continuar com o caneco entre as construtoras.
O ano também nos reserva muitas mudanças, dentre elas a estreia do multicampeão Marc Márquez com uma moto Ducati, equipe nova no grid e muito mais. E antes de ver as motos em ação na primeira corrida da temporada, que tal conferir as pinturas e os pilotos de todas as máquinas que vão participar da MotoGP em 2024? Acompanhe:
Motos e pilotos da MotoGP 2024
Aprilia: Mais uma vez a equipe da fabricante italiana, que nos últimos anos sempre foi presença constante entre as primeiras do grid, terá os espanhóis Aleix Espargaró e Maverick Viñales no comando de suas RS-GP.
Gresini: A escuderia chefiada por Nadia Padovani terá ninguém menos do que Marc Márquez em uma de suas Ducati Desmosedici GP. O multicampeão deixou a Honda após uma década e assinou com a marca italiana para correr por uma de suas equipes satélites, tendo novamente como companheiro seu irmão, Alex Márquez.
Ducati: Como falamos algumas linhas acima, o italiano Francesco Bagnaia terá a missão de defender o título de pilotos, enquanto o time italiano lutará novamente pela soberania entre os construtores. Ao seu lado, novamente o talentoso Enea Bastianini, que luta para viver dias melhores nesta temporada.
Honda: com o encerramento da ‘era Márquez’, que deixou o time após uma década, a equipe da fabricante japonesa aposta suas fichas no jovem e talentoso italiano Luca Marini, ex-piloto da VR46 e irmão de Valentino Rossi. Ao seu lado, o espanhol Joan Mir lutará para tirar melhores resultados da RC213V.
LEIA MAIS:
Ducati renova contrato com Francesco Bagnaia até 2026
Com Eric Granado, Honda anuncia equipes para temporada 2024 do motociclismo
Futuro piloto Ferrari, Hamilton também tem seus momentos nas motos
LCR: o time satélite da Honda terá por mais uma temporada o japonês Takaaki Nakagami correndo com as cores da Idemitsu. Já na moto com as cores da Castrol, a escuderia chefiada por Lucio Cecchinello terá o francês Johann Zarco, ex-Pramac, e que já disputou três provas pela equipe em 2019 após ter deixado a KTM, substituindo o então lesionado Nakagami.
KTM: a sempre promissora equipe da fabricante austríaca terá novamente em suas RC16 o australiano Jack Miller e o sul-africano Brad Binder. Para 2024, a esperança é de dias melhores graças ao ajuste aerodinâmico realizado na moto, que trouxe bons resultados na segunda metade de 2023 depois de um início de temporada bem abaixo do esperado.
Pramac: o time satélite da Ducati conta mais uma vez com o atual vice-campeão Jorge Martin em uma de suas Desmosedici GP. Ao lado do espanhol, um novo companheiro de garagem – o italiano Franco Morbidelli, ex-Yamaha.
GasGas Tech3: com Augusto Fernandez e Pedro Acosta – atual campeão da Moto2, o time satélite da KTM reuniu novamente os espanhois, que já foram companheiros de equipe na classe de acesso à MotoGP.
Trackhouse Racing: a equipe norte-americana, que pertence ao ex-piloto da Nascar Justin Marks e que tem o rapper Pitbull como parceiro, assumiu o posto deixado pela RNF. Apesar da nova gestão, o acordo com a Aprilia foi mantido, assim como a dupla de pilotos que correu pela equipe malaia no ano passado. Ou seja, o espanhol Raul Fernandez e o português Miguel Oliveira seguem como responsáveis pelas RS-GP do time satélite da marca italiana. E para comandar tudo, os americanos apostam suas fichas em Davide Brivio, chefe de equipe da Suzuki no título de Joan Mir em 2020.
VR46: terceiro colocado no mundial de pilotos de 2023, o italiano Marco Bezzecchi segue na escuderia de Valentino Rossi. Ao seu lado estará o italiano Fabio DiGiannantonio, que deixou a Gresini para ceder sua vaga a Marc Márquez, e substitui Luca Marini no time satélite da Ducati.
Yamaha: após uma temporada com mais baixos do que altos, a equipe da marca dos diapasões continua sua parceria com o francês Fabio Quartararo, campeão em 2021. Seu novo companheiro é o espanhol Alex Rins, contratado pela Yamaha após conseguie bons resultados pela LCR ano ano passado.
Espanha domina grid da MotoGP
Dos 22 pilotos que vão disputar a temporada 2024 da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, temos 10 espanhóis, seis italianos, dois franceses, um australiano, um sul-africano, um japonês e um português.
Na temporada 2024 da MotoGP teremos quatro campeões mundiais da classe principal do Mundial de Motovelocidade: Francesco Bagnaia, Joan Mir, Fabio Quartararo e Marc Márquez. Já entre as fabricantes, temos cinco marcas, sendo duas italianas (Aprilia e Ducati), uma austríaca (KTM) e duas japonesas (Honda e Yamaha)
O calendário da temporada 2024 do Mundial de Motovelocidade
- GP do Catar: 10 de março, Lusail
- GP de Portugal: 24 de Março, Portimão (com MotoE)
- GP das Américas: 14 de abril, Austin
- GP da Espanha: 28 de abril, Jerez
- GP da França: 12 de maio, Le Mans (com MotoE)
- GP da Catalunha: 26 de maio, Barcelona (com MotoE)
- GP da Itália: 2 de junho, Mugello (com MotoE)
- GP do Cazaquistão: 16 de junho, Sokol
- GP da Holanda: 30 de junho, Assen (com MotoE)
- GP da Alemanha: 7 de julho, Sachsenring (com MotoE)
- GP da Grã-Bretanha: 4 de agosto, Silverstone
- GP da Áustria: 18 de agosto, Spielberg (com MotoE)
- GP de Aragón: 1 de setembro, MotorLand Aragón
- GP de San Marino: 8 de setembro, Misano (com MotoE)
- GP da Índia: 22 de setembro, Buddh
- GP da Indonésia: 29 de setembro, Mandalika
- GP do Japão: 6 de outubro, Motegi
- GP da Austrália: 20 de outubro, Phillip Island
- GP da Tailândia: 27 de outubro, Buriram
- GP da Malásia: 3 de novembro, Sepang
- GP de Valência: 17 de novembro, Ricardo Tormo
O Brasil no Mundial de Motovelocidade
Na temporada 2024 o Brasil será mais uma vez representado por Eric Granado e Diogo Moreira. O primeiro parte novamente para a disputa da MotoE, classe de motos elétricas do Mundial, competindo mais uma vez pela LCR E-Team. Eric já fez 46 corridas pela MotoE, conquistando 11 vitórias, 11 poles e 18 pódios.
Já o segundo fará a sua estreia na Moto2 após ter disputado duas temporadas na Moto3. Em sua passagem pela categoria inicial do Mundial, o piloto disputou 39 corridas, conquistando uma vitória, três pódios e duas poles. Moreira fará sua estreia na Moto2 pela equipe Italtrans, time italiano pelo qual Enea Bastianini foi campeão em 2020. Por lá também passaram pilotos como Takaaki Nakagami e Franco Morbidelli.
Onde assistir a MotoGP em 2024?
As corridas da temporada 2024 do Mundial de Motovelocidade serão transmitidas pelo canal ESPN4, além do serviço de streaming Star+.