A Honda CB 650R, naked Neo Sports Café, passou por modernizações em seu design e ganhou uma inovadora tecnologia de embreagem eletrônica, chamada E-Clutch.

O que mudou na nova Honda CB 650R?
À primeira vista, o que salta aos olhos na nova Honda CB 650R é o novo design de alguns componentes como o novo farol, as abas laterais do tanque e os protetores do radiador.
Do mesmo modo, a nova traseira tem a rabeta mais esguia e minimalista com ar ainda mais esportivo já que o conjunto também ficou mais elevado.

Por outro lado, com olhar mais atento é possível identificar o novo painel, agora é em TFT de cinco polegadas com display personalizável.
Grande novidade da Honda CB 650R: embreagem eletrônica E-Clutch
A bem da verdade, essa tecnologia, segundo a Honda, foi pensada para facilitar a pilotagem, principalmente para iniciantes e motociclistas que se sentem intimidados pelo correto uso da embreagem.
Para seu uso basta selecionar através do punho esquerdo a função e esquecer o uso do manete de embreagem, a partir desse momento é só acionar o pedal de câmbio.
Como funciona a embreagem eletrônica E-Clutch?
Nesse sentido, sensores espalhados pela Honda CB 650R monitoram vários parâmetros como a posição do acelerador, o giro do motor, velocidade das rodas e pressão no pedal de câmbio entre outros.

Assim, basta acelerar e, independentemente da velocidade, é só encostar no pedal de câmbio para que dois motores elétrico acionem o sistema e, em uma fração de segundo, a marcha seja engatada.
Em suma, o sistema que equipa a nova Honda CB 650R parece o quickshifter, mas com funcionamento muito preciso e engates super-rápidos, tanto nas subidas de marcha quanto nas reduções.
Por sua vez, a embreagem deslizante evita a derrapagem da roda traseira nas reduções mais impetuosas. O sistema me impressionou pela precisão e velocidade nas trocas de marcha.

Como é a utilização da embreagem E-Clutch?
Primeiramente, se você já é um motociclista mais experiente tem que abrir a mente e tentar esquecer o manete. É comum buscá-lo, principalmente na hora de parar a moto.
Assim, todo o rolé com a nova CB 650R com essa tecnologia podr ter o acionamento da embreagem automático e, quer saber? É muito divertido e diferente do quick shifter, faz as trocas com facilidade em qualquer rotação.
Seu único ponto em desfavor está nas manobras em baixa velocidade. Aquelas que normalmente se fazem com o freio acionado dosando o movimento da com a embreagem.
Sendo assim, talvez essa seja a única situação em que eu senti que o funcionamento deixou a desejar. Porém, pensando nos motociclistas que têm dificuldade ou medo de controlar a embreagem, o sistema e uma mão na roda!

Motor
O motor de quatro cilindros da nova Honda CB 650R também recebeu melhorias no comando de válvulas para entregar mais torque em média rotação.
Assim, para se enquadrar no Promot5 o sistema de escape e de alimentação foram readequados, assim como a ECU, central eletrônica.
Na prática, o espetacular motor continua com sua pegada de funcionamento liso e temperamento forte, se você assim desejar.
Essas mudanças causaram uma pequena perde de potência (1,7 cv), agora são 86,7 cv a 12.000 rpm e 5,8 kgf.m de torque a 9.500 rpm.
Por outro lado, a Honda conseguiu manter a sensação na pegada nas acelerações, entregando mais torque em rotações mais baixas.

Ciclística
Por sua vez, na parte ciclo manteve-se a composição de bengalas invertidas de funções separadas Showa SFF BP e o monoamortecedor com regulagem de pré-carga da mola.
A ciclística é muito equilibrada e permite tanto a pilotagem tranquila no tráfego urbano, quanto a tocada mais esportiva para os mais empolgados.
Vale a pena comprar a Honda CB 650R E-Clutch?
Sem dúvida, a Honda CB 650R á uma moto bem concebida. O motor tem respostas empolgantes e funcionamento primoroso, pode ser suave e, se você quiser emoção ele vai entregar.
Sendo assim, a nova CB 650R tem mais virtudes e o sistema E-Clutch pode tanto emocionar na pilotagem como facilitar a vida dos novatos.