A Honda CB 650 E-Clutch chega ao Brasil para redefinir a experiência de pilotagem no segmento de nakeds de média cilindrada. Com o inovador sistema E-Clutch, a Honda eleva o patamar da tecnologia e proporciona uma condução mais intuitiva e prazerosa, sem abrir mão da esportividade e do desempenho que consagraram a CB 650R.

E-Clutch: a embreagem do futuro
O grande destaque da CB 650 E-Clutch é, sem dúvida, o sistema E-Clutch. Essa tecnologia revolucionária elimina a necessidade de acionar a manete de embreagem, permitindo que o piloto se concentre totalmente na pilotagem. O E-Clutch utiliza um atuador eletrônico para controlar o engate e desengate da embreagem, com base em informações de diversos sensores, como velocidade, rotação do motor, posição do acelerador e pressão no pedal de câmbio.

Essa combinação de dados permite que o sistema antecipe as intenções do piloto, realizando as trocas de marcha de forma suave e precisa, sem qualquer intervenção manual na embreagem. As arrancadas são incrivelmente macias, sem o risco de “morrer” ou solavancos, tornando o trânsito urbano muito mais agradável.

LEIA MAIS: Honda Africa Twin Adventure Sports chega renovada para 2025
Diferenciais em relação à CB 650R convencional
Além do E-Clutch, a CB 650 E-Clutch apresenta outras novidades em relação à CB 650R convencional. O modelo incorpora um novo painel TFT colorido de 5 polegadas, com conectividade para smartphone via Honda RoadSync, permitindo acesso a navegação, chamadas e músicas. O design também foi atualizado, com linhas mais agressivas e um conjunto óptico em LED que confere um visual moderno e imponente.

Motor e desempenho
A CB 650 E-Clutch mantém o motor tetracilíndrico de 649 cm³, refrigerado a líquido, que entrega 95 cv de potência e 6,4 kgfm de torque. Esse motor oferece uma entrega de potência linear e empolgante, ideal tanto para o uso urbano quanto para viagens em estradas sinuosas. O funcionamento liso deste motor de quatro cilindros em linha, além de alta performance, garante também muito conforto pois o conjunto fica livre de vibrações, e este é um dos pontos chave da CB 650 E-Clutch.

Ciclística e suspensão
A CB 650 E-Clutch mantém a ciclística ágil e precisa da CB 650R, com chassi de aço tipo diamante, suspensão dianteira Showa SFF-BP invertida e suspensão traseira monoamortecida com ajuste de pré-carga. Os freios a disco Nissin, com ABS de dois canais, garantem frenagens poderosas, seguras e eficientes.

Impressões ao pilotar
Pilotar a CB 650 E-Clutch é uma experiência transformadora. A ausência da manete de embreagem proporciona uma sensação de liberdade e leveza, permitindo que o piloto se concentre totalmente na estrada e nas manobras. As trocas de marcha são realizadas de forma precisa e rápida, tanto para cima quanto para baixo, sem qualquer intervenção na embreagem.

Apesar da automação, a sensação de controle permanece presente. A manete de embreagem continua funcional, permitindo que o piloto assuma o controle total da embreagem a qualquer momento, para manobras mais precisas ou para quem prefere a sensação tradicional. O sistema E-Clutch se adapta ao estilo de pilotagem de cada um, oferecendo uma experiência personalizada e prazerosa. A CB 650 E-Clutch é uma moto que redefine a experiência de pilotagem, combinando tecnologia de ponta, desempenho e design moderno.
Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn