Mais uma cruiser passa a integrar o line-up internacional da BMW Motorrad. Trata-se da R12, modelo que foi alvo de muitos rumores ao longo do ano e que acaba de ser revelado de forma oficial pela marca bávara.
Segundo a BMW, a novidade tem visual clássico e combina o tradicional motor boxer com tecnologias atuais e um conceito que permite aos seus proprietários inúmeras opções de personalização. Vamos conferir mais detalhes sobre a nova R12 nas próximas linhas deste artigo.
O motor da BMW R12
A nova BMW R12 é movida pelo renomado motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³ com refrigeração mista, ou seja, a ar e líquido. Este propulsor possui duplo comando de válvulas e é capaz de entregar 95 cv e 6.500 rpm. Entre as novidades, a R12 traz caixa de ar totalmente integrada sob o selim, enquanto o escape é no estilo Twin Pipe, com duas saídas em formato de cone invertido posicionadas à esquerda da moto.
LEIA MAIS:
BMW fatura dois prêmios na 24ª edição do Moto de Ouro
QJMotor SRV 660, uma nova dragster V4 personalizada
Shineray prepara chegada da SWM Motorcycles ao Brasil
Para a R12 a BMW Motorrad desenvolveu um novo quadro em estrutura tubular de aço, conferindo à moto um visual clássico e limpo. O chassi auxiliar traseiro é parafusado ao principal. As suspensões contam com garfo dianteiro invertido e amortecedor traseiro Paralever. Ambas possuem curso de 90 mm.
Leve, estilosa e moderna – tudo ao mesmo tempo
O tanque segue o visual das cruisers dos anos 1970 feitas pela BMW Motorrad, com formato de gota e tem capacidade para 14 litros de combustível. Seu desenho se casa muito bem com o assento – este posicionado a apenas 754 mm do solo – e com o para-lamas dianteiro rebaixado. O peso declarado em ordem de marcha é de apenas 227 kg, ou seja, ela é relativamente leve para uma cruiser.
Os freios da nova BMW R12 contam com pinças monobloco de 4 pistões na dianteira com discos flutuantes de 310 mm, enquanto na traseira o sistema usa apenas disco de 265 mm e pinça de 2 pistões. Já as rodas são de 19 polegadas na dianteira e aro 16 atrás, e estão equipadas com pneus 100/90 na frente e 150/80 atrás.
Na eletrônica, a R12 dispõe de dois modos de pilotagem (Rock e Roll), ABS pro com atuação nas duas rodas, além de controle de tração dinâmico, tomada USB, painel digital com conexão bluetooth e iluminação full-LED.
Oferecida em três opções de cores, a BMW R12 chega ao mercado europeu com preço inicial de 15.900 euros, algo em torno de R$ 85 mil em conversão direta. Ainda não há informações sobre uma possível chegada do modelo ao mercado brasileiro.