Com histórico de motos grandes e potentes, a Benelli lança duas novidades de baixa cilindrada.
“Mamãe Benelli” queria paz… olha o que virou!
No ano de 1911 em Pesaro, na Itália, D. Teresa Benelli já tinha seis filhos homens em casa. Imaginem a paz que reinava nesse lar.
Como não existia smartphones na época, ela resolveu investir o dinheiro da família em uma oficina para os seis, e talvez conseguir assistir um “Netflix” para relaxar! Da esquerda para direita na foto abaixo estão: Antonio “Tonino”, Filippo, Giuseppe, Giovanni, Francesco e Domenico Benelli.
Com o investimento da ‘mamãe Benelli’, os seis italianinhos uniram esforços em uma garagem e criaram seu primeiro motor, no ano de 1919. Então passaram-se dois anos e a recém-lançada Benelli apresentou sua primeira motocicleta, a Velomotor, e começaram a fazer sucesso nas corridas.
Então a macarronada engrossou, Tonino Benelli venceu os campeonatos italianos de em 1927, 1928, 1930 e 1931, com uma 177 cm³ projetada por Giuseppe, e a fabricante estabeleceu-se como uma marca de sucesso no mundo das competições.
Benelli vendida aos chineses
Após passar por altos e baixos ao longo do Século XX, a Benelli foi parar nas mãos dos chineses da Qianjiang Motor no ano de 2005. Os asiáticos injetaram 20 milhões de euros na marca italiana, lançando novidades e atingindo novos consumidores.
A TKR 251 e 302R lançadas em 2017, Leoncino 250 renovada em 2022 junto com o lançamento da Naked T125.Já em 2023 a naked 251S veio junto com as Tornado 300,400 e 500, ou seja, querem mais motos circulando nas ruas.
LEIA MAIS SOBRE A BENELLI
Benelli Tornado 300, uma esportiva básica da saga
Tornado 400, o modelo mais exclusivo da linha
Leoncino 125: design invocado e tecnologia de ponta
Agora sim, a Benelli diversifica e lança duas novidades
Reveladas as duas versões das Benelli BKX 125 e BKX 125 S que tem a mesma plataforma e visuais bem agradáveis, pois uma é estilo supermoto e outra aventureira.
Ambas chegam em 2025 usando o mesmo quadro, motor, suspensões e o hardware de freio. Contudo a configuração das suspensões devem ser diferentes entre os dois modelos.
Um motor para lançar duas novidades
Um motor de quatro tempos com refrigeração líquida oferece 14 cv com 1,2 kgf/m de torque máximo a 7.500 rpm, em suma, bem modesto para atender determinada categoria de iniciantes no mundo das duas rodas.
O motor de 125 cm³ com comando de válvulas simples no cabeçote, em suma, é o suficiente para criar novos apaixonados para iniciar no mundo das duas rodas.
As duas novidades lançadas pela Benelli seguem a linha das BKX 300 e a BKX 300 S, pois são esteticamente quase idênticas. Contudo as 300 são para quem já tem certa experiência.
Apesar de os quatro modelos já aparecerem no site do fabricante do Reino Unido, estão marcadas como “em breve” e sem valores.
Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn