Benelli Tornado 400, o modelo mais exclusivo da linha
Notícias

Benelli Tornado 400, o modelo mais exclusivo da linha

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/11/2023
  • Por: Redação

A Benelli apresentou suas novidades no EICMA 2023 e entre todas elas, destaque para a renovação da linha Tornado em cilindradas de 300, esta de 400 e a irmã mais velha, de 500 cm³.  

Todas partem da mesma filosofia, ou seja, motos esportivas dirigidas a um público jovem que pretende experimentar as sensações de uma carenada completa com um toque de corrida em suas linhas. E no caso desta nova Benelli Tornado 400, a máquina vem com soluções técnicas mais exclusivas.

Além do bicilíndrico de nova geração, toda a geometria do quadro é totalmente nova, e conta com o uso de um braço oscilante unilateral, que suas irmãs da saga não possuem, já que elas usam um braço oscilante convencional.

Uma solução que proporciona um design elegante, juntamente com rodas de liga leve de 17 polegadas. A Tornado 400 tem um design bastante moderno e dispõe de pneus de 110/70 à frente e 150/60 atrás.

LEIA MAIS:

Motorização da nova Benelli Tornado 400

A Benelli Tornado 400 2024 está equipada com um novo motor duplo paralelo de quatro tempos de 399 cm³, que foi especialmente desenvolvido para este modelo. A marca declara uma potência de 47,6 cv a 10.000 rpm, com torque máximo de 3,9 kgf.m a 8.000 rpm.

Graças à relação curso (51,8 mm) e diâmetro (70 mm de diâmetro), o propulsor é capaz de atingir mais de 10.000 rpm e atingir uma performance semelhante à da versão de 500 cm³.

O sistema de distribuição é de 8 válvulas, acionado por uma corrente silenciosa no lado direito, segue o esquema tradicional da Benelli. A cabeça do cilindro de nova geração foi projetada para melhorar a eficiência dinâmica dos fluidos e térmica em comparação com os motores anteriores. Do lado da transmissão há uma caixa de 6 velocidades, combinada com uma embreagem deslizante assistida.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube 
Twitter | GoogleNews

Quadro de aço tubular

Quanto à parte ciclística da nova Benelli Tornado 400, o chassi é um tubular de aço com placas parafusadas ao cárter e ao cabeçote do motor, de modo que sua estrutura contribui para a rigidez geral do quadro, reduzindo assim o tamanho e o peso.

O sistema de suspensão é composto por um garfo invertido com barras de 37 mm de diâmetro na dianteira, com 115 mm de curso, e na traseira um monoamortecedor central ajustável em pré-carga da mola com 141 mm de curso das rodas.

Os freios são equipados na dianteira com disco duplo semiflutuante de 300 mm de diâmetro, com cilindro mestre radial e pinça flutuante de dois pistões, enquanto na traseira há disco de 240 mm de diâmetro com pinça flutuante de dois pistões, equipado com sistema ABS.

Conectividade

A Benelli Tornado 400 incorpora um farol de última geração que oferece boa visibilidade. A instrumentação possui tela TFT colorida de 5 polegadas com controle remoto no guidão, que possui Bluetooth para conexão com o celular, permitindo exibir chamadas recebidas e notificações.

Além disso, baixando um aplicativo no seu smartphone e se conectando via Wi-Fi, você pode transformar o painel da sua motocicleta em um navegador. A função TPMS também está presente para monitorar a pressão dos pneus. Há uma entrada USB.

A Tornado 400 2024 estará disponível em todas as concessionárias Benelli no primeiro semestre do ano que vem, com preço ainda a definir.

E aí, curtiu esta novidade? Escreva seu comentário aqui pra gente!

  • Benelli Tornado 400, o modelo mais exclusivo da linha
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado

Comentários

[Fancy_Facebook_Comments_Pro language="pt_BR"]