2021-Aprilia-Tuono-V4-Factory-capa-motociclismoonline
Notícias

Aprilia Tuono V4 é a hypernaked mais refinada da atualidade

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/04/2021
  • Por: Alexandre Nogueira

A Aprilia Tuono V4 2021, a venerável representante hypernaked da Casa de Noale, estreia com algumas atualizações mecânicas e eletrônicas para torná-la a mais refinada e amigável da categoria, e agora com uma distinção bastante clara entre os modelos Tuono V4 e Tuono V4 Factory.

A Aprilia Tuono V4 2021 recebe um facelift no design da carenagem com duas partes sobrepostas para melhorar a aerodinâmica, seguindo o modelo já visto na Tuono 660. A novidade ganha também a nova balança de alumínio que já vimos no lançamento da RSV4 2021. A briga direta é com as endiabradas e super qualificadas Ducati Streetfighter V4, BMW S 1000 R e KTM 1290 Super Duke, indubitavelmente, as motos mais potentes da categoria com os seus motores na casa dos 200 cv de potência, e preços até mesmo iguais.

Veja também:
Excelle 321R, uma naked inspirada na KTM 390 Duke
MV Agusta Turismo Veloce Lusso abre categoria Fast Tourism
Conheça as motos mais caras e mais vendidas do Brasil

O motor V4 a 65°, de 1.077 cm³, permanece inalterado em relação à homologação anterior para o Euro5, o que significa 172,9 cv de potência máxima e 12,3 kgf.m de torque.

O pacote eletrônico APRC Aprilia Performance Ride Control também foi atualizado, introduzindo uma nova ECU Magneti Marelli de 11 MP, bem como uma nova IMU de seis eixos e um software ainda mais refinado. O resultado é um pacote eletrônico mais inteligente e mais rápido que agora inclui controle de freio de motor e seis modos de pilotagem, três para as pistas e três para as ruas.

Mas a Casa de Noale deu novo rumo no posicionamento entre a Tuono V4 e a Tuono V4 Factory, sendo que a Aprilia Tuono V4 tem alguns atributos mais focados em passeios que a tornam uma motocicleta melhor para tarefas do dia a dia e viagens, enquanto a Aprilia Tuono V4 Factory segue seu caminho esportivo.

A Tuono V4 ganha um parabrisa maior que oferece proteção aerodinâmica extra, juntamente com um assento para a garupa maior e mais confortável. A suspensão convencional é cortesia da Sachs e a suspensão eletrônica semiativa da Öhlins equipa a Tuono V4 Factory.

O sistema de freios não poderia deixar de ser o topo de linha da italiana Brembo, com as pinças Stylema de quatro pistões e fixação radial.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

A iluminação, com uma combinação tripla de LED, têm luzes de posição diurna posicionadas ao redor dos dois faróis principais formando uma assinatura que faz com que a Tuono V4 seja reconhecida instantaneamente durante o dia ou a noite. Um painel TFT multifuncional com conectividade Bluetooth faz parte do pacote de tecnologia.

A nova linha 2021 da Aprilia Tuono V4 chega com preços definidos para o mercado europeu em €16.990 para a Aprilia Tuono V4, e € 19.990 para a Aprilia Tuono V4 Factory. Aproximadamente R$ 114.590 e R$ 134.820 numa conversão direta.

E você, acha que as motos da Aprilia dariam certo no Brasil? Eu sou fã incontestável da marca, não só pelo visual arrebatador, mas principalmente, pela alta performance do motor V4 e pela impecável qualidade de construção.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado