A concorrência das gigantes Honda e Yamaha não é de hoje e, desde os anos 1970 as duas gigantes brigam por oferecer cada vez mais e melhores produtos para atender e cativar motociclistas.
A briga se estende por todo line-up, em qualquer que seja o segmento, Honda e Yamaha concorrem entre sí, para conquistar os motociclistas e se manter na liderança.
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Briga de line-up
No segmento das motos street de baixa cilindrada, a briga não é diferente, Honda CB 250 Twister, concorre com a Yamaha Fazer 250. O histórico de liderança da Honda sobre a Yamaha deu uma guinada depois do auge da pandemia, quando a Fazer 250 parece ter recuperado fôlego e desde junho tem emplacado mais unidades do que a Twister, segundo a Fenabrave.
O que é que estas motos têm
Caminho natural para quem sobe de categoria as 250 cm³ oferecem muita agilidade e mais desempenho do que as pequenas 150 e 160 cm³.
Desde que foi reformulada em 2018 a Fazer 250 ficou mais moderna, ganhou esportividade e freios ABS, mas o motor bicombustível de 21,8 cv de potência continua praticamente o mesmo, com câmbio de cinco marchas.
Por seu lado, a CB 250 Twister voltou em 2016 para suplantar a CB 300R, que saiu de linha. A nova geração da Twister também ganhou motor bicombustível, que rende 22,4 cv, mas seu câmbio é de seis marchas. Ela ainda oferece a opção com freios combinados (CBS), enquanto a Fazer dispõe somente do sistema ABS.
A briga é boa e as duas mostram ótima capacidade dentro da cidade e na estrada a vantagem é da Twister, pelo câmbio de seis marchas e pelos pneus radiais, mais largos. No quesito preço, a Yamaha Fazer 250 ABS parte dos R$ 17.190, enquanto a Honda CB 250F Twister começa em R$ 15.075 com freios combinados e R$ 16.114 na versão com ABS.
A CB 250 Twister da Honda ainda é líder no acumulado do ano com 16.186 motos emplacadas, contra 14.107 unidades da Fazer 250, uma pequena diferença que talvez a Yamaha possa reverter até o final do ano. Será que dá tempo? Vamos acompanhar!