A Montesa, marca espanhola icônica na categoria trial, comemora seu 75° aniversário, apresentando uma exposição comemorativa em Barcelona, onde mostra 43 motocicletas emblemáticas que formaram a gloriosa história da marca. Esta exposição temporária vai de 9 de junho a 20 de setembro, no Palau Robert, um antigo edifício localizado no Paseo de Gracia, na cidade de Barcelona.
A Montesa é uma das mais antigas fabricantes de motos da Espanha , bem como uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1944 por Pedro Permanyer e Francisco Xavier “Paco” Bultó e se mantém fortemente viva até hoje, como subsidiária da Honda, sediada em Barcelona.
Pedro e Paco se uniram e resolveram fabricar motocicletas, mas com a escassez de materiais sofrida com o rescaldo da Guerra Civil da época, eles abandonaram a ideia de começar o projeto de uma motocicleta do zero e decidiram então copiar um modelo Motobecane B1V2 que Francisco havia dado de presente ao sobrinho. Daí nasceu a A-45, o primeiro protótipo a incorporar a marca Montesa.
Veja também:
Conheça cinco motos históricas da Harley-Davidson
Marcas realizam ações especiais de vendas em junho
Kawasaki Z900RS Café, estilo e tradição da marca verde
A origem do nome Montesa vem da ordem de cavalaria fundada pelo rei Jaime II de Aragão, associando os cavaleiros motorizados aos cavaleiros medievais da época. O primeiro escudo Montesa mostra um “M” em estilo medieval. A empresa fundada por Pere Permanyer em 1945 tem uma rica história, no campo das corridas e no industrial, graças ao design das emblemáticas motocicletas Brio, Cota e Impala.
A exposição permite desfrutar ao vivo 43 modelos da histórica linha Montesa, desde as motos originais da década de 1940 até os cinco modelos atualmente em produção.
A apresentação da amostra sob o tema “Montesa, a forja de um mito”, elaborada por Pep Itchart e Santi Ruiz, permite aos visitantes mergulharem em uma jornada cronológica para entender o que a marca significava para a indústria nacional e para a história do motor, na Europa e no mundo. A exposição mostra a importância da pesquisa e do experimento de novos motores e soluções técnicas para diversas disciplinas do motociclismo, sempre utilizando as competições como estrutura de teste, tendo hoje o 12 vezes campeão de trial Toni Bou como piloto de testes e conselheiro da fábrica.
A exposição é dividida em três blocos, com a primeira parte abrangendo o período entre 1945 a 1962, tratando as origens e a associação entre Pedro e Paco, a criação dos primeiros protótipos e a história da Operação Impala.
A segunda parte detalha os anos de 1963 a 1986, época da maior expansão da Montesa, de onde vêm modelos emblemáticos para o motociclismo espanhol como Cappra, King Skorpion, Texas e Cota.
A terceira parte aborda o início do relacionamento entre a Montesa e a Honda , a inauguração de uma nova fábrica em Esplugues de Llobregat para o desenvolvimento de uma gama revolucionária de motores quatro tempos e o sucesso alcançado por lendas esportivas como Doug Lampkin, Laia Sanz, Takahija Fujinami e o 12 vezes consecutivas campeão do mundo Toni Bou.
A Montesa Honda SA mantém sua capacidade industrial em um centro de produção de componentes para as diferentes linhas de negócios da Honda, mantendo a produção de modelos com enorme prestígio internacional por sua qualidade de construção e desempenho refinado. Atualmente, a Montesa fabrica três modelos Cota e o modelo 4Ride. Para o ano de 2020, a Cota 301RR, que é o modelo principal, é totalmente derivada da moto campeã mundial de 2018 e 2019.