Mostrada ano passado no Salão de Milão (EICMA), a Ducati Streetfighter teve sua apresentação oficial realizada nesta quinta-feira, dia 26 de março, pela internet devido a pandemia do coronavírus, que também vem causando muitos transtornos na Itália, a terra da fabricante de Borgo Panigale.
A naked, que foi eleita por leitores da MOTOCICLISMO Itália como a moto mais bonita do EICMA, é um dos modelos mais esperados para este ano. Seu motor é o mesmo da Panigale V4, é dotado de recursos desenvolvidos para a MotoGP e adaptados para uso em modelos de rua. O propulsor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ desenvolve 208 cv de potência e um torque máximo de 12.5 kgf.m a 11.500 rpm.
Como ela não conta com uma carenagem completa, os responsáveis pela aerodinâmica tiveram um grande desafio. Eles aumentaram o comprimento da balança em 15 cm na comparação com a Panigale V4, e instalaram quatro winglets trazidas da MotoGP. A transmissão da Ducati Streetfighter é de seis velocidade com quickshifter. Na suspensão dianteira, um garfoShowa BPF totalmente ajustável dá conta do recado, enquanto na traseira a missão fica por conta do amortecedor Sachs de braço oscilante em alumínio.
A imponente naked tem guidão alto e largo, pesa 178 kg e possui pacote eletrônico de última geração. Uma facilidade para inciantes é o acelerador eletrônico Ride-by-Wire, que ajuda o piloto a controlar melhor a moto em baixa velocidade. Além disso, a naked é dotada de unidade de medição inercial, controles de tração e deslizamento.
Veja também:
Yamaha MT-10: a Hypernaked derivada da YZF-R1M
Cinco dicas de conteúdos gratuitos sobre motos
Sacramento Motorsport lança e-commerce
A nova Streetfighter é calçada com pneus Pirelli Diablo Corsa II. Para amansar a máquina quando ela está em alta velocidade, o seu habitat, a função é uma responsabilidade do sistema ABS com dois discos Brembo semiflutuantes na dianteira, enquanto na traseira a missão fica a cargo de um disco único com pinças de dois pistões. Também há a verão S disponível, que traz praticamente os mesmos itens da V4, acrescentando rodas Marchesini, suspensões e amortecedores Öhlins de comando eletrônico.
A nova Ducati Streetfighter V4 é uma rival a altura de KTM 1290 Duke e da nova Kawasaki Z H2. Na Europa, seu preço parte de 20.240 euros, algo em torno de R$ 112 mil em conversão direta. Será que a veremos em breve no Brasil? Já aguardamos ansiosamente!
Quer assistir a apresentação na íntegra? Clique no vídeo abaixo e divirta-se!