A Kawasaki Ninja 400, revelada ano passado no Tokyo Motor Show e já confirmada para o Brasil pela Casa de Akashi no último Salão Duas Rodas, aportou primeiro – como de costume – no mercado norte-americano. Nos Estados Unidos, a moto sucessora da Ninja 300 está disponível nas versões com ou sem freios ABS e os preços variam de acordo com a cor.
A moto azul, sem ABS, sai por 4 999 dólares, o que corresponde em conversão direta a cerca de R$ 16 300, enquanto a opção cinza e amarela, que vem apenas na versão com o freio antitravamento, é vendida por 5 299 dólares (R$ 17 280). Há ainda a cor preta, disponível nas duas versões, e a verde, a mais conhecida, que é comercializada por 5 499 dólares (quase R$ 18 mil), por conta do ABS e da roupagem alusiva ao time da marca no Mundial de Superbike.
Por enquanto, não podemos afirmar quais opções de cores a Kawasaki irá comercializar no Brasil, mas aqui na MOTOCICLISMO, apostamos que a verde – exposta no Salão de São Paulo – será vendida como uma SE (Special Edition) por um preço maior, com a preta e a azul como opções de valor um pouco menor. Vale lembrar também que a partir de 2019, segundo resolução do Contran publicada em 2014, todas as motos com mais de 300 cm³ deverão sair de fábrica com freios ABS. Hoje, a Ninja 300 é vendida aqui nas versões com e sem os freios antitravamento por R$ 22 990 e R$ 19 990, respectivamente.
No design, a Kawasaki Ninja 400 traz referências dos modelos maiores da Casa de Akashi, como a Ninja 650 e a Ninja ZX-10R e vem equipada com motor de dois cilindros paralelos e 399 cm³ arrefecido a líquido, construído para oferecer bom desempenho em todas as faixas de giro e garantir comportamento amigável a pilotos experientes e novatos. Também está presente a nova geração do sistema de embreagem deslizante, com engates mais leves e um quadro treliçado em aço, para deixar a moto mais ágil.
O painel também mudou e agora está mais condizente com uma esportiva, trazendo um conta-giros analógico no centro, ladeado pelas luzes espias e um mostrador digital de fundo escuro e informações em branco, mais moderno e que melhora a visualização da velocidade e da marcha engatada. O disco de freio dianteiro é de 310 mm de diâmetro, enquanto a roda traseira conta com um de 220 mm. O peso da moto em ordem de marcha é de 169 kg.Já no quesito desempenho, a nova Ninja 400 deve agradar em cheio os fãs da linhagem. A potência máxima é de 45 cv a 10.000 rpm enquanto o torque máximo de 3,9 kgf.m está disponível já nos 8.000 giros. Agora é só esperar ela chegar.