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Honda renova a city CB 250F Twister para 2019

Autor: Carlos Bazela


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Na última segunda-feira (10), fomos a Campinas, no interior de São Paulo, conhecer a primeira de uma série de novidades que a Honda vai apresentar até o final do ano e também no início de 2019. Sim, vêm surpresa por aí. E a primeira da lista é a CB 250F Twister.

Além das novas cores, a city de 250 cm³ líder do mercado na categoria estreia novos piscas de LED, indicador de consumo médio e instantâneo no painel e, principalmente, passa a contar com uma versão com sistema de frenagem combinada (CBS) que passa a ocupar o lugar da versão standard. Tudo para adequar o modelo à legislação que entra em vigor no ano que vêm e que exige que todos os modelos abaixo de 300 cm³ que não possuem ABS contem com um sistema de frenagem combinada. Acima dessa cilindrada, o ABS passa a ser obrigatório.

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Dessa forma, quem for às concessionárias procurar uma CB 250F Twister 2019 (ela chega às revendas no fim deste mês) encontrará duas opções: Twister CBS (disponível nas cores vermelha, preta ou branca) por R$ 13 990, e Twister ABS (vermelha ou na exclusiva cor laranja) por R$ 14 990. Bons valores se considerarmos que a versão CBS manteve o preço sugerido até então para a versão standard 2018 e, melhor ainda, que a Twister ABS teve uma redução de mais de R$ 500 no preço.

Segundo a marca, as vendas devem ficar em torno de 80% para a CBS e 20% para a ABS. Mas, se você está pensando em colocar uma Twister 2019 na garagem, não pense duas vezes em optar pela ABS. O sistema CBS funciona direitinho e é um “corretor automático” para aqueles pilotos iniciantes que ainda têm receio de usar o freio dianteiro, mas para quem já tem alguma experiência (ou aprendeu a pilotar direito), o ABS não tem comparação. Esses R$ 1 000 de diferença entre as versões se pagam na primeira frenagem de emergência que você fizer…e você vai fazer!

Ao guidão

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Na apresentação da linha 2019, tivemos a oportunidade de rodar com as duas versões, por um percurso de 50 km, que envolvia trechos urbanos e estrada e, como não houve qualquer alteração em motorização, suspensões e posição de pilotagem ou ergonomia, nos encontramos com as mesmas e boas impressões da “velha” Twister: uma moto confortável, ágil, leve e econômica.

Nesse curto trajeto que fizemos, o novo indicador de consumo médio indicou 35,9 km/l na ida (sem nenhuma preocupação com economia) e 41,3 km/l na volta, quando procuramos obter o melhor consumo possível. Se levarmos em consideração o tanque de 16,5 litros, temos aí uma autonomia média de mais de 600 km.

Com mais de 20 000 unidades emplacadas até agosto, a Twister continua sendo uma moto mecanicamente atual e com um design que chama a atenção, mas acreditamos que a Honda poderia ter aproveitado a oportunidade para dar um upgrade um pouco maior na sua 250. O painel, por exemplo, ainda fica devendo um indicador de marcha e o farol dianteiro poderia se diferenciar mais do da CG se fosse um full LED. E já que o intuito com as novas cores era ressaltar a esportividade e o design, uma ponteira de escape mais moderna e um motor com pintura preta, como nas CB 500, sem dúvida cairiam muito bem.

Texto: Gabriel Berardi
Fotos: Honda

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