A tradicional 8 Horas de Suzuka, competição de endurance realizada no Japão há mais de 40 anos vai ter um sabor especial para a Yamaha neste ano. A edição 2018, que acontece em 27 de julho, terá os pilotos Katsuyuki Nakasuga, Alex Lowes, Michael van der Mark, David Checa, Mike di Meglio, Niccolò Canepa, Broc Parkes, Martin Fritz, Takuya Fujita e Max Neukirchner ao guidão de três YZF-R1M especialmente pintadas nas cores vermelha e branca e com os mesmos grafismos da primeira geração da moto, que completa 20 anos em 2018.
Faltando pouco mais de um mês para a prova, os pilotos se mostram entusiasmados para competir em uma das corridas mais icônicas do motociclismo e fazer parte das comemorações de uma das superesportivas mais cobiçadas do mundo desde o seu lançamento. Veja o vídeo:
“É uma grande honra representar novamente a Yamaha em Suzuka. É uma corrida tão importante e que eu realmente gosto. Além disso, estou ansioso para trabalhar com Michael e Nakasuga-san novamente após o nosso sucesso no ano passado. Tenho a oportunidade de ganhar com a Yamaha Factory Racing Team pelo terceiro ano consecutivo e no 20º aniversário da R1. Mal posso esperar!”, comenta Alex Lowes.
“Estou muito feliz por poder ir atrás da quarta vitória consecutiva com a Yamaha Factory Racing Team no 20º aniversário da YZF-R1. Nossos rivais estarão trazendo algumas formações muito fortes, mas Alex e Michael estão conseguindo fortes resultados no Mundial de Superbike com a R1 e eu estou fazendo o mesmo no All Japan Championship. Com nós três nos reunindo novamente este ano, estou confiante de que nossa equipe será ainda mais forte do que no ano passado. Faremos o nosso melhor para os fãs e faremos do 20º aniversário da R1 um ano especial”, diz Katsuyuki Nakasuga.Totalmente reformulada em 2014, a YZF-R1 recebeu novo visual, diretamente inspirado pela YZF-M1 que compete na MotoGP e inúmeros implementos eletrônicos, que vão desde controle de tração e freios ABS orientados por IMU (Unidade de Medida Inercial), até o câmbio quickshift. O motor também é recente, mas conserva a arquitetura dos quatro cilindros em linha e os 998 cm³, mas agora é capaz de chegar aos 200 cv de potência máxima a 13 500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,5 kgf.m está nos 11 500.
A R1 ainda ganhou uma versão especial chamada R1M, também homologada ppara as ruas, com suspensões de ajuste eletrônico e partes em fibra de carbono para quem quer mais desempenho em um track day. Será que a Yamaha vai se inspirar nas 8 Horas de Suzuki pra lançar uma edição especial com pintura comemorativa do modelo de rua? Já vimos indícios disso antes.