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Yamaha conquista títulos em cinco categorias no 25º Moto de Ouro

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  • Publicado: 06/12/2024
  • Por: Willian Teixeira

A Yamaha é a vice-líder em vendas no mercado brasileiro, e uma das grandes campeãs do 25º Moto de Ouro. Assim como a Honda, a marca dos diapasões faturou troféus em cinco categorias no concurso que conta com os votos dos leitores de MOTOCICLISMO para eleger as melhores marcas e motos do Brasil.

A fabricante dos diapasões, que há alguns meses celebrou o marco histórico de 5 milhões de motos produzidas no país, sagrou-se vencedora do Moto de Ouro em três categorias de produtos (NMax 160 ABS entre os Scooter, XTZ 250 Lander na categoria Trail e R15 na City) e em duas de imagem – Qualidade e Emoção.

Acompanhem a entrega dos prêmios para a comitiva da Yamaha formada pelo assessor de imprensa Alexandre Ciszewski, além dos analistas de produtos Ciro Faria e Filipe Kosimenko:

Como é a Yamaha R15?

A Yamaha YZF-R15 é a nova esportiva de baixa cilindrada no Brasil, trazendo design inspirado nas irmãs maiores, como a R1, e tecnologias avançadas. Ela conquistou o bicampeonato da categoria City no Moto de Ouro com 30,7% dos votos, seguida de Bajaj Dominar 250 e Honda CB 300F, que receberam 26,3% e 21,8% dos votos.

O motor monocilíndrico de 155 cm³ entrega 18,8 cv a 10.000 rpm, com torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm. Ele destaca-se pelo comando variável VVT e a liga Diasil, que melhora a dissipação térmica. Seu chassi Delta Box garante rigidez e estabilidade, enquanto a suspensão e os freios ABS oferecem excelente desempenho em pista e cidade.

Yamaha R15 (Foto: Arquivo)

No uso urbano, a R15 é ágil e confortável, com boa posição de pilotagem e painel completo. Na pista, mostra estabilidade, grip satisfatório dos pneus e frenagens precisas. Além disso, a moto integra a copa Yamaha R15 bLU cRU Latin America, incentivando jovens talentos na motovelocidade. Por fim, a YZF-R15 se destaca como uma opção acessível, tecnológica e versátil, ideal para iniciantes e experientes, disponível em azul, prata e preto.

Como é o Yamaha NMax 160 ABS?

Eleito mais uma vez entre os scooters, o NMax 160 ABS faturou 44,8% dos votos e levou o troféu da categoria para a Yamaha. Shineray Urban 150 e Honda Elite 125 fecham o top-3 da categoria, com 38,7% e 7,7% dos votos, respectivamente.

O Yamaha NMAX 160 ABS tem novidades tecnológicas como a conexão Bluetooth via aplicativo Yamaha Motorcycle Connect. Essa funcionalidade permite monitorar indicadores, programar manutenções e compartilhar trajetos, destacando o NMAX no segmento. O design manteve-se praticamente inalterado até a linha 2024, mas para o modelo 2025, que é este da imagem abaixo, passou por mudanças consideráveis na dianteira e na traseira.

Yamaha NMax (Foto: Arquivo)

O motor monocilíndrico de 155 cm³ com comando variável entrega 15,4 cv e 1,4 kgf.m, garantindo boas respostas e acelerações. A inclusão de controle de tração e freios ABS nas duas rodas aumenta a segurança, especialmente para iniciantes. A suspensão traseira ajustável e os pneus Pirelli Diablo Scooter melhoram o conforto e a dinâmica, oferecendo excelente aderência. Outros destaques incluem sistema Stop-Start, tomada 12V, Smart Key e painel digital aprimorado.

Como é a Yamaha Lander 250?

A Lander 250 recebeu 19,2% dos votos e ficou com o troféu, levando a melhor em uma disputa intensa contra Shineray Storm 200 e BMW G 310 GS, donas de 17,2% e 16,5% dos votos. A trail da Yamaha é movida por um motor monocilíndrico de 249 cm³, refrigerado a ar e óleo, que tem fama de resistente e econômico, capaz de entregar uma potência máxima de 20,9 cv em 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m em 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina.

Até a linha 2024 a Lander preservou o mesmo visual, com poucas mudanças desde o seu lançamento. Para 2025, o modelo passou por uma profunda e desejada modificação no visual, ganhando novo bloco óptico em LED, painel renovado e conectividade com o Yamaha Motorcycle Connect.

Yamaha Lander 250 (Foto: Arquivo)

As suspensões são de longo curso, com garfo dianteiro com tubos de 41 mm de diâmetro e 220 mm de curso, enquanto na traseira há sistema Monocross com link e amortecedor único a gás, ajustável na compressão da mola e com 204 mm de curso. Já as rodas são de 21 polegadas na frente e 18 na traseira, calçadas com pneus Metzeler Tourance. Seus freios são a disco tanto na frente quanto atrás, porém o ABS atua apenas na roda dianteira.

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