Testes

Triumph Tiger 1200 Black Edition: testamos a big trail que impõe respeito

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/03/2025
  • Por: Alexandre Nogueira

A Triumph apresentou a dois anos atrás uma Tiger 1200 totalmente revisada, com um motor, chassi, pacote eletrônico totalmente novo e muito mais. A Triumph redesenhou completamente a série Tiger 1200, lançando uma motocicleta que não compartilhava nada com seu antecessor. Em 2024 a marca inglesa fez novos e refinados ajustes optando por uma abordagem mais sutil, concentrando-se em refinar o que já era excelente.

imagem lateral da Triumph Tiger 1200 Black Edition
Triumph Tiger 1200 Black Edition – foto: Gustavo Epifanio

A Tiger 1200 adota uma nomenclatura diferente da sopa de letras da geração anterior, com as versões GT, focadas em uso rodoviário, e Rally, projetadas para aventuras off-road. As versões GT possuem roda dianteira de 19 polegadas, rodas de liga leve, suspensão de curso mais curto e altura de assento reduzida, enquanto as versões Rally apresentam roda dianteira de 21 polegadas, rodas raiadas, suspensão de curso longo e altura de assento elevada. Ambas as versões estão disponíveis nas especificações pro, com tanque de 20 litros, e Explorer, com tanque de 30 litros, radar de ponto cego traseiro e assentos aquecidos.

imagem frontal da Triumph Tiger 1200 Black Edition em ação no asfalto
Alto desempenho em qualquer ambiente – foto: Gustavo Epifanio

A Tiger 1200 é equipada com o famoso motor tricilíndrico em linha de 1.160 cc, derivado da Speed Triple, mas ajustado para entregar 148 cv a 9.000 rpm e 13,2 kgf.m de torque a 7.000 rpm. A transmissão final por eixo cardã garante robustez livre de manutenção constante para enfrentar longas distâncias e ainda a Triumph destaca que esta é a big trail com transmissão por eixo cardã mais potente do mercado, superando a BMW R 1300 GS em potência, embora esta última ofereça maior torque.

imagem do motor da Triumph Tiger 1200 Black Edition
Motor de três cilindros tem 148 cv de potência – foto: Gustavo Epifanio

Ciclística e suspensão

A Tiger 1200 é montada sob um chassi tubular de aço, transmissão por eixo cardã, suspensão semi-ativa Showa de 49 mm e freios Brembo Stylema que tem ótima modulabilidade para pilotar no trânsito ou nas estradas de terra, bem como muita potência para garantir frenagens absurdamente fortes nas altas velocidades. A suspensão Showa oferece um excelente equilíbrio entre conforto e controle, adaptando-se automaticamente às condições da estrada ou trilha.

A Tiger 1200 conta com o sistema Active Preload Reduction, que reduz a altura do assento em até 20 mm ao pressionar um botão, facilitando o manuseio em baixa velocidade e paradas. Este sistema é uma melhoria significativa em relação aos modelos anteriores, tornando a Tiger 1200 mais acessível para pilotos de diferentes estaturas.

imagem do eixo cardan da Triumph Tiger 1200 Black Edition
Eixo cardan é livre de manutenções constantes – foto: Gustavo Epifanio

Acho que a melhor parte é o alto desempenho que o conjunto entrega, tanto nas estradas de bom asfalto como fora dela. Na tocada mais adrenalizante você sente a Tiger 1200 grudada no chão e transmitindo muita confiança e segurança. Raspar as pedaleiras na tocada esportiva é fácil e posso garantir que as pedaleiras raspando estão apenas avisando que você tem ainda muito mais para inclinar.

imagem da Triumph Tiger 1200 Black Edition em ação com piloto em curva
A Triumph Tiger 1200 Black Edition faz curvas com muita precisão – foto: Divulgação

Nas estradas de terra as suspensões trabalham com perfeição suprema e engolem tudo com muita competência, suavizando os solavancos no guidão e transmitindo muita confiança ao piloto, pois você sente que a máquina está bem assentada no chão.

imagem da Triumph Tiger 1200 Black Edition com piloto em pé nas pedaleiras no off-road
Ótima ergonomia também para pilotar em pé – foto: Gustavo Epifanio

LEIA MAIS: Yamaha YZF-R1 e R1M 2025 estreiam com tecnologias da MotoGP no Salão do Japão

Conforto e ergonomia

A Tiger 1200 oferece uma posição de pilotagem ereta e relaxada, ideal para longas viagens. O assento ajustável em altura com novo design e o para-brisa regulável garantem conforto nas estradas e em todas as condições climáticas. Manoplas aquecidas são equipamento de série nesta versão Black Edition, mas os assentos de piloto e garupa são opcionais e já vem com a preparação para a instalação, bastando comprar o acessório e instalar os assentos na máquina e conectar o plug eletrônico.

imagem lateral da Triumph Tiger 1200 Black Edition
Ergonomia perfeita para longas jornadas sem cansaço – foto: Gustavo Epifanio

Eletrônica e equipamentos

A Tiger 1200 2024 vem equipada com um pacote eletrônico completo, incluindo painel TFT colorido de 7 polegadas, modos de pilotagem, controle de tração, ABS otimizado para curvas, quickshifter bidirecional, cruise control e Hill Hold Control. As versões Explorer adicionam recursos como radar de ponto cego traseiro, assentos aquecidos e monitor de pressão dos pneus.

imagem do painel tft da Triumph Tiger 1200 Black Edition
Painel TFT multicolorido super completo – foto: Gustavo Epifanio

Rivais

A Tiger 1200 2024 compete com outras big trails de alta cilindrada, como a BMW R 1300 GS, a Ducati Multistrada V4 S e a Harley-Davidson Pan America 1250 Special. Cada modelo oferece características e vantagens únicas, mas a Tiger 1200 se destaca pelo equilíbrio entre desempenho, tecnologia e conforto, tudo por R$ 89.990, o melhor preço da categoria.

imagem lateral do piloto em ação em curva com a Triumph Tiger 1200 Black Edition
Tocada esportiva de alto desempenho – foto: Gustavo Epifanio

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado