O legado da Triumph é construído sobre uma rica história de motocicletas icônicas, cada uma com sua própria narrativa. No coração desse legado reside a Speed Twin, uma máquina que transcende gerações e continua a inspirar motociclistas ao redor do mundo.
Com raízes que remontam a 1937, a Speed Twin original era uma motocicleta simples, equipada com um motor bicilíndrico OHV e uma potência modesta para os padrões atuais. No entanto, seu impacto na história da Triumph foi monumental. A Speed Twin é amplamente reconhecida como a moto que resgatou a marca nos anos pós-guerra, consolidando sua posição como um dos nomes mais importantes do motociclismo mundial.
A simplicidade e a confiabilidade da Speed Twin a tornaram um sucesso instantâneo, atraindo motociclistas de todos os tipos. Sua influência pode ser sentida em todos os modelos Triumph subsequentes, desde as clássicas Bonneville até as esportivas Daytona.
As novidades
Em Palma de Mallorca, na Espanha, tive a oportunidade de pilotar as novas Speed Twin 1200 e Speed Twin 1200 RS. Construídas sobre o legado de um ícone, essas motos trazem consigo a essência do motociclismo clássico, combinada com a tecnologia e o desempenho do século XXI.
A Triumph Speed Twin 2025 é a evolução natural de um ícone. Com 103 cv de potência e 11,3 kgf.m de torque, a nova geração oferece um desempenho ainda mais vigoroso e uma entrega de potência mais linear, superando seu antecessor em todos os aspectos.
Além disso, a Triumph refinou a ciclística e introduziu novas tecnologias para garantir uma experiência de pilotagem ainda mais prazerosa.
A tecnologia embarcada nas novas Speed Twin 1200 e 1200 RS eleva a experiência de pilotagem a outro patamar. Ambas as motos contam com IMU de última geração, que possibilita controle de tração e ABS sensíveis à inclinação, garantindo maior segurança e confiança em qualquer condição. O painel TFT colorido oferece informações completas e personalizáveis, e os modos de pilotagem adaptam-se ao seu estilo de pilotagem. A versão RS, ainda mais esportiva, inclui o quickshifter, proporcionando trocas de marcha rápidas e precisas, enquanto a Speed Twin 1200 oferece os modos Road e Rain para uma pilotagem mais versátil.
As diferenças entre as Speed Twin 1200 e 1200 RS se estendem ao chassi e à suspensão. A versão RS, mais esportiva, conta com pinças de freio Brembo Stylema de alta performance, garantindo frenagens mais precisas e potentes. Além disso, a suspensão totalmente ajustável Öhlins proporciona um setup mais esportivo, com maior controle e feedback. A Speed Twin 1200, por sua vez, oferece um conjunto de suspensão Marzocchi com ajuste de pré-carga, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e esportividade.
Pilotando as máquinas
A Speed Twin, antes um pouco perdida entre os modelos da Triumph, agora encontra seu lugar como uma verdadeira esportiva retrô. Para 2025, a moto recebeu uma série de atualizações que a tornam mais distinta e atraente. Além de um conjunto técnico aprimorado, a Speed Twin apresenta um visual mais agressivo, com novos suportes de farol em alumínio e um tanque de combustível redesenhado. A Triumph conseguiu transformar a Speed Twin em uma moto com identidade própria, pronta para conquistar os corações dos apaixonados por motos clássicas.
Assim que deixamos a cidade e as primeiras curvas surgiram, com os pneus aquecendo e a adrenalina pulsando, já era possível sentir a diferença entre este motor e o anterior. Os motores High Power da Triumph sempre foram conhecidos por sua força e facilidade de pilotagem. No entanto, a nova Speed Twin eleva o patamar com uma entrega de potência mais linear e uma faixa de rotação média mais robusta. Acima das 7.000 rpm, o motor continua a acelerar com vigor, permitindo explorar toda a sua potência até o limitador de rotações.
Em termos de manobrabilidade, a nova Speed Twin demonstra uma agilidade e precisão significativamente superiores à geração anterior, permitindo uma pilotagem mais rápida e confiante. A geometria do chassi da nova Speed Twin foi otimizada para oferecer um comportamento dinâmico mais preciso e esportivo, tornando-a uma moto mais ágil e responsiva em curvas.
A suspensão da versão standard, embora mais macia que a da RS, oferece um bom equilíbrio entre conforto e esportividade. O triângulo do piloto, ligeiramente mais relaxado, proporciona uma posição de pilotagem mais confortável em longas distâncias, sem comprometer a agilidade da moto. A direção, leve e precisa em baixas velocidades, ganha em precisão à medida que a velocidade aumenta, permitindo traçar curvas com confiança. O sistema de frenagem é diferente em cada versão, com a versão STD equipada com pinças J.Juan e discos de 320 mm, e a RS com um sistema Brembo de primeira linha, ambos oferecendo uma frenagem potente e progressiva, inspirando segurança em qualquer situação.
A mordida inicial é precisa e progressiva, permitindo dosar a força com precisão. O ABS nas curvas, atuando de forma discreta, garante uma frenagem segura e controlada mesmo em situações mais extremas. A combinação de potência e modulação faz da frenagem da Speed Twin um ponto alto da moto, proporcionando uma experiência de pilotagem mais segura e divertida.
A Unidade de Medição Inercial (IMU) controla o sistema de tração da moto, proporcionando uma experiência de pilotagem ainda mais refinada. A inteligência do sistema é impressionante. Ao sair de uma curva, com a moto ainda inclinada, ao solicitar mais aceleração, o sistema inteligentemente modula a entrega de potência, evitando derrapagens. À medida que a moto se aproxima da vertical, o sistema gradualmente libera mais potência, proporcionando uma aceleração suave e progressiva. A sensação de controle e confiança que o sistema de controle de tração proporciona é incrível, permitindo explorar os limites da moto com mais segurança.
A sensação é tão precisa que a pilotagem se torna quase intuitiva, como em um videogame. O sistema de controle de tração permite acelerar com confiança em qualquer curva, em qualquer velocidade, ajustando a entrega de potência de forma imperceptível. Essa sensação de segurança e controle, antes restrita a motos esportivas de alta performance, agora está disponível em uma moto clássica como a Speed Twin. Após uma manhã intensa de curvas, desfrutei de um merecido descanso. As estradas sinuosas foram um desafio e a Speed Twin as superou com maestria. A moto demonstrou um desempenho surpreendente, superando as expectativas para uma moto de especificações ‘mais baixas’. Se tivesse que escolher apenas uma moto para essa jornada, a Speed Twin teria sido a minha escolha sem hesitação.
As diferenças entre as versões
Após um almoço reforçador, me dirigi à garagem para experimentar a versão RS. As diferenças em relação à versão padrão são imediatamente perceptíveis. A posição de pilotagem mais esportiva, com guidão mais baixo e avançado, e pedais mais altos e recuados, posiciona o corpo em uma postura mais inclinada, similar à de uma moto esportiva, preparando o piloto para uma pilotagem mais dinâmica. Essa nova postura de pilotagem, em conjunto com a geometria específica do chassi da RS, proporciona uma experiência de pilotagem mais esportiva e ágil, com maior precisão em curvas.
A direção da RS, especialmente em baixas velocidades, exige um pouco mais de esforço em comparação com a versão padrão. Acredito que essa diferença seja resultado da combinação da nova posição de pilotagem mais esportiva, que concentra mais peso na dianteira, e dos pneus Pirelli Racetec RR, que oferecem maior aderência, mas também exigem um pouco mais de força para movimentar a moto. Essa característica se torna menos perceptível à medida que a velocidade aumenta. A alavanca de freio da RS oferece uma modulação mais progressiva, permitindo dosar a frenagem com maior precisão. A mordida inicial é menos intensa, mas a potência de frenagem é semelhante à da versão padrão, equipada com pinças J.Juan. A combinação das pinças Brembo Stylema com as pastilhas de freio específicas da RS proporciona uma sensação de frenagem mais progressiva e linear.
A medida que as milhas passam, as diferenças entre as duas motos se tornam cada vez mais evidentes, especialmente em relação ao manuseio. A RS, com sua geometria mais precisa e posição de pilotagem mais esportiva, oferece uma resposta mais direta e ágil às minhas entradas. A suspensão traseira Öhlins, com seus ajustes mais refinados, absorve as irregularidades do asfalto com maestria, proporcionando uma pilotagem mais suave e controlada. A combinação da geometria mais fechada, dos pneus Pirelli Racetec RR e da suspensão de alta performance resulta em uma moto que inspira confiança e permite explorar os limites com mais segurança. A posição de pilotagem mais esportiva, a suspensão mais firme e a distribuição de peso mais otimizada da RS proporcionam uma maior confiança ao pilotar em curvas, permitindo frear mais tarde e acelerar com mais vigor na saída das curvas. A moto se mostra mais estável e precisa, transmitindo uma sensação de sensação de controle e segurança. Enquanto a RS oferece um manuseio mais esportivo e preciso, a Speed Twin padrão apresenta um caráter mais clássico, com uma suspensão mais macia e uma resposta mais suave. A versão padrão é mais tolerante a imperfeições do asfalto e oferece um conforto de pilotagem maior em longas distâncias.
O quickshifter da RS é um recurso interessante, especialmente em altas velocidades, onde as trocas de marcha se tornam mais rápidas e suaves. No entanto, em situações que exigem reduções de marcha sucessivas, como em estradas sinuosas com curvas fechadas, o sistema pode apresentar algumas limitações. Em alguns momentos, o quickshifter não reconhece a ação de engatar a marcha inferior, necessitando de uma pequena aplicação de acelerador para auxiliar na troca. Essa característica pode exigir um pouco de adaptação. Comparando com outros modelos Triumph equipados com quickshifter, percebi que o sistema da Speed Twin RS apresenta um comportamento ligeiramente diferente, especialmente em relação à suavidade e à precisão das trocas de marcha em baixas rotações. Essa característica pode estar relacionada à calibração específica do sistema ou às características do motor. Em velocidades mais altas e durante acelerações mais fortes, o quickshifter funciona de forma impecável, proporcionando trocas de marcha rápidas e precisas.
A Speed Twin 1200, com sua versatilidade e desempenho, preenche com maestria o espaço deixado pela extinta Thruxton. No entanto, a Triumph foi além e, com a introdução da versão RS, elevou o patamar das motocicletas clássicas esportivas.
Conclusão
A Speed Twin padrão, com seu equilíbrio entre conforto e desempenho, agrada a pilotos de todos os níveis. É uma moto que convida a longas jornadas, oferecendo uma experiência de pilotagem prazerosa e relaxante. Já a Speed Twin RS, com sua geometria mais precisa, suspensão mais firme e componentes de alta performance, é direcionada aos pilotos que buscam emoções mais intensas. A posição de pilotagem mais esportiva e a resposta mais ágil da moto proporcionam uma experiência de pilotagem mais envolvente e dinâmica.
A Triumph conseguiu, com a Speed Twin 1200 RS, criar uma motocicleta que combina o charme das clássicas com a performance das esportivas. É uma moto que inspira confiança e permite explorar os limites com segurança. Enquanto a versão padrão é perfeita para o dia a dia e para longas viagens, a RS é a escolha ideal para aqueles que buscam uma moto mais esportiva e ágil.
Em resumo, a Speed Twin 1200 e a Speed Twin 1200 RS oferecem duas propostas distintas dentro do segmento das clássicas esportivas. A primeira, com seu equilíbrio e versatilidade, agrada a um público mais amplo. Já a segunda, com seu desempenho e agilidade, é direcionada aos pilotos mais exigentes que buscam uma experiência de pilotagem mais intensa. As novas Triumph Speed Twin 1200 devem chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2025, com preço de R$ 70.000 para a STD e R$ 83.000 para a RS. Eu quero uma STD prata!
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