Em 2004, a Triumph sacudiu o mundo das motocicletas com a colossal Rocket III, equipada com um motor tricilíndrico de 2.294 cm³. Uma década e meia depois, a marca britânica eleva ainda mais o patamar com a Rocket 3 Storm, que não apenas mantém o legado de seu antecessor, mas o intensifica.
Agora com um motor de 2.458 cm³, a Triumph Rocket 3 Storm se consolida como a motocicleta de produção com maior cilindrada do mundo. A potência máxima de 180 cv e um torque colossal de 22,3 kgf.m a tornam uma força a ser reconhecida nas estradas. Disponível nas versões R e GT, a Rocket 3 Storm oferece opções para diferentes perfis de pilotos. A versão R, com sua posição de pilotagem mais esportiva, é ideal para quem busca adrenalina e performance. Já a versão GT, com assento mais baixo e guidão mais alto, oferece maior conforto para longas viagens.
Motor é uma verdadeira usina
O coração pulsante da Rocket 3 sempre foi seu gigantesco motor tricilíndrico, mas a novidade não se resume apenas a mais potência. A engenharia da Triumph permitiu que esse ganho fosse obtido através de refinamentos no mapeamento do motor, sem a necessidade de alterações mecânicas mais profundas. Essa otimização não apenas aumentou a potência máxima, como também deslocou a curva de torque para rotações mais altas, proporcionando uma aceleração mais vigorosa e um desempenho mais esportivo.
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É importante destacar que, apesar do aumento de potência, a Rocket 3 Storm não perdeu sua natureza dócil. O motor entrega sua força de forma linear e progressiva, permitindo que o piloto controle a moto com precisão mesmo em situações extremas. A combinação de potência bruta e controle preciso é o que torna a experiência de pilotar a Rocket 3 Storm tão única.
A economia de combustível também foi beneficiada com as atualizações, graças à otimização do mapeamento do motor e à adoção da norma Euro 5+. Isso significa que você pode desfrutar de longas jornadas sem se preocupar em parar com frequência para abastecer.
Condução poderosa
É inegável que a Rocket 3 Storm é uma moto poderosa, mas sua força bruta é equilibrada por um refinamento que a torna surpreendentemente fácil de pilotar. A posição de pilotagem é confortável, o chassi é estável e a suspensão absorve as irregularidades do asfalto com eficiência.
A ausência de um quickshifter pode surpreender alguns, mas a precisão da caixa de câmbio e a entrega linear de torque tornam a troca de marchas uma experiência prazerosa. A Triumph optou por manter a experiência de pilotagem mais visceral e menos automatizada, permitindo que o piloto se conecte mais profundamente com a moto.
Apesar do motor colossal e do peso considerável, a Triumph Rocket 3 Storm surpreende pela agilidade e manobrabilidade. A base para esse desempenho é um chassi de alumínio robusto e uma suspensão Showa finamente ajustada.
Chassi e equipamentos
O chassi de alumínio, introduzido em 2019, é significativamente mais leve que o chassi de aço da geração anterior. Combinado com a suspensão Showa, que oferece ajustes precisos de compressão e retorno, tanto na dianteira quanto na traseira, a Rocket 3 Storm proporciona uma experiência de pilotagem mais dinâmica do que se poderia esperar de uma moto com seu porte.
Uma das principais novidades da Storm é o conjunto de rodas de liga leve, 1 kg mais leves que as anteriores. Essa pequena diferença de peso, localizada em uma área rotativa, tem um impacto significativo no comportamento da moto, tornando-a mais ágil em mudanças de direção.
A combinação de chassi rígido, suspensão bem calibrada e rodas mais leves resulta em uma moto que inspira confiança tanto em estradas sinuosas quanto em retas a alta velocidade. A Rocket 3 Storm demonstra uma estabilidade impressionante em curvas, permitindo que o piloto explore seus limites com segurança.
É importante ressaltar que, apesar das melhorias, a Rocket 3 Storm mantém seu peso elevado, com cerca de 320 kg. No entanto, a distribuição de peso bem calculada e o centro de gravidade baixo contribuem para uma sensação de leveza e agilidade que desafia as expectativas.
Os freios Brembo, com discos de grande diâmetro e pinças radiais, proporcionam uma frenagem potente e precisa, inspirando confiança em qualquer situação. O sistema ABS com curva, auxiliado pela IMU de seis eixos, garante máxima segurança em todas as condições.
Conforto para todos os gostos
A Triumph oferece duas versões da Rocket 3 para atender a diferentes preferências de pilotagem: a R, com um estilo mais esportivo, e a GT, com um enfoque maior no conforto.
A versão R, com pedais montados no meio e guidão mais baixo, proporciona uma posição de pilotagem mais envolvente, ideal para quem busca uma experiência de pilotagem mais dinâmica. Já a versão GT, com pedais mais avançados e guidão mais alto, oferece uma posição de pilotagem mais relaxada, perfeita para longas viagens.
Ambas as versões oferecem um assento confortável e bem acolchoado, além de uma ampla gama de ajustes para personalizar a posição de pilotagem. A versão GT se destaca pelo assento do garupa mais confortável e pelos punhos aquecidos, que proporcionam maior conforto em dias mais frios.
Os equipamentos da Rocket 3 Storm permanecem essencialmente inalterados em comparação com o modelo 2019-23, com painel TFT colorido, ABS e controle de tração em curvas, quatro modos de pilotagem, controle de cruzeiro e controle de subida como padrão. Há também iluminação LED completa e ignição sem chave, além de punhos retroiluminados e uma porta USB.
O painel TFT permanece intocado em relação ao modelo anterior, no entanto, não posso deixar de pensar por que os meninos da Casa de Hinckley não aproveitaram a oportunidade para modernizar o layout.
Seus concorrentes
Definir “rivais” para a Triumph Rocket 3 Storm é um desafio único. Seu motor colossal de 2.458 cm³ a coloca em uma categoria à parte, dificultando comparações diretas. No entanto, suas principais rivais, embora com características e públicos-alvo distintos são a Ducati Diavel V4 que é mais focada em desempenho em estrada, a Harley-Davidson Fat Bob 114 que é um ícone do estilo cruiser americano, com um visual robusto e um motor V-twin de grande torque e a Harley-Davidson Sportster 1250 com seu visual anabolizado e seu brutal motor digno de uma legítima muscle bike.
Escolha difícil: R ou GT?
A escolha entre a versão R e a GT se resume às preferências pessoais de cada piloto. A versão R, que custa R$ 127.990, oferece uma posição de pilotagem mais esportiva e envolvente, ideal para quem busca uma experiência de pilotagem mais dinâmica. Já a versão GT, que custa R$ 132.990, com sua posição de pilotagem mais relaxada, é perfeita para longas viagens e um estilo de pilotagem mais tranquilo.
Conclusão
A Rocket 3 é mais do que apenas uma motocicleta, é um ícone. Seu design imponente, seu motor colossal e seu desempenho excepcional a tornam uma verdadeira obra de arte. É uma moto que desperta emoções e que certamente marcará a história do motociclismo.
A Triumph Rocket 3 Storm é uma moto para quem busca uma experiência de pilotagem única e inesquecível. É uma moto que desafia as convenções e que oferece um prazer de condução que é difícil de encontrar em qualquer outro modelo.
Seu motor colossal de 2.458 cm³ a coloca em uma categoria à parte, oferecendo um desempenho bruto e uma presença de estrada que poucos podem igualar. A combinação de potência bruta e agilidade que a Rocket 3 proporciona é simplesmente impressionante.
Acelerando forte, a moto demonstra uma capacidade de empurrar o piloto para trás no assento que é difícil de descrever. No entanto, a frenagem é precisa e inspira confiança, permitindo que o piloto controle a moto com segurança, mesmo em situações extremas.
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