A Zontes R310 é uma desafiante de pequena média cilindrada a chegar ao mercado brasileiro.
A Zontes R310 chega bastante atualizada e competitiva para concorrer na categoria das motos naked menores, cheia de tecnologia, mas com um emblema com o qual ainda poucos podem se identificar. Na verdade, a Zontes chega através do grupo JTZ, o mesmo grupo que representa a Suzuki e a Haojue no Brasil.
A Zontes R310 se classifica como uma motocicleta premium para a categoria e chega com preço de R$ 28.990, o que a torna uma ótima opção dentre as motocicletas de 250 e 300 cilindradas. Seu grande apelo é que ela conta com diversos acessórios de motos de alta cilindrada, como painel TFT, modos de pilotagem e comandos elétricos para abertura do tanque de combustível e do assento.
O visual também agrada bastante com itens inspirados em marcas consagradamente importantes, como a ponteira do escapamento inspirada nas MV Agusta e a balança traseira inspirada nas KTM.
Potência e torque
O motor monocilíndrico da Zontes R310 tem 312 cm³, com duplo comando de válvulas, injeção de combustível, alta taxa de compressão de 12.5:1, quatro válvulas e eixo balanceiro. Excepcionalmente ele também tem duas bombas de óleo (uma para fornecimento de lubrificante, a outra para limpeza), com o óleo circulando através do chassi para melhorar o resfriamento.
Conta com câmbio de seis marchas e a potência é de respeitáveis 34,8 cv a 8.600 rpm (quase idêntico ao das BMW de 310 cilindradas) com 3,06 kgf.m de torque atingindo nas 7.500 rotações.
Acompanhando a tendência de desenvolvimento da tecnologia avançada dos motores de combustão interna, o motor de alta taxa de compressão da Zontes R310 é caracterizado pela economia de combustível, proteção ambiental e alto desempenho. O motor tem ótimo rendimento em baixas a médias rotações, e funcionamento suave graças ao eixo balanceiro, além de bastante gerenciável e fácil de usar na cidade.
O motor roda suavemente a 60 km/h na cidade, mas as vibrações surgem através do assento, guidão e pedaleiras quando se roda a 120 km/h nas estradas, mas é rápido o suficiente para um 312 cm³ quando o assunto são arrancadas nos semáforos ou ultrapassagens.
Os modos de condução Eco e Sport são facilmente selecionáveis no punho direito, e é visivelmente mais animado no Sport, com uma energia extra acima de 7.000 rpm e com corte de ignição em pouco mais de 10.000 rpm. No modo Eco, ela muda para o modo Sport nas 7.000 rpm automaticamente, o que pode ser bastante útil em uma ultrapassagem ou ao encarar uma ladeira.
A Zontes R310 teve uma média de 32 km/l na cidade em meio ao trânsito rodando no modo Eco, mas no modo Sport e esticando um pouco mais as marchas as médias ficaram em 28 km/l. Seja como for, a Zontes R310 tem boas médias de consumo, basta dosar a mão direita para conseguir médias maiores.
Suspensão e freio
Com 171 kg pronta para rodar, a Zontes R310 não parece uma máquina grande e intimidante, e esse é um dos atrativos. Na verdade, ela se mostrou leve e ágil em meio ao trânsito como qualquer rival, o que é um feito e tanto.
A suspensão dianteira invertida não ajustável e o monoamortecedor traseiro com regulagem na pré-carga da mola são bastante macios, embora bem acertados.
O guidão largo permite mudanças de trajetória rápidas e também que você incline a moto para curvas facilmente. Nas curvas, a aderência dos pneus montados em aros de 17 polegadas é boa e inspira confiança.
O sistema de freios conta com disco único na dianteira e na traseira, não tem uma pegada inicial forte, mas é bem progressivo quando se usa um pouco mais de força nas alavancas. O ABS Bosch é bem calibrado e não se mostrou intrusivo demais quando fortemente solicitado. A posição de pilotagem é confortável e neutra e, embora o assento seja um pouco macio, é bom o suficiente para longas distâncias.
Equipamentos e acessórios
No quesito acessórios é que a Zontes R310 pontua, porque os acessórios são requintados e com características de conveniência ao piloto. Ela vem equipada com ignição remota sem chave, painel TFT com diversos modos de visualização, sistemas elétricos para o assento e tampa do tanque de combustível, um painel estilo iPad abrangente e com diversos modos de visualização.
A trava do guidão também é eletrônica e basta segurar o botão vermelho no punho esquerdo por três segundos para obter o travamento. A Iluminação é full led e o acabamento dos plásticos, bem como a pintura, são refinados e de boa qualidade, com as cores do motor, mesa e punhos que dão um ar de sofisticação elevado.
Veredito
Minha justa opinião é que a Zontes R310 é dinamicamente tão capaz quanto qualquer rival e mais bem equipado, tendo como única desvantagem real o emblema desconhecido, mas se você pode conviver com isso, ela é perfeita. Gostei do custo-benefício, dos acessórios de auxílio ao piloto, do rendimento do motor e da autonomia, fora o visual agressivo e repleto de esportividade e sofisticação. Ela está disponível nas cores preta e azul.