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Yamaha XMax ABS: companheiro perfeito para cidade e estradas

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/08/2023
  • Atualizado: 23/08/2023 às 19:57
  • Por: Alexandre Nogueira

O Yamaha XMAX ABS é um scooter que faz com que quem esteja atrás do seu guidão se sinta o máximo. E apesar do trocadilho, isso é algo muito verdadeiro, pois ele desperta muita atenção de todos que estão no trânsito, seja de carro ou em motos de qualquer cilindrada.

Logo que chegou ao mercado brasileiro, o XMAX balançou o segmento de scooters de média cilindrada, nicho que tinha até então o Citycom 300 como seu principal exponente. Em questão de meses o modelo da Yamaha assumiu a liderança da categoria, deixando a concorrência para trás.

Se você quer deixar o transporte público, o scooter da Yamaha pode ser uma boa opção (Foto: Gustavo Epifanio)

E o XMAX ABS tem atributos que fazem jus a tamanho sucesso. Apesar de ter sido lançado em 2019 durante o Salão Duas Rodas, ele ainda tem uma aparência bem moderna, com linhas ousadas e que lhe conferem um visual invocado e instigante e que também impressiona pelo porte, que parece de um scooter maior, com a extensão e a largura do banco dando boa parte nessa impressão de tamanho.

As linhas marcadas por vincos e ângulos e os faróis alongados e delineados pelo DRL (Daytime Running Light) em LED dão ar de fúria ao scooter japonês.

Design do XMAX é agressivo (Foto: Gustavo Epifanio)

O XMAX ABS é encorpado, basta montar nele para você perceber que há espaço de sobra para se acomodar. Sentado com meu 1,8 m de altura, as pernas ficam com excelente espaço até o escudo frontal. A garupa também vai muito bem acomodada em um assento bastante amplo e confortável para encarar horas a fio. O guidão pode ser regulado em até 20 mm para frente ou para trás, e o completo painel digital está fixo na carenagem frontal do scooter, dando mais sensação de amplitude.

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Debaixo do grande assento do Yamaha XMAX cabem dois capacetes fechados. No escudo frontal há dois compartimentos, um deles com trava e tomada 12V.

Porta objetos do lado esquerdo é trancado, conferindo mais segurança para quem deixa o celular carregando (Foto: Gustavo Epifanio)

O XMAX ABS tem motor monocilíndrico de quatro válvulas e refrigeração líquida, capaz de render, segundo a Yamaha, 22,8 cv a 7.000 rpm e 2,5 kgf.m a 5.550 rpm de potência e torque máximos, respectivamente. Silencioso e de respostas rápidas, é a partir das 4.500 rpm que você sente o empurrão mais forte, ganhando velocidade rapidamente.

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Eu estava curioso para saber da desenvoltura do XMAX nas estradas e por isso este teste teve sua maior parte de rodagem nas rodovias de São Paulo, pelo litoral norte e pelo interior. Parti da praia de Camburi, em São Sebastião, em direção a São Pulo, num percurso de 160 km, e de São Paulo parti rumo a São Roque, a pouco mais de 100 km da capital paulista. A rodovia Rio-Santos é bastante sinuosa, cheia de subidas e descidas e longas retas, então pude comprovar a ótima performance do motor de 250 cilindradas, com ótimas retomadas e forte aceleração nas ladeiras, bem como ótima velocidade de cruzeiro nas retas, onde cheguei a ver 140 km/h no belo mostrador analógico, e sem o menor esforço.

XMAX vai bem tanto na cidade quanto em curtas viagens (Foto: Gustavo Epifanio)

O motor diverte, acelera rápido e tem baixo nível de vibração e ruído. As respostas permitem uma tocada tranquila na cidade e na estrada. Nas rodovias é possível viajar em velocidade de cruzeiro de 120 km/h com sobra no acelerador. O XMAX é o único da categoria de média cilindrada com controle de tração, é difícil senti-lo atuar, mas em paralelepípedos ou em piso muito liso, às vezes é possível sentir o corte da ignição para evitar as derrapadas. Quanto ao consumo, mostrado no computador de bordo do amplo display digital, cheguei a ver entre 25 e 30 km/l rodando a 100 km/h, e 20 a 25 km/l rodando a 120 km/h, uma excelente marca para um motor de 250 cilindradas que carrega 180 kg de peso do conjunto.

Mais virtudes do Yamaha XMAX ABS 

O Yamaha XMAX ABS impressiona pela suavidade com que roda na cidade, as suspensões absorvem muito bem as irregularidades e, diferente da maioria dos scooter, não tem o desagradável trepidar no guidão, nem aquela pancada nas costas vinda dos amortecedores traseiros de pouca progressividade.

O XMAX tem o garfo dianteiro igual ao de motocicletas, com duas mesas, garantindo maior firmeza ao conjunto frontal. A direção do XMAX é precisa, e fazer curvas com ele é divertido, podendo inclinar bastante sem preocupação, e ele transmite bastante confiança para o piloto.

O scooter da Yamaha tem sistema de freios assistido por ABS para cada disco das duas rodas, o que ajuda nas frenagens de emergência, é um tanto áspero, principalmente em piso escorregadio. É preciso tato, pois ele atua depois de uma pequena derrapagem da roda traseira, o que pode causar sustos. O maior número de novidades tecnológicas do XMAX, a ciclística mais avançada e o design mais atual agradam desde o motociclista iniciante até os mais experientes.

Mobilidade é a ordem do momento, por isso os scooters estão em alta. A praticidade dos porta-objetos, a agilidade dentro da cidade e a economia de combustível são os fatores que agradam. Os médios de 250 até 300 cilindradas são excelente opção para quem já tem experiência com um scooter menor e quer subir de categoria, já que proporcionam desempenho superior e muito satisfatório, inclusive para encarar estradas em pequenas viagens.

Embaixo do assento o espaço é bastante amplo e comporta dois capacetes e mais algum ítem pequeno, e ainda há dois compartimentos na carenagem frontal, com um deles dotado de tomada 12 V para recarregar periféricos eletrônicos e ainda é trancado pelo sistema de chave por sensor de presença.

O farol e a lanterna traseira são em LED mas as seta ainda usam lâmpadas convencionais. O comando do painel é através de um botão no punho direito onde seria o botão de partida, que agora fica junto com o botão para desligar o motor. Vale lembrar que ao baixar o descanso lateral o motor também é desligado por segurança para evitar quedas caso um desavisado acelere a máquina.

O XMAX é um projeto novo e recheado de soluções inovadoras em tecnologia para ajudar na pilotagem e ampliar a segurança, entregando praticidade e diversão com muita competência. O preço é de R$ 30.690 e as cores oferecidas são azul fosco, verde fosco e vermelho sólido. O Yamaha XMAX ABS também conta com quatro anos de garantia, a maior do mercado para a categoria. 

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