A Yamaha Ténéré 700 reinou soberana ao redor do mundo desde seu lançamento global em 2019, redefinindo o que significa ser uma moto de aventura. Agora, ela finalmente desembarca em solo brasileiro, e a pergunta que todos se fazem é: a lenda faz jus à espera? A resposta é um sonoro sim. A Ténéré 700 que chega ao Brasil não é uma moto com suspensão elevada, mas uma máquina genuína, purista e focada em te levar para onde a aventura realmente acontece, sem o peso e a complexidade de suas rivais maiores.

Yamaha Ténéré 700: o segredo é a simplicidade
O coração da Ténéré 700 é o motor bicilíndrico CP2 de 689 cm³, uma usina de força que já provou seu valor em modelos como a MT-07. Sua principal característica é uma entrega de torque suave e linear, que faz toda a diferença em terrenos irregulares. Com cerca de 68 cv de potência e um torque de 6,8 kgf.m o motor da Ténéré não é o mais potente do mercado, mas seu desempenho é incrivelmente previsível.

Essa característica inspira confiança e permite que o piloto se concentre em navegar pela trilha, e não em gerenciar uma avalanche de potência. É um motor que se sente à vontade tanto em estradas abertas quanto em subidas técnicas, oferecendo o equilíbrio perfeito entre desempenho e controle. O motor é bem elástico e por isso as marchas parecem longas e permite rodar no off sem trocas de marchas contante e com o torque alí de prontidão.

Ciclística de enduro, conforto de big trail
A mágica da Ténéré 700 reside em sua ciclística. A moto é surpreendentemente leve e estreita, o que a torna incrivelmente ágil e fácil de pilotar, tanto sentado quanto em pé. A suspensão de longo curso — garfo invertido de 43 mm, multiajustável na frente e um monoamortecedor multiajustável na traseira — foi projetada para absorver os impactos e lidar com os desafios das piores estradas e trilhas.

Nos testes off-road, a moto se mostra intuitiva, com uma resposta de direção precisa que a faz parecer muito menor do que realmente é. Ela é ágil, leve e obediente, parece flutuar sobre areia e pedras, pois sua capacidade de superar obstáculos é digna de uma moto de enduro. A Ténéré 700 não promete aventura, ela a entrega.
A Ténéré 700 oferece controle total com ABS e TCS (controle de tração) ajustáveis por um botão. O ABS tem três modos, permitindo desativar a atuação na roda traseira, desativar nas duas rodas ou ligado nas duas rodas, enquanto o controle de tração pode ser desligado diretamente no painel, oferecendo controle total ao piloto quando o bom pavimento acaba.

Uma olhada no futuro
A Ténéré 700 vem equipada com um painel vertical TFT de 6.3 polegadas com conectividade Bluetooth através do aplicativo Y-Connect da Yamaha, que desbloqueia uma série de funcionalidades, incluindo atender chamadas, ouvir música e utilizar a navegação “turn-by-turn”.
O preço é de R$ 72.990 mais o frete. A garantia é de 4 anos, e isso só reforça a tradição e a qualidade dessa marca legitimamente japonesa.