Testes FZ15 Yamaha

Yamaha Fazer FZ15 ABS Connected 2025: desempenho, estilo e conectividade nas ruas

  • Publicado: 02/08/2025
  • 3 Minutos de leitura

A Yamaha Fazer FZ15 ABS Connected 2025 chega com uma proposta ousada: entregar uma experiência de pilotagem premium, com design, segurança e conforto que a colocam em uma categoria à parte. O segmento das motos de 150 a 160 cilindradas no Brasil é um campo de batalha, dominado há anos por modelos que prezam pela robustez, economia e simplicidade.

imagem lateral da yamaha FZ15

Primeira impressão: olhos nos olhos 

Ao primeiro olhar, a nova FZ15 mostra um visual imponente, com linhas musculosas e um tanque de combustível esculpido que dá a sensação de estar diante de uma moto de maior cilindrada. O farol de LED, herdado da família MT, é um toque de modernidade que a diferencia completamente de suas concorrentes. A FZ15 atrai olhares por onde passa com um estilo autêntico de naked urbana. 

imagem lateral traseira da yamaha FZ15

Motor e desempenho: suavidade em primeiro lugar 

No coração da Fazer FZ15 ABS Connected 2025, pulsa o conhecido motor monocilíndrico SOHC de 149 cm³, BlueFlex, que entrega cerca de 11,6 cv de potência com gasolina e 11,7 cv com etanol, com 1,3 kgf.m de torque com ambos os combustíveis. É aqui que precisamos ser honestos: a FZ15 não é a mais potente da categoria, mas a diferença é quase imperceptível nos deslocamentos urbanos. A Honda CG 160 Titan, com seus 162,7 cm³, oferece 14,4 e 14,7 cv com gasolina e etanol respectivamente, e 1,4 kgf.m de torque. A Haojue DK 160 tem um motor de 162 cm³ que entrega 16 cv de potência e 1,4 kgf.m de torque. 

imagem do motor da yamaha FZ15 ABS Connected

No entanto, o motor da FZ15 é um primor de suavidade e eficiência. A entrega de potência é linear e previsível, ideal para o trânsito caótico das cidades, e o câmbio de cinco marchas, preciso e macio, complementa a experiência. É uma moto ágil e responsiva no uso urbano, mas sem a “agressividade” da CG, focando mais em refinamento. Na cidade, rodando numa boa sem arrancadas e acelerações em altas rotações, é possível atingir médias acima de 40 km/l facilmente

imagem do piloto em ação com a Fazer FZ15

Impressões ao pilotar: a grande revolução 

É na pilotagem que a Fazer FZ15 se destaca e justifica seu lugar de “premium” no segmento. A ciclística é o seu grande trunfo. A suspensão traseira monoshock, algo inédito na categoria, absorve as imperfeições do asfalto com uma eficiência surpreendente, transmitindo mais estabilidade e conforto. A sensação de segurança é ampliada pelos pneus largos (100/80 na dianteira e 140/60 na traseira), que garantem uma excelente aderência nas curvas e um visual de moto maior. 

imagem do piloto em curva com a Fazer FZ15

E o pacote de segurança se completa com o ABS na roda dianteira, um item que a coloca à frente da Haojue DK 160 e até mesmo da CG 160 Titan, que oferecem apenas o sistema de freios combinados (CBS). Os freios a disco nas duas rodas da FZ15 são eficientes e fáceis de dosar. 

imagem do disco de freio dianteiro com abs da Fazer FZ15

A Yamaha Fazer FZ15 ABS Connected é a moto para o motociclista que não quer apenas um meio de transporte, mas sim uma máquina que combine a confiabilidade e a economia da categoria 150/160 com um toque de exclusividade e paixão. Ela abdica um pouco da potência bruta das concorrentes em troca de um pacote que prioriza design, tecnologia e, acima de tudo, a segurança com o ABS.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Notícias relacionadas

Conteúdo Recomendado