O Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected chegou ao mercado com a missão de inovar no concorrido segmento dos scooter urbanos de 125 cm³, onde a eficiência e a agilidade são cruciais. A grande bandeira do Fluo é sua motorização mild-hybrid (híbrido leve), uma tecnologia que a posiciona diretamente contra rivais estabelecidos, como o Honda PCX. Este teste detalhado analisa as especificações, a experiência de pilotagem e, mais importante, o valor real do investimento em sua tecnologia diferenciada.

Especificações técnicas e a engenharia híbrida
O Fluo é construído em torno do motor Blue Core de 125 cm³, SOHC, refrigerado a ar, já conhecido por sua eficiência energética. A potência máxima deste propulsor atinge cerca de 9,5 cv a 8.000 rpm, complementada por um torque de aproximadamente 1,1 kgf.m a 5.500 rpm.

Em termos de segurança passiva, a moto adota um conjunto de freios composto por disco na dianteira e tambor na traseira, operando com o sistema ABS dianteiro.

O grande diferencial, no entanto, é o sistema Power Assist, que caracteriza o Fluo como um mild-hybrid. Ao acelerar, a Unidade de Controle do Motor (ECU) aciona o Smart Motor Generator (SMG) para injetar assistência elétrica por aproximadamente 3 segundos.

Esta intervenção sutil de torque elétrico ocorre nos momentos cruciais de saída e retomada, quando a inércia é maior. Além disso, o Fluo conta com o Stop & Start System, que desliga o motor em paradas nos semáforos, por exemplo, e o religa de forma instantânea e silenciosa ao menor toque no acelerador, maximizando a economia de combustível.

Impressões de pilotagem: agilidade híbrida
O Fluo oferece uma pilotagem tipicamente Yamaha: leve, intuitiva e com boa ergonomia. A posição de pilotagem é confortável e o assento é bem dimensionado. O peso a seco é mantido baixo, conttecribuindo para a agilidade em manobras.

O Fator Power Assist: Na prática, o sistema híbrido é sutil, mas notável. A assistência elétrica entra em ação prontamente, fornecendo um torque extra no momento exato em que o scooter mais precisa, seja para sair de um semáforo ou para realizar uma ultrapassagem rápida. Isso suaviza o “buraco” de aceleração que muitas vezes se sente nos scooters de 125 cm³.

O sistema Stop & Start também é eficiente, desligando o motor em paradas longas e religando-o instantaneamente e silenciosamente com o auxílio do SMG, maximizando a economia de combustível.

O conjunto de suspensão é simples, mas dá conta da proposta, e o sistema de freios com disco único dianteiro com ABS e tambor traseiro cumprem bem sua função urbana, oferecendo estabilidade e segurança.
Diferenciais contra os concorrentes
O Yamaha Fluo Hybrid ataca o segmento com vantagens claras sobre seus rivais diretos, como a Honda PCX e dentro da própria casa com o Nmax 160:
- Tecnologia Híbrida: este é o maior diferencial. Enquanto o PCX e NMax utilizam motores a combustão tradicionais, o Fluo Hybrid oferece a tecnologia mild-hybrid, que não só melhora o desempenho no uso urbano (aceleração) como contribui para uma melhoria marginal na eficiência de combustível, posicionando-o como o scooter mais avançado da categoria em termos de motorização.
- Painel Digital: o Fluo conta com um painel digital completo, que fornece informações claras, incluindo o status de atuação do sistema híbrido, conferindo um toque de modernidade superior a alguns concorrentes.
- Design Moderno: o visual do Fluo é arrojado e esportivo, afastando-se do design mais conservador de alguns modelos rivais, atraindo um público mais jovem ou que busca diferenciação estética.
O Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected 2026 está disponível nas cores branco metálico, preto metálico, azul metálico e vermelho sólido com preço de R$ 16.790 mais R$ 944 de frete e seguro de frete.