Testes

Triumph Trident 660 2025: Simplificando a diversão no asfalto 

  • Publicado: 10/05/2025
  • 4 Minutos de leitura

A Triumph juntou o tradicional e carismático motor de três cilindros com uma eletrônica moderna a um simples, mas competente, conjunto ciclístico para oferecer muita diversão de forma descomplicada. A Triumph Trident 660 chegou ao Brasil como uma lufada de ar fresco no segmento naked de média cilindrada, prometendo um equilíbrio irresistível entre o carisma do motor tricilíndrico, a agilidade do chassi e um pacote eletrônico moderno, tudo isso com um preço competitivo.

imagem Triumph Trident 660 2025
Triumph Trident 660 2025 – foto: Gustavo Epifanio

Em nosso teste, a Trident 660 se mostrou uma porta de entrada emocionante para o mundo Triumph, ideal tanto para o uso diário quanto para os passeios de fim de semana, esbanjando um estilo minimalista e uma pilotagem fácil e intuitiva.

imagem traseira Triumph Trident 660 2025
Visual minimalista com forte identidade – foto: Gustavo Epifanio

Detalhes técnicos

O coração da Trident 660 é o motor de três cilindros em linha, com 660 cm³, refrigeração líquida e 12 válvulas (DOHC). Ele entrega uma potência máxima de 81 cv a 10.250 rpm e um torque máximo de 6,6 kgf.m a 6.250 rpm. A alimentação é feita por injeção eletrônica multiponto sequencial com acelerador eletrônico (Ride-by-Wire), que permite a implementação dos modos de pilotagem. O sistema de escape 3 em 1 em aço inoxidável com ponteira baixa lateral proporciona um ronco característico e agradável. A transmissão é de seis velocidades, com embreagem assistida e deslizante, a que oferece um acionamento leve e previne o travamento da roda traseira em reduções bruscas.

imagem do motor da Triumph Trident 660 2025
Motor de 3 cilindros é marca registrada da Casa de Hinkley – foto: Gustavo Epifanio

LEIA MAIS: Moto Morini inicia produção no Brasil; fábrica em Manaus e três modelos

O chassi é do tipo perimetral tubular de aço, projetado para oferecer agilidade e estabilidade. A suspensão dianteira conta com garfo invertido Showa de 41 mm com função separada (SFF), enquanto a traseira utiliza um monoamortecedor de mesma marca com ajuste na pré-carga da mola. As rodas são de liga de alumínio de 17 polegadas, calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. Os freios são Nissin, com dois discos de 310 mm e pinças de dois pistões na dianteira, e um disco de 255 mm com pinça de pistão único na traseira, ambos com ABS cornering. O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros e o peso em ordem de marcha é de 189 kg.

Consumo

Rodando numa boa na cidade o consumo fica na média dos 20 km/l. Na estrada eu vi 25 km/l no computador de bordo, rodando a 100 km/h, mas com o acelerador totalmente aberto na tocada apimentada cheguei a ver 9 km/l, por isso é bom ficar atento quando for correr nas estradas para evitar surpresas com pane seca.

imagem do piloto em ação com a Triumph Trident 660 2025
Pequena, ágil e precisa – foto: Gustavo Epifanio

Eletrônica embarcada

A nova Triumph Trident 660 vem equipada com um pacote eletrônico funcional e intuitivo, veja:

Acelerador eletrônico ride-by-wire que proporciona diferentes modos de pilotagem e uma resposta precisa do acelerador.

Modos de pilotagem Road para uso geral, com resposta suave do acelerador e intervenção equilibrada do controle de tração e Rain para condições de chuva, com resposta mais suave e maior intervenção do controle de tração.

Controle de tração comutável que permite ao piloto escolher entre os modos de controle de tração ou desativá-lo completamente.

Painel TFT colorido multifuncional que exibe todas as informações essenciais de forma clara e permite a interação com os modos de pilotagem e outras configurações. Preparado para o sistema de conectividade My Triumph (disponível como acessório), oferece navegação curva a curva, controle de música e telefone.

Freios com auxílio ABS corner que garante frenagens seguras em diferentes condições de aderência, principalmente nas curvas.

Iluminação Full LED com farol, lanterna e indicadores de direção em LED, proporcionando excelente visibilidade e um visual moderno.

Piloto automático que garante conforto extra nas longas jornadas.

imagem do painel tft da Triumph Trident 660 2025
Painel TFT com computador de bordo – foto: Gustavo Epifanio

Impressões ao pilotar

A agilidade do chassi e a suspensão bem calibrada inspiram confiança nas curvas, tornando a pilotagem divertida e previsível. Rodar em meio ao trânsito torna-se uma tarefa fácil e nada cansativa com esta naked magrela. Os freios Nissin oferecem uma boa mordida e modulação, transmitindo segurança ao piloto, funcionando de forma suave nas baixas velocidades e garantindo frenagens muito potentes nas altas velocidades e o ABS para curvas auxilia os pilotos menos experientes naquela “errada” ao atacar curvas. A eletrônica embarcada é discreta e eficaz, quase imperceptível tamanha a precisão, intervindo quando necessário para manter a pilotagem segura.

imagem do piloto em ação com a nova Triumph Trident 660 2025
Ótima performance no asfalto – foto: Gustavo Epifanio

Cores e preços

A Triumph Trident 660 está disponível no Brasil em duas versões: a versão de entrada menos equipada com eletrônica embarcada e com preço de R$ 49.990, e a nova Trident, dotada de alta tecnologia eletrônica com preço de R$ 50.990.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado