Testes Tiger Sport 800 Triumph

Triumph Tiger Sport 800 é a nova crossover que equilibra aventura, esportividade e conforto

  • Publicado: 26/07/2025
  • 3 Minutos de leitura

A Triumph Tiger Sport 800 compartilha seu DNA com a bem-sucedida Tiger Sport 660, mas não é uma simples cópia. Exceto pelo painel, rodas, freio traseiro e alguns componentes do motor, quase tudo foi redesenhado ou elevado. A base da estrutura e geometria da 660 foi mantida, capitalizando sua ergonomia neutra e pilotagem responsiva. 

imagem lateral Triumph Tiger Sport 800

A usina poderosa 

A grande estrela da Tiger Sport 800 é o motor tricilíndrico de 798 cm³ praticamente novo, com a configuração de virabrequim de 120 graus (diferente dos T-plane Triples das ADV). Compartilhando arquitetura com os motores 660 e 765, ele tem o mesmo diâmetro de 78 mm da Street Triple 765, mas com um curso mais longo de 55,7 mm, garantindo mais torque. 

imagem motor Tiger Sport 800

Para quem busca desempenho, a Tiger Sport 800 entrega 113 cavalos de potência a 10.750 rpm e 8,5 kgf.m de torque a 8.500 rpm. Essa potência vem de um trio de corpos de borboleta de 44 mm, um novo cabeçote com válvulas e dutos retrabalhados, e perfis de comando de válvulas redesenhados.

imagem quickshifter Tiger Sport 800

Pistões e bielas atualizados, junto com uma nova estratégia de contrapeso, contribuem para um motor mais robusto. O câmbio de 6 velocidades foi reformulado com engrenagens mais fortes e otimizadas, e o quickshifter bidirecional é de série. 

imagem piloto em curva com a Triumph Tiger Sport 800

Essa força é domada por um pacote de auxílios ao piloto com IMU, incluindo controle de tração ajustável (Rain, Road, Sport; Off), ABS em curvas (Road) e controle de cavalinho, todos integrados em três modos de pilotagem (Rain, Road e Sport). O controle de cruzeiro também é padrão, adicionando conforto em viagens.

  • imagem do painel tft da Triumph Tiger Sport 800
  • imagem dos controles eletrônicos da Triumph Tiger Sport 800

Ciclística afiada e conforto para a estrada 

O chassi tubular de aço da Tiger Sport 800 é derivado da 660, com um braço oscilante de aço específico. As suspensões Showa (garfo invertido de 41mm na frente, ajustável em compressão e retorno; e monoamortecedor traseiro Showa com ajuste remoto de pré-carga e retorno) foram redesenhadas com taxas de amortecimento aumentadas para lidar com seus 214 kg (472 libras) de peso úmido e maior potência.

imagem piloto em ação com a Triumph Tiger Sport 800

Ambas oferecem 150 mm (5,9 polegadas) de curso, absorvendo bem as imperfeições e proporcionando uma pilotagem equilibrada. O peso em ordem de marcha é de 214 kg.

piloto em curva radical com a Triumph Tiger Sport 800

Os freios J.Juan, com discos duplos de 310 mm na frente e pinças radiais de 4 pistões, além de um disco traseiro de 255 mm, garantem uma frenagem potente e precisa.

  • imagem do freio dianteiro da Triumph
  • imagem da roda traseira da Triumph
  • imagem do amortecedor traseiro da Triumph
  • imagem da suspensão dianteira da Triumph
  • imagem da regulagem do monoamortecedor traseiro da Triumph

Com rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus Michelin Road 5 (120/70 R 17 na frente e 180/55 R 17 na traseira), a aderência e a manobrabilidade são excepcionais, mesmo em condições climáticas desafiadoras. O preço da Triumph Tiger Sport 800 é R$ 69.190 nas cores amarela ou preta.

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