A Triumph Tiger 900 GT Pro é uma moto que redefine os padrões da categoria adventure de médio porte. Com um design moderno e agressivo, a Tiger 900 GT oferece um equilíbrio perfeito entre desempenho, conforto e tecnologia, tornando-a uma excelente opção para longas viagens e aventuras off-road leves.
Imagens: Gustavo Epifanio
Motor de três cilindros é a principal atração
O icônico motor de três cilindros em linha da Triumph é a coisa mais óbvia que diferencia esta moto de qualquer outra da categoria. Eu sempre apreciei o zumbido suave deste motor, pois ele é tanto eficaz quanto único. Dito isso, uma característica que sempre senti falta ao pilotar a Tiger 800 era o torque oferecido nas rotações mais baixas. O reajuste do motor para a Tiger 900 coloca o torque na faixa de rotações mais baixas, e essa é a principal característica a ser apreciada na moto.
Com novos pistões, um sistema de admissão maior, um escapamento Akropovič redimencionado para ganho de potência e a taxa de compressão elevada para 13,0:1, a potência passou de 93,9 cv a 8.750 rpm para 108 cv a 9.500 rpm, e o torque agora atinge 9,2 kgf.m a 6.850 rpm. E tudo isso sem qualquer aumento de peso, além de ser mais eficiente e ter a queima mais limpa.
VEJA TAMBÉM: Opinião – O Volkswagen Fusca, a Honda CG e o arroz com feijão
Com uma curva de torque bem plana, a Tiger 900 oferece a potência desejada em qualquer marcha, em qualquer velocidade, basta enrolar a manopla do acelerador eletrônico para obter respostas instantâneas e vigorosas. O motor é bastante elástico e permite rodar em uma única marcha por longos trechos sem esgoelar nas rotações.
Chassi, suspensões e freios
O chassi em aço tubular agrega suspensões da melhor qualidade. Na dianteira, o garfo invertido de 45 mm Marzocchi com ajuste manual do amortecimento de compressão e retorno, tem curso de 180 mm, e na traseira, o monoamortecedor Marzocchi tem ajuste eletrônico da pré-carga e do retorno, com curso de 170 mm. O conjunto é impecavelmente equilibrado e atende quaisquer solicitações do piso com maestria, garantindo alta performance e muito conforto.
O sistema de freios de última geração é composto por dois discos flutuantes de 320 mm, pinças monobloco de 4 pistões Brembo Stylema, cilindro mestre radial e ABS multimodal otimizado para curvas, que tem ótima modulabilidade inicial para baixas velocidades e trechos de terra, além de muita potência quando exigido fortemente nas altas velocidades. Na traseira, os serviços ficam a cargo de um disco único de 255 mm com pinça deslizante de pistão único e ABS multimodal otimizado para curvas.
A Tiger 900 GT utiliza rodas de liga leve com a dianteira de 19 polegadas e a traseira de 17 polegadas, montadas com pneus Metzeler TouranceTM Next de perfil esportivo exclusivos para o bom asfalto e que garantem muita segurança e confiança nas curvas, principalmente de alta.
Aparatos Eletrônicos e Assistentes de Pilotagem
A Tiger 900 GT está repleta de tecnologia, com diversos sistemas eletrônicos que auxiliam o piloto e garantem uma pilotagem mais segura e prazerosa. Entre os destaques, podemos citar:
- Modos de condução: A moto possui diversos modos de condução, como Road, Rain e Sport, que ajustam a resposta do motor, do controle de tração e do ABS de acordo com as condições do terreno.
- Controle de tração: O sistema de controle de tração é ajustável e pode ser desligado, permitindo ao piloto adaptar a moto ao seu estilo de pilotagem.
- ABS: O sistema de freios ABS garante uma frenagem segura e eficiente, evitando que as rodas bloqueiem em situações de emergência.
- Painel TFT: O painel de instrumentos TFT colorido de sete polegadas oferece uma ampla gama de informações, como velocidade, rotação do motor, nível de combustível, temperatura do motor e modos de condução, tudo controlado facilmente pelo famoso joystick no punho esquerdo.
- Conectividade: A moto permite conectar o smartphone ao painel de instrumentos com o app My Triumph, permitindo acessar funções como navegação, listas de reprodução de músicas, navegação e controle da GoPro.
Triumph Tiger 900 GT Pro: Auxílios ao piloto
O tanque de combustível comporta 20 litros e garante mais de 400 km de autonomia rodando a 100 km/h nas estradas. O ajuste do parabrisas ainda é manual e o assento é aquecido, bem como as manoplas. Ao lado da trava do assento há uma tomada USB e um soquete 12V.
A Tiger 900 GT Pro oferece um modo de condução personalizável adicional, um quickshifter bidirecional “Triumph Shift Assist”, luzes auxiliares de LED, cavalete central e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Triumph Tiger 900 GT Pro: Conclusão
Em resumo, a Triumph Tiger 900 GT Pro é uma moto completa e versátil, que combina desempenho, conforto e tecnologia, e que além de tudo, elevando o patamar do segmento ao oferecer uma ótima qualidade de passeio com uma satisfação e confiança enormes na tocada.
Se você busca uma adventure de médio porte para explorar o mundo, a Tiger 900 GT Pro é uma excelente opção. Os preços partem de R$ 77.490.
Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn