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Triumph Scrambler 400 XC: testamos a nova clássica off-road premium no asfalto e na terra

  • Publicado: 13/12/2025
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O lançamento da Triumph Scrambler 400 XC no Brasil marca um momento decisivo para o segmento de motocicletas premium de baixa e média cilindrada. Não se trata apenas de uma variação estética sobre uma plataforma existente, mas sim de um refinamento de engenharia focado em entregar capacidade off-road real. A 400 XC (onde “C” evoca o conceito Cross-Country) é a materialização da promessa da Triumph de oferecer uma máquina acessível, com o inconfundível DNA britânico, mas sem hesitar quando o asfalto cede à terra.

imagem Triumph Scrambler 400 XC
Triumph Scrambler 400 XC 2026 – foto: Divulgação

O sucesso da linha 400 já estava consolidado, mas a 400 XC nasce para satisfazer o motociclista que leva a sério o espírito Adventure, exigindo mais do que apenas a aparência robusta.

imagem traseira Triumph Scrambler 400 XC
Acabamento requintado – foto: Divulgação

O coração pulsante e a base sólida

No cerne da Scrambler 400 XC pulsa o mesmo motor que tem sido aclamado por sua combinação de caráter e desempenho. O monocilíndrico 398 cm³ DOHC, refrigerado a líquido, entrega 40 CV de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Estes números são perfeitamente ajustados à proposta Scrambler, garantindo um torque substancial nas baixas e médias rotações – essencial para a tração em terrenos soltos – e potência de sobra para uma velocidade de cruzeiro confortável na estrada.

imagem do motor da Triumph Scrambler 400 XC
Proteção de cárter e motor – foto: Divulgação

A transmissão é de seis velocidades, contando com embreagem deslizante e assistida, um luxo que suaviza as reduções de marcha, especialmente útil em descidas íngremes e no trânsito urbano. A gestão eletrônica é moderna, incluindo Acelerador Eletrônico (Ride-by-Wire) e Controle de Tração desligável, um recurso vital que separa as verdadeiras scramblers das motos de asfalto adaptadas. 

imagem da ponteira do escapamento da Triumph Scrambler 400 XC
Ponteira dupla agrega o visual scrambler – foto: Divulgação

A diferenciação crucial: XC e X 

A verdadeira história da 400 XC é contada na ciclística, onde ela se distancia da sua irmã, a 400 X, para justificar a sua ambição na terra. A Triumph fez alterações cirúrgicas que impactam diretamente a pilotagem off-road

  1. Roda Dianteira: a 400 X usa uma roda dianteira de 19 polegadas, ideal para a agilidade no asfalto. A 400 XC adota uma roda raiada de 19 polegadas para usar pneus sem câmara. As rodas raiadas melhoram dramaticamente a capacidade de superar obstáculos, como raízes, pedras e buracos, e confere maior estabilidade direcional em pisos irregulares e cascalho. 
  1. Suspensão e Distância ao Solo: ambas usam suspensões de qualidade (garfo invertido e monoamortecedor traseiro), com curso de 150 mm na dianteira e 150 mm na traseira. Com essa maior amplitude, a moto ostenta uma boa distância ao solo, protegendo o cárter e o sistema de escape de impactos em terrenos mais agressivos. 
  1. Ergonomia e Proteção: a ergonomia é adaptada para a aventura. O guidão é largo e elevado, proporcionando melhor alavancagem e controle ao pilotar de pé. A XC já vem equipada de série com proteções de cárter e de motor, além de proteções de mãos, itens essenciais para a durabilidade e segurança em trilhas.
imagem do freio dianteiro da Triumph Scrambler 400 XC
Disco dianteiro de 320 mm e ABS – foto: Divulgação

Impressões ao pilotar: o verdadeiro prazer na terra 

Ao pilotar a Scrambler 400 XC, o piloto sente que está em uma moto mais séria e competente. A postura é dominante e vai muito bem para pilotos até 1,80 m; a altura do assento é perfeitamente gerenciável e o novo guidão induz a uma pilotagem mais ativa

imagem piloto em ação com a Triumph Scrambler 400 XC
Proposta para off-road leve – foto: Divulgação

Na transição do asfalto para o cascalho, a roda 19” absorve as irregularidades com tranquilidade. O motor, previsível e com torque bem distribuído, permite que a moto seja facilmente controlada com o acelerador. E para os entusiastas da aventura, a possibilidade de desligar o Controle de Tração é libertadora. Sem a intervenção eletrônica, é possível usar a derrapagem da roda traseira para guiar a moto em curvas de terra solta, maximizando a diversão e a sensação de domínio.

imagem do piloto em ação na terra com a Triumph Scrambler 400 XC
Boa ergonomia para o off-road – foto: Divulgação

400 XC não é uma enduro, mas é, inegavelmente, a Scrambler mais competente da sua classe em termos de capacidade off-road de média cilindrada. Ela garante que a aventura comece onde o asfalto termina, sem a necessidade de uma moto de cilindrada excessiva ou de um investimento proibitivo. Mas ela tem suas limitações, afinal ela não é uma moto puramente off-road, ela tem dotes e uma certa aptidão fora de estrada, por isso não espere passar ileso em trilhas muito apertadas, esburacadas e escorregadias, pois ela não foi feita para isso, até mesmo pelo fato da suspensão dianteira com curso de apenas 150 mm. Ela encara um off-road leve, uma estrada de terra para chegar naquela pousada ou no canto daquela praia mais escondida.

imagem fronta da Triumph Scrambler 400 XC
Para-lamas alto e para-brisas ampliam visual off-road – foto: Divulgação

Veredicto final 

Triumph Scrambler 400 XC é uma máquina refinada, projetada com ajustes milimétricos na ciclística para aprimorar a capacidade off-road. Ela honra o legado scrambler da marca com qualidade de construção premium e uma relação custo-benefício que a torna uma porta de entrada irresistível para o mundo Adventure. O preço é de R$ 37.990.

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