Calçada nos modelos das motos do segmento trail e cross dos anos 1970, a Triumph Scrambler 1200 X representa bem as motos aventureiras da época, mas logicamente com tecnologia de última geração. A Triumph é de longe a fábrica que mais tem motocicletas clássicas no seu line up, isso é inegável. Sem dúvida, uma das linhas mais icônicas é a das scrambler e a versão de 1.200 cm³ é no mínimo excitante.

A versão 1200 X
Comparada à versão Scrambler 1200 XE, a versão X é mais acessível no que diz respeito à altura, mais fácil de montar e de apoiar os pés no chão, já que suas suspensões são mais baixas e o banco fica a 820 mm do chão (870 mm na XE).
Assim, uma vez montado, você se encaixe e comprova a boa ergonomia, posição relaxada e o triângulo ergonômico do quadril, guidão e pés, permite pilotar muitos quilômetros sem cansaço. Por outro lado, as jornadas mais longas poderiam ser melhores se a camada de espuma do banco fosse um pouco mais generosa, coisa que o design clássico do banco tipo “flat” não permitiu.

Pegada empolgante
O motor de dois cilindros, 1.200 cm³, refrigeração líquida e defasagem de 270° na ignição tem muito torque, são 11 kgf.m a 4.250 rpm e você sente o empurrão brabo logo no início do giro do acelerador, obrigando o piloto a segurar firme no guidão para não ficar para trás.

As arrancadas são fortes e, à medida que você toca o pedal de câmbio, o quickshifter faz o engate em uma fração de segundo com precisão, ajudando a ganhar velocidade e manter o nível de endorfina em alta. O escape que ladeia a lateral direita da moto, com as duas belas ponteiras, emite um som grave, que embora não seja um som esportivo, tem ronco diferenciado e entusiasmante. Mas, o design do escape que caracteriza a Scrambler, cobra no conforto, já que sua curva está muito próxima da perna e esquenta à beça, principalmente no trânsito urbano.

Eletrônica completa
Ao contrário das motos que inspiraram o segmento, sem nenhuma assistência para a pilotagem, as novas Triumph Scrambler 1200 estão repletas de tecnologia para a segurança e conforto do piloto. Sendo assim, a versão, a 1200 X, tem quatro modos de pilotagem (Rain, Road, Sport e Off-Road), e em todos é possível alterar alguns parâmetros como, entrega de potência, controle de tração e ABS.

Por sua vez, o ABS é do tipo cornering (com assistência em curva) e pode ser desligado em alguns modos de pilotagem. O mesmo acontece com o controle de tração, o modo off-road desliga ABS e mantém o controle de tração em nível bem permissivo, ou seja, deixa a moto derrapar um pouco e volta a entrar em ação, mas também pode ser desligado. Iluminação total LED, painel redondo e minimalista em TFT com conectividade via Bluetooth e piloto automático completam o bom pacote eletrônico da Scrambler 1200 X.

Suspensões e freios
Apesar dos conjuntos de suspensões serem Marzocchi nos dois modelos, as da versão X têm curso menor (170 mm, contra 250 nas da XE) e carece de regulagens. A composição conta com bengalas invertidas de 45 mm de diâmetro sem ajustes na dianteira e atrás o monoamortecedor conta com regulagem na pré-carga da mola.

O conjunto de rodas raiadas com aro de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira foi projetado para quem quer enfrentar o off-road, terreno em que a irmã com suspensões de curso maior e totalmente reguláveis encara com mais facilidade.
Por sua vez, o sistema de freios conta com dois discos de 310 mm mordidos por pinças radiais de quatro pistões da italiana Brembo e assistidos por ABS cornering. Sendo assim, o sistema tem excelente tato e potência de sobra para frenagens eficientes em qualquer situação, inclusive mantém boa modulação na terra.

A Triumph Scrambler 1200 é uma moto muito divertida e de forte personalidade, e faz valer o preço sugerido de R$ 66.500 (mais frete).
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